Em meio às restrições ao uso de motores Diesel em alguns veículos de acordo com capacidade de carga e/ou tração, alguns motoristas insistem nas conversões ilegais para rodar com óleo diesel. O mecânico G.M., residente em Valparaíso de Goiás e com alguns anos de experiência nesse serviço, comenta o polêmico assunto nesta entrevista inédita...
Antonio: Como foi que se deu a decisão de fazer essas adaptações?
G.: No dia que um amigo meu que tinha uma Rural Willys 4X2 com motor de Opala 6 canecos me procurou, sabendo da minha experiência com motor de caminhão, querendo adaptar o cabeçote do Mercedes-Benz 1113 para poder rodar com óleo diesel sem ter que trocar o motor inteiro nem adaptar tração 4X4 [Nota do editor: adaptar tração 4X4 num veículo 4X2 ou reforçar para aumentar a capacidade de carga não são mais critérios aceitos para permitir a conversão para Diesel]. Eu já tinha visto essa gambiarra antes numas pick-ups antigas da Chevrolet e numa Caravan de funerária, mas nunca me interessei tanto, sempre preferi os motores Perkins do que essas gambiarras conhecidas como “motor misto-quente” e que costumavam dar muito problema com vazamento de óleo. Daí que eu comecei a me interessar mais, tentar resolver os problemas que iam aparecendo, mas foi quando eu comecei a usar aquelas juntas líquidas à base de silicone para lacrar focos de vazamento que eu peguei gosto pelo “misto-quente” e comecei a fazer mais vezes, mas nunca parei de mexer com motores que vinham de fábrica para rodar com Diesel. Na época eu já estava trabalhando na concessionária de uma marca japonesa que eu prefiro não citar o nome para não acabar expondo gente que tem medo de falar abertamente sobre esse assunto, mas de vez em quando aparecia algumas viaturas de embaixada com motor Diesel para fazer manutenção de rotina e entre os mecânicos mesmo nós ficávamos pensando em converter carros de brasileiro para o Diesel.
Antonio: Já fez alguma conversão dentro da concessionária?
G.: Já fiz algumas, mas sempre foi meio difícil. Antes de começar essa onda de injeção eletrônica os japoneses ainda faziam mais motores Diesel para aplicações leves com injeção indireta do que com injeção direta, que se por um lado são menos barulhentos e tem até quem diga que dão menos tremedeira por outro tem o consumo mais alto e a partida a frio mais sofrida. A uns meses atrás eu cheguei a encontrar um cliente antigo que ainda estava usando o mesmo carro que eu adaptei motor de uma caminhonete quando ainda era 0km a pelo menos uns 15 anos e até hoje é só alegria.
Antonio: Qual é a maior complicação associada às conversões de um carro pequeno da gasolina para o Diesel?
G.: Tirando algum problema com os sensores eletrônicos e o módulo do painel nos carros modernos a única complicação mesmo é a lei, já que é proibido. Se você reparar bem nos carros que tem hoje para venda, quase tudo já tem versão a diesel lá fora, então o serviço já fica mais fácil por já estar previsto no projeto os pontos de montagem dos coxins do motor. Mesmo se tiver que trocar tudo quanto é acessório se os originais não funcionarem direito, tem como botar tudo em ordem nem que seja na base de gambiarra. Sempre tem uma hora que o jeitinho brasileiro precisa entrar em ação...
Antonio: Que tipo de gambiarra é esse?
G.: Se tiver que trocar os relógios de fábrica por uns que funcionem sem aquela placa eletrônica e ligar as luzes do painel direto na “cebolinha” (interruptor), nós fazemos. De vez em quando tem que trocar alternador, bomba de direção hidráulica e em alguns modelos até o ar condicionado inteiro se for aqueles com controle digital. Mas agora com os simuladores usados em conversão para gás dá para mandar um sinal falso para a centralina da injeção e fazer ela ler como se o motor original estivesse mandando o sinal de que está funcionando em ordem. Fora isso, a coisa só aperta mais se tiver câmbio automático. Teve uma vez que eu precisei botar até câmbio automático de Chevette numa BMW velha daquelas que pagodeiro gosta...
Antonio: Câmbio automático atrapalha a conversão?
