segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Para ser feliz não é preciso queimar velas...

Uma grande vantagem apontada com relação ao ciclo Diesel é não depender de um sistema elétrico para a ignição, que antes do advento das injeções eletrônicas fez com que estes fossem por um considerável período a opção mais indicada para quem desejasse um veículo apto a trabalhos pesados em condições ambientais mais severas, assim como a maior autonomia proporciona segurança em trajetos onde a rede de abastecimento é mais escassa.

Acaba sendo fácil compreender uma certa predileção que alguns entusiastas do off-road demonstram...

Veio a injeção eletrônica e com eal todas as gadgets que acabaram por exigir mais algum cuidado, mas sem chegar ao mesmo ponto que um motor convencional do ciclo Otto.
 
Não apenas pela resistência, mas pela menor emissão de radiação eletromagnética, por conseguinte reduzindo a detecção por radares inimigos, os Diesel caíram nas graças das forças militares, sendo que os países signatários do Tratado do Atlântico Norte priorizam tal motorização em suas frotas militares, beneficiando-se ainda de uma simplificação do processo logístico não só de combustíveis como de peças para reposição (pela eliminação de alguns componentes como velas, cabos de vela, "cachimbos" e bobinas de ignição), e também pela maior segurança devido ao menor risco de explosões no manejo do óleo diesel e outros combustíveis pesados, e maior facilidade de combater incêndios envolvendo os mesmos de forma a minimizar os danos.
E a força bruta faz com que os motores Diesel se imponham no campo de batalha, ficando assim fácil compreender como dedicam-se significativos esforços até mesmo ao desenvolvimento de motos a óleo diesel especificamente para atender à demanda militar...


Mas nem só de guerra vivem tão versáteis propulsores. Devido ao custo operacional reduzido por conta do baixo consumo em comparação com um similar do ciclo Otto, aliado a uma maior resistência a variações na qualidade dos combustíveis, não é à toa que quase todos os veículos utilitários pesados os usam para os mais diversos fins.


E outra vez, valendo-se da menor radiação eletromagnética, que acaba por reduzir as possibilidades de provocar interferências em equipamentos eletrônicos de uso médico, acabam sendo excelentes para aplicação em ambulâncias, sobretudo as do tipo UTI-móvel, na qual o sistema elétrico do veículo como um todo já sofre uma sobrecarga significativa, e quanto menos for demandado para manter o funcionamento do motor, melhor...
Aos que questionariam o "desconforto acústico" de um motor Diesel em uma ambulância, vale destacar tanto os avanços recentes no desenvolvimento dos mesmos como o fato do veículo contar com um isolamento acústico de melhor desempenho, até devido à presença de uma irritante sirene...

Na prática, em mercados mais desenvolvidos, mesmo automóveis de um certo prestígio vem oferecendo motorização Diesel já a bastante tempo, algo que se fosse insuportavelmente incômodo teria sofrido uma forte rejeição por parte do seleto público com rapidez...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html