quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Breve reflexão sobre faixas de cilindrada antes subestimadas e como um veículo antigo possa ter um tamanho mais conveniente

Talvez a melhor referência para abordar como o downsizing levou algumas faixas de cilindrada que em outras épocas seriam consideradas "patéticas" seja a 3ª geração dos utilitários Volkswagen Transporter, a famosa Kombi quadrada que só chegou ao Brasil através de importação independente, como é o caso da Vanagon de especificação americana das fotos que esteve à venda na Expoclassic 2023 e cadastrada como motorhome na documentação. Certamente seria uma opção tentadora para adeptos da #vanlife em busca de um veículo diferenciado, mas que ainda tem dimensões externas mais razoáveis comparadas a modelos de concepção mais recente dentro do mesmo segmento de vans médias. No tocante a motores, a Volkswagen T3 teve opções boxer sempre com 4 cilindros a gasolina entre 1.6L e 2.0L refrigeradas a ar ou 1.9L e 2.1L já com refrigeração líquida, enquanto para a África do Sul o motor EA827 "AP" 1.8 a gasolina com 4 cilindros em linha precisou ser montado em posição horizontal para manter inalterada a altura do assoalho do compartimento de bagagens, mesma situação dos motores EA827 Diesel de 1.6L tanto atmosféricos quanto turbo oferecidos principalmente na Europa e em proporção muito menor nos Estados Unidos, sem entrar no mérito dos motores de 5 cilindros em linha a gasolina entre 2.3L e 2.6L que fizeram sucesso na África do Sul mas requeriam um assoalho mais alto do compartimento de carga.
A faixa de cilindrada de 1.6L podia soar insuficiente para um brasileiro acostumado a motores Diesel de concepção mais pesada e originalmente destinados a tratores, ou mesmo aos asiáticos que já associavam faixas de cilindrada mais generosas a utilitários da mesma categoria quando especificado motor Diesel, e passados mais de 30 anos desde o encerramento do ciclo de produção da Volkswagen Transporter T3 é até curioso que utilitários com capacidades de carga e passageiros análogas mas dimensões externas até exageradas de projeto mais recente usem motores turbodiesel na faixa entre 1.5L e 1.6L com sucesso. É compreensível que se possa considerar tanto a questão da segurança em impactos quanto o espaço para acomodar as gerações mais recentes de dispositivos de controle de emissões como os filtros de material particulado (DPF) ou um tanque de AdBlue/ARLA-32/ARNOx-32 para o sistema SCR fomentando um aumento nas dimensões externas de furgões médios modernos, acaba contrastando com o perfil bastante compacto inerente até à configuração de cabine avançada, mesmo que tenha permanecido uma faixa de cilindrada que podia anteriormente ser até considerada patética. Enfim, à medida que a massificação do turbo em motores Diesel e a injeção direta realmente proporcionam melhorias notáveis no desempenho, e também na eficiência geral, soa um tanto curioso que as dimensões compactas úteis tanto nos serviços para os quais um furgão médio pode ser aplicado quanto a usos turísticos para acessar locais onde uma "rolha de trilha" fique inconveniente acabe contrastando com a ascensão do downsizing...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html