quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Caso para reflexão: a van blindada da Brink's e a capacidade de carga nominal

Há 3 possibilidades para que um veículo seja homologado como "utilitário" no Brasil e portanto legalmente apto a usar motor Diesel: capacidade de carga igual ou superior a uma tonelada (1000kg), acomodação para no mínimo 9 passageiros além do motorista (classificado como microônibus independentemente do tipo de carroceria, inclusive alguns utilitários esportivos com assentos retráteis de uso temporário no compartimento de bagagens), ou tração 4X4 com caixa de transferência de dupla velocidade (recurso conhecido como "reduzida", que pode ser dispensada com uma caixa de transferência de velocidade única se a 1ª marcha for do tipo "crawler"). Como as capacidades especificadas não incluem implementos, acessórios ou adaptações, é possível que mesmo um veículo classificado como "utilitário" ainda fuja às regras. Um caso que salta aos olhos é o das Mercedes-Benz Sprinter 313CDI utilizadas pela empresa de transporte de valores Brink's...
De acordo com informações oficiais da própria Mercedes-Benz do Brasil, um furgão Sprinter 313CDI com entreeixos de 3 metros tem capacidade de carga útil máxima de 1635kg, e é com base nessa capacidade meramente nominal que é feita a homologação do modelo. Para o serviço de transporte de valores, no entanto, a blindagem é indispensável, e agrega ao menos 850kg ao peso do veículo, e portanto a capacidade de carga efetiva já diminui para 785kg, lembrando que o peso do motorista e outros 3 tripulantes do veículo também está englobado nesse valor, e na prática a van blindada é usada com cargas de até 300kg. Pois bem, alguns poderão alegar que é muito preciosismo atentar para esse aspecto, que eventualmente uma exceção seria justificável pela maior aptidão do Diesel às condições desse tipo de operação, ou ainda os mais alarmistas poderiam temer um recrudescimento nas normas de homologação que tornasse a oferta de veículos com motor Diesel ainda mais escassa, mas não seria coerente deixar de se ressaltar mais essa aberração técnica como um pretexto válido para pleitear o fim das restrições baseadas em capacidade de carga, passageiros e tração.

7 comentários:

  1. Vi essa van ontem, achei estranho que ela estava andando com a porta de correr aberta. Nunca parei para pensar nessa questão do peso, mas faz sentido, tem que liberar motor a diesel em tudo logo duma vez.

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  2. É uma sacanagem como tudo nesse país, mas sempre tem algum jeitinho para burlar e passar por cima das regras.

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  3. Nunca parei para pensar nisso desse jeito, mas faz todo o sentido. Mas pau que dá em Chico também tem que dar em Francisco senão vira zona.

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  4. Mas esse serviço não deixa de ser essencial, então mesmo com a restrição do peso não dá para inventarem de proibir que use motor a diesel.

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  5. Desculpa não sei se estou equivocado em meu comentario mas acho que não, a capacidade nominal da van e de 1630kg como dito no texto, sendo assim maior do que o necessario para entrar na categoria de utilitario, entao nao consigo entender como isso pode ser uma excessao as leis? Por favor me explica pois a carga e levada em consideracao a carga nominal a blindagem a grosso modo entraria como "carga"

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    1. A blindagem deveria contar como um implemento, e não como carga, tendo em vista que está afixada à estrutura do veículo. Portanto, a capacidade de carga efetiva torna-se menor, nesse caso sendo inferior ao mínimo de 1000kg para que um veículo seja considerado "utilitário" pela definição hoje em vigor. O problema nesse caso não é a van blindada da Brink's ter uma capacidade de carga efetiva abaixo desse valor, é o impedimento ao uso de motor Diesel em outros veículos por terem uma capacidade de carga nominal inferior a 1000kg.

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  6. Nunca mais vi dessas aqui em Curitiba.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html