segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Segurança: Diesel X Gasolina


Nesse vídeo vemos um comparativo entre dois carros, modelo Jetta da Volkswagen modelo 1990, sendo que um é movido a gasolina e outro a diesel. Em uma experiência foi retirado de cada veículo um pequeno frasco com o combustível correspondente ao modelo e espalhado no chão e em seguida ateado fogo, logo temos um resultado comprovando a segurança do veículo movido a diesel, de que em caso de um vazamento de combustível, haverá riscos mínimos de propagação de incêndios e/ou eventual explosão. Numa comparação com o etanol amplamente usado no Brasil, ainda há a desvantagem deste gerar uma chama incolor, dificultando o combate a um incêndio com o mesmo.



Não é por mero acaso que essas vantagens tornem o diesel uma excelente opção para os veículos militares, que em missões podem ter que passar por fogo ou ser atingido



Tal necessidade e vantagem do diesel em campo militar é tanta, que chega a se estender para motos utilizadas em combate.

3 comentários:

  1. Um motivo a mais para liberar o diesel o quanto antes. E se considerar que vai ter gente usando óleo de comida velho como combustível fica até mais seguro já que o óleo fica um tempão na panela antes de começar a dar umas queimadas e só explode se jogar alguma coisa congelada nele por causa das gotas de água que misturam e na hora que evaporam fazem o óleo borbulhar como se estivesse sendo pulverizado com ar.

    ResponderExcluir
  2. Es una verguenza que muchos automoviles estadounidenses lo tengan versiones diesel hechas solo para exportarense aun que los gasolineros presenten una almenaza a la seguridad.

    ResponderExcluir
  3. Y no es solo en los Estados Unidos que hay ese problema, en Brasil también.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html