segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Diesel no automobilismo mundial.


  A alguns anos atrás,era raro ver um carro a diesel nos rallys,diferente de hoje,em que os bólidos a diesel ocupam 80% da prova,incluindo o Rally Dakar,principal prova de rally.  
                                                Mitsubishi Racing Lancer de equipe brasileira que corre no Rally Dakar

         Os bólidos de rally a diesel competem no Brasil também,no Rally dos Sertões ,com protótipos e carros de rua modificados para participarem dos rallys,                                                 

                                                                  Protótipo que corre no Rally dos Sertões.

  Já na WTCC,eles estão no começo,mas já existe uma equipe correndo com carro a diesel,o Seat Leon pilotado pelo Yvan Muller que ganhou uma prova em Curitiba,arrasando a BMW,alem dele há outro piloto competindo com outro Leon a diesel


                                    
                                                                Seat Leon Diesel da WTCC de Yvan Muller.

   Enquanto isso, na Le Mans, o Audi R10 TDI está fazendo sucesso, vencedor das 24 h de Sebring,feito em parceria com a Bosh,faz tudo isso correndo com diesel.

  O Audi R10 TDI, primeiro carro a diesel a entrar na categoria sendo o favorito além de ser o primeiro carro a diesel a vencer na categoria.
                                                                OPINIÃO DO EDITOR  
  Acredito que os bólidos a diesel são uma boa ideia,mas as equipes de competição não investem muito neles,mas mesmo depois desse sucesso todo do Audi R10 TDI e do Seat Leon,por que as equipes automobilísticas não investem mais nele?
seria por motivo de não acreditarem muito nos benefícios do diesel ou por terem que fazer investimentos maiores,para desenvolverem mais bólidos a diesel?
 Mas se não acreditam nos carros a diesel,por que investem nos carros elétricos,que não funcionam bem e são apenas geladeiras aerodinâmicas sobre rodas?
Essas e outras mil perguntas passam na minha cabeça sobre o assunto,mas eu tenho uma ultima questão,por quê investir nos elétricos,se eles são mais caros para serem feitos e também poluem na produção de suas baterias de geladeira ,em vez disso,produzem mais motores a diesel e/ou biodiesel,que é feito apenas da gordura usada para fazer batatas de fast food.
Não se sabe,cada empresa tem os seus motivos,mas não acredito que achem que o diesel não é uma boa fonte de investimentos.Uma categoria só para carros diesel,para iniciantes no automobilismo seria uma boa,algo como a Formula 3,que forma pilotos que planejam chegar à Formula 1.
     

2 comentários:

  1. Pelo menos nas competições off-road, em função do ambiente mais extremo, a força bruta e rusticidade do Diesel faz com que seja uma alternativa incontestável. Tanto que a FIA estipulou umas regras que acabaram limitando um tanto a vantagem dos Diesel com relação aos similares do ciclo Otto...

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  2. Ya es mismo mas antigua la presencia de los diesel a las pistas, hazta Clessie Cummins lo habia hecho testes con vehiculos convertidos para diesel en la Indy.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html