quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Rápida reflexão: Citroën C3 de 3ª geração e a "suvização" de carros generalistas

Uma situação bem peculiar que pode ser observada ao longo dos últimos anos, a obsessão pelos SUVs a nível mundial tem influenciado até modelos de proposta mais declaradamente generalista como é o caso da 3ª geração do Citroën C3 na versão destinada aos mercados brasileiro e indiano, em que pese ter uma necessidade de conter custos exatamente para atender ao público dos carros "populares" no Brasil. Com a percepção de veículos utilitários de um modo geral deixando de ser tão estigmatizada como "inferior" aos olhos do consumidor generalista, e uma aparência que ao menos tente evocar alguma robustez tende a agradar mesmo a quem tenha um perfil essencialmente urbano. E apesar de estarem ausentes algumas características que poderiam servir para fins de homologação como utilitário no Brasil para poder usar motores Diesel, e que a bem da verdade talvez pudessem ser úteis também para uma parte significativa do público no interior que se vê "esquecido" no projeto dos carros "populares", o simples fato de haver uma tentativa de aproximar os modelos mais austeros de um SUV da moda já chama a atenção.

Esse foco maior no público urbano, que fez até alguns SUVs tipo crossover menos limitados no tocante a quanto os compradores estariam dispostos a pagar dispensarem uma opção pela tração 4X4 que ficaria conveniente para justificar a eventual oferta de um motor Diesel que cairia como uma luva para muitos caipiras/colonos por vários rincões do interior, pode até parecer compreensível lembrando precedentes históricos com outros tantos veículos de tração simples dianteira no caso da própria Citroën ou traseira no caso da Volkswagen e fabricantes menores que usavam mecânica Volkswagen. E assim como houve uma quantidade considerável de modelos antigos que conseguiam conciliar praticidade para uso urbano e versatilidade com boa trafegabilidade em condições de terrenos mais severas para as regiões rurais, os carros generalistas aproximarem-se de um SUV pode não ser "errado", mesmo sem reconhecimento de burocratas de plantão como "utilitário". Enfim, além de agradar a um público essencialmente urbano, a "suvização" de carros generalistas, essa "suvização" com o viés de apresentar um aspecto "aventureiro" também pode denotar a necessidade de uma parte da população ignorada à medida que os utilitários de categorias mais ortodoxas tem sido alçados a uma condição de prestígio que se reflete em preços mais compatíveis com os orçamentos de usuários com um perfil estritamente recreativo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html