G.: O problema não é o câmbio, é o conversor de torque. Esse treco é como se tivesse duas hélices dentro de um pote redondo, lacrado e cheio de óleo dentro. Uma hélice é presa no virabrequim e a outra no eixo-piloto do câmbio. Quanto mais acelerar, a do motor vai dando pressão no óleo e empurra a outra com essa pressão. Só que como o motor a diesel gira mais devagar o conversor de torque tem que ser diferente e pegar a pressão antes. E nos câmbios novos com corpo de válvula eletrônico tem que mudar a programação e antecipar a troca de marcha. Os mais velhos de vez em quando acham que não dá por causa dos motores antigos que só desligavam no “estrangulador” (mecanismo para cortar a passagem do combustível na bomba injetora) ou matando na embreagem se der algum problema.
Antonio: Mesmo assim, compensa fazer tudo isso? Um kit GNV completo e montado num carro pequeno pode sair até 4 vezes mais barato que só o motor Diesel sem contar mão-de-obra e outras peças que precisa na adaptação...
G.: Compensa. Pesando os pró e os contra, o gás é uma pegadinha. Fica com um peso morto dentro do carro, que atrapalha mais do que ajuda. E quanto maior o carro, maior o cilindro para ter uma autonomia boa com o GNV. Não é nem tanto dono de carro pequeno que faz a adaptação, eu sou mais procurado por donos de carros médios que o povo justamente recomenda o gás como é o caso do Vectra e de uns importados velhos que compra o carrão pela pose por um preço menor que um popular 0km. Quanto maior e mais pesado, mais evidente a vantagem do Diesel. A economia que se faz com gás se gasta retificando motor e trocando suspensão e lona de freio mais cedo, e ainda tem a ignição elétrica que precisa de manutenção. Fora que o motor fica mais fraco mesmo se usar aqueles kits mais caros com um injetor por cilindro.
Antonio: Muita gente ainda tem preconceito com motor Diesel por causa da potência específica mais baixa...
G.: Na prática, o povão precisa mais do torque, e é aí que o Diesel dá um banho. Como já sai mais forte desde faixas de giro mais baixas, o Diesel muitas vezes dá umas puxadas melhor mesmo com menos potência. E como não tem aquele trambolhão lá atrás é aí que vai melhor mesmo...
Antonio: Como escolher o motor mais adequado para ser adaptado num determinado carro?
G.: Tem que ver o peso do carro e qual tamanho de motor era previsto no projeto original. No geral eu prefiro trabalhar só com motor de injeção direta e sem gerenciamento eletrônico, já que são mais fáceis de fazer os ajustes para passar no teste do Inmetro e às vezes se for necessário para ligar os sensores e dar sinal na centralina original se for o único jeito para manter a parte elétrica original funcionando sem erros. Eu uso mais motores da Volkswagen por terem força suficiente para a maioria dos carros que são proibidos de usar Diesel pela lei brasileira e ser fácil de montar um “misto-quente”, mas em carros maiores eu uso motor de alguma van. Geralmente o motor da Renault Master antiga com injeção mecânica fica perfeito, não é muito potente mas se dá conta de puxar uma nave daquelas tira leite de pedra num carro mais leve e mais aeróbico...
Antonio: Não seria “aerodinâmico”?
G.: É isso aí mesmo que eu quis dizer mas confundi a palavra. Mas na prática um sedan do tamanho do Omega consegue chegar perto dos 200km/h com esse motor sem ficar beberrão demais. Outro que fica um foguete é o Marea, um cliente meu tinha comprado um de leilão e na hora que viu que o motor original tinha sido todo esculhambado achou melhor trocar por um motor de Ducato. E diz ele que 200km/h na BR-101 indo visitar a parentada no Paraná é suave...
Antonio: Beleza então... Conversão feita, rodando no diesel, mas e agora? Como passar numa inspeção veicular ou não chamar a atenção da polícia numa blitz?
G.: Daí depende. Tem quem contrata algum despachante que já conhece os esquemas da corrupção no Detran, registra em outro estado onde a fiscalização é mais frouxa e depois tenta transferir, tem doido até que entra na justiça pedindo liminar. Eu prefiro fazer por outros esquemas que não envolvem tanta pilantragem, mas é melhor deixar quieto senão vão tentar achar um jeito de me pedir propina...
Antonio: Já pagou propina alguma vez?
