quinta-feira, 19 de março de 2015

Clássico: Mercedes-Benz 190D "Ponton"

Não é de hoje que a Mercedes-Benz é reconhecida como uma das maiores referências em motores Diesel veiculares a nível mundial, e um dos modelos que levaram a marca a alcançar tal posição foi o 190D "Ponton". Essa geração foi conhecida pelos códigos W120 e W121, tendo motores de 4 cilindros em linha a gasolina ou Diesel, e o das fotos trata-se de um dos 5469 exemplares do modelo 190D W121 fabricados em 1958, com o motor OM621 de 1897cc que desenvolvia uma modesta potência de 50cv a 4000RPM e torque de 11kgf.m a 2200RPM, com comando de válvulas no bloco e injeção indireta. Originalmente equipado com câmbio manual de 4 marchas, ia de 0 a 100km/h em 30 segundos, com uma velocidade máxima de 126km/h, e mantendo uma velocidade de cruzeiro de 100km/h o motor fica na faixa de 3300RPM, com médias de consumo entre 11 e 14km/l. Se tais valores hoje não impressionam, vale lembrar que o modelo em questão já está beirando os 60 anos...

3 comentários:

  1. Mi abuelito tubo un de eses. Precioso registro, saludos.

    ResponderExcluir
  2. Sabe onde posso encontrar um para alugar para uma festa de 15 anos em São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse modelo especificamente não, mas sugiro que procure a informação em algum clube de colecionadores de automóveis antigos. É provável que possam dar uma indicação mais precisa de onde encontrar um para alugar.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html