terça-feira, 5 de junho de 2018

Mais uma pérola do YouTube: reportagem de 2013 do SBT sobre um aditivo à base de casca de laranja e resina de pinheiro para o biodiesel

Por mais que o biodiesel tenha vantagens comparado ao óleo diesel convencional por ser renovável, não se pode ignorar algumas dificuldades como o aumento da viscosidade em climas frios e uma vaporização menos intensa durante os ciclos de "regeneração" do filtro de material particulado quando aplicável. Tentando minimizar essas desvantagens, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um aditivo à base do óleo de casca de laranja e de resina de pinheiro.
Embora os pesquisadores não tenham sido tão diretos na entrevista ao mencionar as vantagens do uso dessas matérias-primas, a alta volatilidade do óleo de casca de laranja proporciona um aumento do índice de cetano, que mensura a intensidade de propagação da chama nas câmaras de combustão. Basta lembrar do uso tradicional de casca de laranja ressecada como mecha para acender lareiras e fogões a lenha. Ao que tudo indica, não apenas proporciona uma queima mais limpa e sem resíduos como também favorece a redução do material particulado retido pelo filtro no sistema de escapamento quando aplicável.

Já a resina de pinheiro, ao ser destilada, libera um composto denominado terebentina, que é um solvente muito forte e usado como base da aguarrás (também conhecida popularmente como thinner), podendo soar improvável de trazer alguma melhoria ao processo de combustão mas quando acrescentado em pequenas quantidades torna seguro até mesmo o uso direto de óleos vegetais como combustível alternativo ao proporcionar uma maior estabilidade na viscosidade em diferentes temperaturas.

Um comentário:

  1. Essa de acender fogão a lenha queimando casca de laranja eu já vi na casa da minha avó. Fica até estourando um pouco enquanto está queimando junto com aquela palha de pinheiro.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html