G.: Não, graças a Deus. Eu não sou corrupto, faço o meu trabalho limpo sem atrapalhar ninguém, e tento não fazer alarde que é para os corruptos não ficarem de olho grande em cima. Até já chegaram a me pedir propina para liberar documentação de carro de cliente, mas eu prefiro gastar mais montando um esquema técnico do que dar dinheiro para um filho da puta que não faz por merecer.
Antonio: Mas é fácil esse truque para registrar sem problemas?
G.: Depende do humor do funcionário que fizer a vistoria. O motor ainda vai fazer barulho, então chama atenção mesmo. Eu já tive que explicar algumas vezes que o barulho era o mesmo de um motor de ignição por faísca “batendo pino” (apresentando pré-ignição, quando o combustível não resiste à compressão e inflama antes da centelha ser gerada na vela), mas às vezes se o sujeito dormiu no sofá ou teve que levar a sogra na missa fica mais difícil, eles ficam procurando pelo em ovo para não liberar o documento, que não vai constar Diesel como combustível mas o importante é o número do motor ficar vinculado ao veículo. O importante na hora é manter a calma, não falar demais e se for o caso deixar as explicações por conta do mecânico responsável pela adaptação, ou então o despachante que se entenda com os corruptos...
Antonio: Mas alguma dica em especial?
G.: Tem que ser o mais discreto possível, não pode dar muita bandeira para não se encrencar. Tem que sempre manter o motor bem regulado tanto no dia do teste no Inmetro quanto rodando normalmente na rua, sem soltar aquela fumaceira preta que chama atenção logo de cara e na prática é desperdício de combustível. E não pode esquecer o óbvio, que é não deixar nenhum sinal muito descarado que o motor é a diesel. Logotipos como aqueles TDI da Volkswagen, TDCi da Ford, HDi da Peugeot tem que ser tirados daquelas capas plásticas que tem ido por cima da tampa de válvula nos motores novos. Mas teve uma vez que eu vi um doido chegar na oficina credenciada do Inmetro com um motor MWM Sprint 4.07 TCA de S10 sem tirar os emblemas e esfregar na cara do fiscal um catálogo antigo e raro mostrando que a MWM fez motor a álcool para justificar a adaptação numa minivan importada que eu não lembro o modelo agora. Só que esses motores a álcool da MWM eram da série 229 e não tinham nada a ver com o da S10.
Antonio: Deseja fazer alguma consideração final?
G.: Mandar um recado para os políticos. É hora de pensar um pouco no povo e acabar com essa proibição. Hoje tem o Diesel S-50 que é mais limpo que a gasolina, tem o biodiesel, até etanol já tem doido usando em caminhão nas fazendas de cana. Parar por falta de combustível eu acho difícil que pudesse acontecer com o Diesel liberado, já que na hora do aperto teria como recorrer a outras alternativas como óleo de cozinha velho, óleo lubrificante de motor usado, álcool, querosene, e por aí vai. Mas enquanto não liberam, vai ter quem faça, do mesmo jeito que hoje tem quem venda maconha e crack mesmo sendo proibido. O que me incomoda é que eu sou tratado como bandido se eu aparecer publicamente, me enquadrariam em crime contra a economia popular por causa da arrecadação menor de imposto por conta do uso de um combustível mais barato e que ainda rende mais, enquanto o tráfico de drogas e o jogo do bicho que não pagam 1 centavo de imposto não interferem tanto no caixa 1 são tratados com vista grossa e seguem enchendo o caixa 2 de muitos políticos. Não é difícil achar deputado que vem para Brasília desfilar de terno e gravata durante a semana mas sempre que tem um tempinho está enrolando cigarro de maconha junto com puta e com travesti na base eleitoral ou então recolhendo arrego em banca de jogo do bicho.
O doido da minivan com motor de S10 era eu. Deu trabalho mas a Ford Aerostar ficou perfeita.
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKK, QUE BOM QUE DEU CERTO!
ExcluirAssunto maravilhoso! Um colega me contou dos “mistos quentes” e tive que saber mais.
