sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fumaça excessiva: imprecisão na regulagem do sistema de injeção

Um mito ainda persistente é o de que motores Diesel vão necessariamente emitir uma quantidade absurda de material particulado. O que não é devidamente esclarecido por parte de alguns setores contrários à liberação do uso desse tipo de motor em veículos leves é a verdadeira causa desse aumento nas emissões de particulados: regulagens imprecisas no sistema de injeção, levando a um enriquecimento da mistura ar/combustível, e assim proporciona uma queima incompleta.

Hoje a injeção eletrônica, mais notadamente o sistema common-rail, é apontada como grande vedete da redução nas emissões poluentes, mas em se tratando de motores Diesel mesmo em épocas nas quais tal recurso era considerado um devaneio de ficção científica havia quem desafiasse as limitações técnicas em busca da qualidade. Graças à dedicação de grandes profissionais da engenharia como o espanhol Eduardo Barreiros (1919-1992) o ciclo Diesel apresentava-se como uma alternativa eficiente e, embora ecologia não fosse então palavra de ordem, limpa, afastada do principal motivo ainda apontado por uma grande parcela dos consumidores em diversos países para rejeitar o diesel.
Tão logo a Bosch passou a comercializar opacímetros, todos os motores Barreiros Diesel passavam a sair da fábrica apenas após aprovados em testes com o equipamento.

Até hoje exemplares remanescentes dos caminhões Barreiros (incluindo modelos produzidos após a incorporação da empresa pela Chrysler e posteriormente pela Renault) podem ser encontrados em perfeitas condições e com níveis de emissão de particulados surpreendentemente reduzido tanto para os padrões de época quanto pelo uso severo. Entretanto, vale destacar que a manutenção preventiva é essencial.

Entre os usuários de motores Diesel em geral, alguns ignorantes ainda vêem a fumaça em excesso como indicativo de um motor "forte", quando na verdade resume-se a desperdício de combustível, além dos efeitos nocivos ao meio-ambiente e à saúde de pessoas expostas diretamente à fuligem. No caso do vídeo usado para ilustrar um estereótipo infelizmente ainda associado aos entusiastas de motores Diesel, além da ignorância, apresenta um abominável ato de violência contra uma mulher.

No entanto, é possível manter uma regulagem adequada mesmo num motor Diesel exigido em condições extremas tanto para trabalho pesado quanto para competições...
Para efeito comparativo, a Silverado vermelha do vídeo acima usa um motor Duramax 6600, assim como a preta que aparece em primeiro plano no vídeo abaixo.

Vale destacar que mesmo em veículos com motores de ciclo Otto pode ocorrer enriquecimento excessivo da mistura e consequente liberação de hidrocarbonetos não-queimados, alguns até cancerígenos como o benzeno. Em motocicletas de fabricação brasileira anteriores à implementação do Promot 3, que não tinham esguichos de óleo por baixo do pistão para refrigerá-lo, era habitual usar uma mistura rica demais para obter tal resultado. Mas como a gasolina e o etanol, além de terem uma menor resistência à detonação, geram uma fumaça menos perceptível aos olhos, acabam equivocadamente sendo considerados menos poluentes...

6 comentários:

  1. excelente.... estas informações ajudam a desmistificar os motores a diesel... realmente não são eles os vilões... a falta de conhecimento e manutenção adequada é q causam os transtornos, como por exemplo a fumaça emitida por alguns destes veículos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Se van a morir virgenes los pibes que le sacan humo a la rubia guapa..

    ResponderExcluir
  3. Essa fumaça de diesel é nojenta, parece uma coisa suja mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Amigos, no Rio de Janeiro, sabem quem faz est regulagem de diesel, para JPX??
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se der sorte, é capaz de encontrar algum mecânico especializado em Peugeot que saiba fazer a regulagem no motor XUD9, ou em último caso alguma Bosch Truck Service.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html