Embora hoje até alguns furgões médios e grandes recorram à tração dianteira, e no Brasil a capacidade de carga a partir de 1000kg ou acomodação para 9 ou mais passageiros permita que veículos com tração simples sejam regularizados com motores Diesel, um Citroën 2CV ficaria impossibilitado de recorrer a esse artifício mesmo considerando a possibilidade de adaptar algum motor estacionário portátil, mesmo que outras características de projeto permitam ao modelo superar a aptidão off-road de alguns veículos com tração nas 4 rodas reconhecidos como "utilitário" pela burocracia brasileira. Também é importante destacar o sistema de suspensão independente nas 4 rodas, com amortecedores centrais interligando as rodas de cada lado para manter o contato das rodas com o terreno onde o veículo esteja trafegando e a carroceria mais corretamente nivelada em diversas condições de carga, e até minimizando os riscos de danos a cargas mais sensíveis como um cesto de ovos. O mesmo chassi foi usado no Citroën Méhari, e ainda proporcionava uma aptidão satisfatória a condições de rodagem severas até sem um sistema de tração 4X4 part-time que foi oferecido nesse modelo como opcional em alguns países, mas que esteve ausente na Argentina e no Uruguai onde foi mantida somente a tração dianteira.
Além de fatores mais fáceis de estabelecer um parâmetro para classificações um tanto arbitrárias, como capacidades de carga e passageiros ou tração usadas no Brasil para embasar a homologação de alguns veículos como utilitário, vale ressaltar que um tipo de carroceria diferente também pode influenciar na percepção do público generalista, e nesse caso o 2CV eventualmente seja percebido à primeira vista de um jeito e o Méhari de outro. Tal situação também ocorre quando comparamos algum hatch generalista abrangido pela definição de carro "popular" em vigor no Brasil e uma pick-up compacta derivada do mesmo projeto que vá ser reconhecida mais facilmente como utilitário, ainda que permaneça proibido o uso de um motor Diesel em função da capacidade de carga inferior a 1000kg. E por mais que remonte a uma época na qual os desafios de ordem técnica eram substancialmente diferentes dos atuais, e a bem da verdade parecia improvável o surgimento de restrições ao uso de motores Diesel como a observada no Brasil, o Citroën 2CV e derivados como o Méhari deixam escancaradas algumas incoerências na classificação meramente arbitrária de "utilitários".
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html