ResponderExcluirhttp://forum-hho.forumeiros.com/t192p360-mistura-pobre-o-mito#3812
Eu li a pouco tempo que vão liberar o diesel para carros de passeio e que ele já não conta mais com o subsídio do governo.
http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/carro-passeio-diesel-brasil-220911.htm
Mais eu tenho uma ideia mais louca que essa, usar um motor diesel, para aproveitar a injeção direta e a alta taxa de compressão, fazer umas mudanças no comando de válvulas, e usar gasolina em altas taxas de compressão e sem detonação. Fazer uma espécie de ciclo Atkinson no motor.
http://www.youtube.com/watch?v=uhtMEvfZkdM
Se quiser mesmo usar ignição por faísca, melhor fazer pelo ciclo Miller usando um blower junto. Ou então tentar manter a ignição por compressão ao usar gasolina, a exemplo do sistema HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition) desenvolvido pela empresa australiana Orbital Engines.
ExcluirTenho interesse elevado numa conversão de Touareg V6. Pode me fornecer contato de quem pode realizar o serviço? reinaldoapereira@yahoo.com.br
ExcluirÉ um caso mais complicado por se tratar dum modelo com sistema elétrico muito complexo, encarecendo demais a conversão caso deseje manter todas as funcionalidades originais.
Excluirboa tarde,tenho f1000 4.9i gasolina,gostaria de ionstalar uns misto quente,tem jeito?
ResponderExcluirTer jeito até tem, mas vale mais a pena instalar algum motor MWM como o que equipava originalmente a F1000, ou até mesmo o controverso Maxion HSD que foi usado só em '97.
Excluirtenho um opala 75 com motor vw 1.9 a diesel do golf argentino + supercharger +cambio do 5 marchas com relação do chevette regularizado como combustível diesel foi emplacado antes da lei proibir e a pouco tempo troquei o motor que é 2007 o que tinha era um raro perkins 1.7 estacionario pesado e barulhento e fraco dos anos 60/70 como possuo + hilux diesel e também s10 diesel tenho interesse em vender o opala caso eu não venda vou guardar para coleção pois é equipado com rodas cruz de malta bancos e volante do ss contato jadergoldas@hotmail.com
ResponderExcluirBom dia amigo meu nome e cesar gandolfi gostaria de saber se esiste a pocibilidade de transformar para diesel um motor v8 da f100 ou do galax. ? Pois descobri que la fora as pic ups ford e demais sao equipadas com motor navistar v8 umas a gasolina outras a diesel, eu gostaria de converter uma f100 para diesel se puder dar uma forca ou ate estar realizando o trabalho pra mim pode me ligar. (66)99962907
ResponderExcluirO motor Navistar era baseado num big-block, enquanto o motor usado nos modelos nacionais é um small-block. Teoricamente nada impediria converter o V8 Windsor para Diesel, mas não existe nenhum kit plug-and-play para fazer essa modificação, e como não há tanto interesse nessa modificação não é fácil nem encontrar uma lista de peças que possa ser utilizada (a parte mais crítica seria a compatibilidade dos cabeçotes com o bloco). Nesse caso sairia mais vantajoso adaptar um motor originalmente a diesel.
ExcluirBom dia gostaria de saber se o senhor ja fez a convercao em motores v 8. Vi na internet que as pyc ups ford americana sao equipadas com motor navistar v 8 sendo umas a gasolina e outras a diesel deduzi que a parte de baixo do motor seja a mesma. Tenho uma f 100 gasolina e se o senhor consege fazer o trabalho me lige no fone (66) 9996 2907 aguardo novidades cesar gandolfi.
ResponderExcluirDe fato a parte de baixo do motor Navistar é a mesma tanto para as versões a gasolina quanto a diesel, mas esse motor só foi usado nas pick-ups Ford americanas na versão a diesel. As versões a gasolina usavam só motores da própria Ford, e não há registros de nenhum deles que tenha sido adaptado para Diesel com sucesso.
ExcluirNos estados unidos sera que consege se um kit para a transfomacao do v8, e no caso de nao consegir os cabesotes originais sera que podem cer usados? nesse injecao direta ou indireta a questao do barulho e vibracao e pequena devido ao funcionamento dele ser mais redondo bomba eu tava pensando numa da scania tem um modelo de caminhao scania v8 bem popular no brasil so nao sei se tem como adequar o consumo ao motor da pik up. Se der para aproveitar os cabesotes a bomba injetora da scania der regulagem essa parte de injecao nao e muito cara.
ResponderExcluirNão tem nenhum kit para converter o V8 Windsor de 302 polegadas cúbicas, e não seria tão recomendado tentar usar o cabeçote original numa conversão em função das compressões mais elevadas.
