quinta-feira, 8 de julho de 2021

Mais uma pérola do YouTube: motor Skandia 13 A em funcionamento num barco de madeira antigo

Antes que os motores Diesel propriamente ditos fossem consolidados como os preferidos em aplicações náuticas comerciais, os motores de ignição por incandescência (também conhecidos como motores de ignição por tubo quente, ou por bulbo de incandescência) tiveram seus dias de glória e mantiveram uma participação de mercado bastante expressiva nos países escandinavos (Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca) ao menos até a década de '60. O custo de produção relativamente baixo em comparação aos motores Diesel propriamente ditos, bem como a resiliência às condições ambientais severas uma vez que estivessem funcionando a um regime de rotações constante e uma grande durabilidade favorecida pela operação em faixas de giro que muitas vezes equivalem à marcha-lenta de motores Diesel náuticos modernos, fazem com que os motores de ignição por bulbo de incandescência mantenham uma legião de entusiastas que não abrem mão dessas fantásticas obras de arte da engenharia. Um bom exemplo é o motor Skandia 13 A, modelo lançado em 1935 que era fabricado na cidade sueca de Lysekil e tem um exemplar destacado no vídeo abaixo:

Um produto da empresa Lysekils Mekaniska Verkstad, que iniciou a produção de motores de ignição por bulbo de incandescência em 1902 para cessá-la somente em 1966 tendo também produzido motores Diesel de 1933 a 1987, o motor Skandia 13 A tinha a operação no ciclo 2-tempos que predominou entre os motores de ignição por bulbo de incandescência pelo menor custo e simplicidade construtiva e tinha a cilindrada de 1.6L na configuração monocilíndrica com diâmetro de 130mm e curso de 120mm que resultavam numa potência entre 9 e 10cv de 900 a 1000 RPM. Alguns exemplares dos últimos anos de produção chegaram a ser equipados com uma vela de incandescência elétrica para o pré-aquecimento do bulbo, de forma análoga ao que ocorre nas pré-câmaras de motores Diesel de injeção indireta. Uma característica bastante curiosa observada no vídeo é a formação de aros de fumaça pelo escapamento, tal como era frequentemente representado naqueles desenhos animados clássicos em cenas retratando embarcações.

3 comentários:

  1. Impressionante como esses motores eram tão rudimentares, e a proporção entre a cilindrada e potência fica ainda mais peculiar por serem de 2 tempos.

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  2. Esses aros de fumaça lembram desenhos do Pato Donald, mas eu achava que eram máquinas a vapor que soltavam.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html