Hoje a injeção eletrônica, mais notadamente o sistema common-rail, é apontada como grande vedete da redução nas emissões poluentes, mas em se tratando de motores Diesel mesmo em épocas nas quais tal recurso era considerado um devaneio de ficção científica havia quem desafiasse as limitações técnicas em busca da qualidade. Graças à dedicação de grandes profissionais da engenharia como o espanhol Eduardo Barreiros (1919-1992) o ciclo Diesel apresentava-se como uma alternativa eficiente e, embora ecologia não fosse então palavra de ordem, limpa, afastada do principal motivo ainda apontado por uma grande parcela dos consumidores em diversos países para rejeitar o diesel.
Tão logo a Bosch passou a comercializar opacímetros, todos os motores Barreiros Diesel passavam a sair da fábrica apenas após aprovados em testes com o equipamento.
No entanto, é possível manter uma regulagem adequada mesmo num motor Diesel exigido em condições extremas tanto para trabalho pesado quanto para competições...
Para efeito comparativo, a Silverado vermelha do vídeo acima usa um motor Duramax 6600, assim como a preta que aparece em primeiro plano no vídeo abaixo.
Vale destacar que mesmo em veículos com motores de ciclo Otto pode ocorrer enriquecimento excessivo da mistura e consequente liberação de hidrocarbonetos não-queimados, alguns até cancerígenos como o benzeno. Em motocicletas de fabricação brasileira anteriores à implementação do Promot 3, que não tinham esguichos de óleo por baixo do pistão para refrigerá-lo, era habitual usar uma mistura rica demais para obter tal resultado. Mas como a gasolina e o etanol, além de terem uma menor resistência à detonação, geram uma fumaça menos perceptível aos olhos, acabam equivocadamente sendo considerados menos poluentes...
excelente.... estas informações ajudam a desmistificar os motores a diesel... realmente não são eles os vilões... a falta de conhecimento e manutenção adequada é q causam os transtornos, como por exemplo a fumaça emitida por alguns destes veículos. Parabéns.
ResponderExcluirSe van a morir virgenes los pibes que le sacan humo a la rubia guapa..
ResponderExcluirPor su puesto que si, le van a morir vírgenes.
ResponderExcluirEssa fumaça de diesel é nojenta, parece uma coisa suja mesmo.
ResponderExcluirAmigos, no Rio de Janeiro, sabem quem faz est regulagem de diesel, para JPX??
ResponderExcluirGrata.
Se der sorte, é capaz de encontrar algum mecânico especializado em Peugeot que saiba fazer a regulagem no motor XUD9, ou em último caso alguma Bosch Truck Service.
Excluir