ExcluirBoa noite! qual seria o valor para converter uma marea 2.4 e um omega 4.1? obrigado
ResponderExcluirDepende, mas é muito difícil que saia por menos de R$12.000,00 no Marea caso seja usado um motor 0km, e a princípio seria imprescindível trocar o motor inteiro, enquanto o 4.1 do Omega ainda pode ter o bloco reaproveitado para um "misto quente" com o cabeçote do motor Mercedes-Benz OM352. Eventualmente pode existir também uma maior dificuldade em integrar o gerenciamento do motor ao sistema elétrico original do veículo.
Excluirola! da pra converter um escort zetec ?
ExcluirÉ possível converter o Escort Zetec. Uma opção um tanto óbvia seria adaptar algum motor Volkswagen, considerando que o Escort imediatamente anterior ao Zetec usava a mesma estrutura e teve motores Volkswagen nas versões brasileiras em função da AutoLatina.
ExcluirAMIGO BOA NOITE POR FAVOR VC PODE ME AJUDAR TENHO UMA GRANDE DUVIDA TENHO UM MOTOS OPALA 4CILINDROS INJEÇÃO A ALCOOL QUERO SABER SE A COMO TRANSFORMALO A DIESEL DESCULPA ENCOMODAR VC SO PARA TIRAR UMA DUVIDA SE SIM QUEM PODE FAZER ISSO OBRIGADO O MOTOR ESTA EM UM JIPE MILITAR POSSO PASSALO A DIESEL NO DOCUMENTO MUITO OBRIGADO NO AGUARDO DA RESPOSTA
ResponderExcluirO motor de Opala 6 cilindros podia ser convertido para diesel mediante adaptação do cabeçote do motor Mercedes-Benz OM-352, mas no caso do motor de 4 cilindros não é possível fazer algo semelhante. Vale mais a pena trocar o motor de 4 cilindros por um outro que já seja originalmente a diesel.
Excluirquanto fica pra converter uma Chevrolet Blazer Jimmy 4.3 V6 1997
ResponderExcluir(61) 85871435
Se estiver pensando em fazer um "misto quente" usando peças daquele motor Oldsmobile Diesel, que teve versões V6 de 265pol³ e V8 de 350pol³, já vou avisando que não dá certo. Embora a cilindrada desses motores seja a mesma do da Blazer no caso do V6, e da versão mais tradicional do small-block de primeira geração no caso do V8, tem uma diferença no diâmetro e curso dos pistões que já deixa esses motores totalmente diferentes, fora que os motores Oldsmobile Diesel tinham os prisioneiros de cabeçote um tanto subdimensionados para os esforços inerentes a um motor a diesel. Além do mais, caso haja interesse em manter o câmbio automático original, outro problema seria a necessidade de importar um módulo de controle independente para o câmbio (4L65-E) e adequar o conversor de torque ao stall mais baixo que seria recomendável para operar em conjunto com um motor a diesel. Nesse caso, o mais fácil seria adaptar tudo da S10 e da Blazer nacionais, sacrificando-se o câmbio automático, e ainda assim dificilmente sairia por menos de $12000 só em peças.
Excluirteria algum destes carros(s10,blazer,ranger) que você indicaria pra converter já que alguns são encontrados no mercado na faixa de 12 a 15 mil,estava pensando em adquirir um e converter.
ResponderExcluirJá seria mais negócio comprar uma Blazer originalmente a diesel por 30.
ExcluirQual é o valor para converter uma toyota Hilux 13/14? contato nlp@r7.com
ResponderExcluirAí o céu é o limite. Vale mais a pena trocar a Hilux flex por uma originalmente a diesel. A não ser que tenha em mente instalar ou motor de outro fabricante (como o pessoal costuma fazer com alguns Mitsubishi, principalmente Pajero Full mais antigo e Pajero Sport anterior à fabricação nacional, que usavam o motor 4M40). Mas dificilmente se conseguiria gastar menos de R$30.000,00 convertendo uma Hilux usando peças provenientes de uma "salvada" de sinistro com baixa da documentação.
