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quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Caso para reflexão: Peugeot e-2008, eletrificação impositiva e a glamurização de utilitários
Tendo chegado ao Brasil já com uma defasagem de 3 anos diante de países vizinhos como o Uruguai, e que já recebiam as versões a gasolina do 2008 europeu de 2ª geração embora por motivos tributários as versões turbodiesel estejam ausentes do mercado uruguaio, a intenção de oferecer no Brasil somente o e-2008 da atual geração enquanto o modelo antigo segue em linha com motores flex e ainda exportado para países vizinhos em versões a gasolina como "2008 Mercosur" marcando uma teórica inferioridade, que por sua vez confere um maior prestígio tanto ao modelo mais recente em si quanto a uma proposta pretensamente "moderna" ou "revolucionária" que se tem atribuído à tração elétrica mundo afora. Seria exagerado atribuir unicamente ao Peugeot 2008 o peso de uma eletrificação impositiva que vem sendo empurrada mundo afora, mas o viés "sofisticado" e a aura de uma falsa superioridade atribuída a essa abordagem é facilmente perceptível, além do mais que o Peugeot 2008 de 2ª geração até compartilha a plataforma CMP com o 208 de 2ª geração feito na Argentina e que até oferece versões com motor 1.0 de origem Fiat para valer-se da tributação menor para a categoria dos "populares", e se fosse o caso de oferecer uma versão turbo desse mesmo motor em substituição ao 1.2 THP das versões a gasolina do 2008 de 2ª geração já seria meio caminho andado. Enfim, mesmo que pareça algo sem nexo à primeira vista, uma maior percepção de prestígio vinculada aos SUVs modernos parece servir como uma ponta de lança para tornar a eletrificação impositiva mais palatável ao público generalista, em que pesem as limitações operacionais e outras inconveniências que um veículo puramente elétrico tende a apresentar.
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Carro elétrico para andar só dentro da cidade até pode dar certo, mas até algumas viagens não muito longas já fica difícil, e até chegar no hotel ficar andando igual barata tonta vai gastar mais da bateria..
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