ExcluirBoa tarde amigo, sou apaixonado por motores a diesel, estou com um omega 4.1 e gostaria de saber se é possivel transfoma-lo para diesel no modelo misto quente? Tem algum outro motor a diesel que eu conseguiria coloca-lo no omega? exemplo: motor da S10, frontier, L200, amarok etc. Segue meu telefone para contato, pois gostaria de fazer o serviço com você. Tel/zapzap: 61 8563 9293
ResponderExcluirNão temos qualquer vínculo com o entrevistado, mas quanto ao "misto-quente", sim, é possível fazer com o bloco do Omega. Outro motor que poderia ficar bom é o do Hyundai HR. O da Amarok, em função de já ter o bloco usado para a montagem de motores com ignição por faísca para competição de arrancada, teoricamente deve também tornar mais fácil burlar o Detran, embora nesse sentido o "misto-quente" ainda seja a opção mais discreta para quem prefira se manter na clandestinidade, sem averbar nada no documento do veículo.
ExcluirQual sugestão para transformar em diesel um honda CRV 2008
ResponderExcluirSe fizer questão que todos os equipamentos e acessórios originais permaneçam funcionando corretamente, o ideal seria fazer o serviço com alguém que já tenha experiência com Honda. Quanto ao motor, o melhor seria usar algum i-DTEC que a própria Honda já comercializa no mercado europeu, dá para tentar trazer um por importação independente, mas na falta dessa alternativa ainda é possível adaptar motores de outros fabricantes. Já em função da pouca disponibilidade de veículos 4X4 com motor Diesel montado em posição transversal no Brasil, ficaria mais difícil achar um câmbio automático com o acerto adequado, e basicamente as únicas opções seriam procurar por uma sucata de Ssangyong Korando ou de Land Rover Freelander 2 para retirada de motor, câmbio, alguns módulos eletrônicos e partes do chicote elétrico. Se quiser com câmbio manual, fica relativamente mais fácil, o câmbio do Renault Duster 4WD pode ser usado.
ExcluirOI! COMPREI UMA CAMIONETE SUV, NISSAN PATHFINDER 3.3 6V 4X4 1997/1997 GASOLINA, ACHO QUE VOU TER QUE MEXER NO MOTOR QUANDO O CARA VENDEU DISSE QUE TINHA SÓ UMA BATIDINHA DE TUCHO, MAS AGORA TA LAMBENDO ÓLEO TAMBÉM, EM UMA RETIFICA QUE NÃO MECHE NO MOTOR PORQUE SAI MUITO CARO PRA RETIFICAR, INDICOU COMPRAR OUTRO MOTOR E COLOCAR NA TROCA, MAS TÁ OITO MIL O MOTOR NA TROCA E NEM SEI SE TA BOM, NESSE CASO SENDO PESADA A CAMIONETA E TEM TRAÇÃO 4X4 E REDUZIDA, DARIA PRA COLOCAR O MOTOR DIESEL NELA? OBRIGADO.
ResponderExcluirNesse caso, um repotenciamento com motor Diesel é o melhor e mais lógico a se fazer. Tem um custo maior que retificar o motor original, e no caso de pegar outro motor a gasolina na base de troca estaria trocando o bloco por outro com uma numeração diferente e já não escaparia da burocracia do Detran, mas apesar de inicialmente mais caro o retorno do investimento é relativamente rápido, aumenta o valor de revenda (caso seja usado algum motor da própria Nissan, como os usados nas pick-ups contemporâneas à Pathfinder que foram o TD27 nas mais antigas e o YD25 nas primeiras Frontiers da geração D22 anteriores ao início da produção nacional, e que foi reinserido no mercado brasileiro quando a geração atual da Frontier passou a ser comercializada por aqui), e as vantagens práticas do Diesel no tocante à autonomia ampliada já proporcionam uma maior tranquilidade em trajetos mais longos.
ExcluirAmigo, gostaria de saber qual melhor motor a diesel para a Pajero tr4? Desde jjá agradeço pela atenção...
ResponderExcluirMelhor seria algo muito relativo, mas tem bastante opções. Para não ter que fazer muita gambiarra o 4D56 que a L200 usava é uma boa.
ExcluirObrigado!
ResponderExcluirBoa sorte com o engine swap, e se possível nos mantenha atualizados sobre o projeto.
ExcluirTenho um omega 95 4.1 manual, qual motor vc recomendar colocar no lugar para transformar em diesel, estava pensando em um motor 3.0 da ranger ou o 3.0 da hilux, o que acha e qual o custo? O cambio aguenta, pois gostaria de chipar o motor a diesel?
ResponderExcluirDentre os motores da Ranger o 3.0 não é muito bem quisto, por ter o sistema de injeção da Siemens, mais difícil de conseguir peças e assistência técnica fora da rede autorizada que os sistemas de injeção da Bosch. Quanto à Hilux, em se tratando de motor 3.0 tem duas opções, que são o 5L-E/5L-TE das últimas quadradas ou o D-4D da "tailandesa", e no caso das quadradas embora já contem com gerenciamento eletrônico não é muito comum fazer remapeamento nelas. Mas com motores de injeção mecânica também é possível obter um bom acerto, tanto que no começo de 2005 quando as normas Euro-2 ainda estavam em vigor não era incomum vendedores de concessionárias da Nissan relatarem que o motor MWM Sprint 4.07 TCA então usado na Frontier e na XTerra chegava facilmente aos 180cv com a bomba injetora no que se referiam como "segundo estágio".
ExcluirMas de um modo geral, tanto os motores da Hilux quanto os da Sprinter e o 2.8 da Ranger não deixam de ser uma boa opção, afinal já são usados normalmente em veículos com uma maior limitação de espaço no compartimento do motor. No caso da Hilux, é só lembrar que no exterior a van Toyota HiAce tem o mesmo motor espremido embaixo dos assentos dianteiros, a Sprinter compartilha os motores gerenciados eletronicamente com a linha de sedãs da Mercedes-Benz, enquanto o 2.5 é baseado num motor antigo da Rover inglesa usado tanto nos Land Rover quanto em automóveis das marcas Rover e Austin, e o 2.8 da Ranger é baseado no mesmo layout.
Boa tarde Amigo, já fez uma adaptação dessas em uma Tr4 ou já viu alguma adaptada? Eu tenho uma e estou pesquisando isso a muito tempo, porem os motores original MMC diesel tem muitos pontos fracos pensei em por um VW 1.9 TDI mas não sei se é a melhor opção para Tr4, ou um 2.0 da Amarok sei lá, mas e as adaptações como ficaria? Flanges de cambio chicote eletrico ECT, pode me indicar quem possa fazer e quanto eu gastaria ... Desde de já muito obrigado!
ResponderExcluirWR de Rv de MT- MS
Não é muito comum TR4 adaptada com motores Diesel, mas os motores da Volkswagen podem até ser uma boa opção. Quanto a flanges de câmbio, são mais facilmente encontráveis algumas que sirvam em câmbios usados nos Suzuki da década de '90 (que na prática eram o mesmo do Chevette de 5 marchas) e no Niva, e o chicote elétrico é sempre mais trabalhoso nesses modelos mais novos. Se conseguir uma Amarok baixada apenas para pegar peças, e tiver o motor e câmbio bons, e aproveitar também módulos eletrônicos e partes do chicote elétrico original dela, já é meio caminho andado. A adaptação nem deve ficar assim tão complicada, afinal na Europa a própria Mitsubishi chegou a usar motores Volkswagen TDI em modelos como o Lancer e a Grandis. A propósito: se a saída da caixa de transferência para o diferencial dianteiro for do mesmo lado tanto na caixa de transferência original do TR4 quanto da Amarok, vale a pena reaproveitar a da Amarok para não ter de se preocupar se o câmbio da Amarok iria casar bem com a caixa de transferência original do TR4.
ExcluirFerreira é o meu nome, Amigo tenho Pagero SPORT 3.0 V6 24v 6g72, câmbio aut. Esta jogando oléo por toda banda e já retifiquei o lado esquerdo, qual o procedimento para torna-lo diesel que ficará mais economico,, em tempo no meu documento não tem o numero do motor
ResponderExcluirAproveita que o 4D56 da L200 (tanto a quadrada quanto a Sport) e o 4M41 da Triton são plug-and-play. Se não fizer questão do câmbio automático, ainda pode ser recomendado o MWM Sprint 4.07 TCA, que já vem sendo uma opção para repotenciamentos nos Pajero Full mais antigos.
ExcluirAmigo, se sim qual é o custo aproximado para esta viabilidade no plug-and-play.
ExcluirÉ pouco provável que se gaste menos de R$25.000,00 já contando motor e câmbio, alguns módulos eletrônicos (os mais importantes seriam o do ABS e o do painel), bomba do hidrovácuo do freio, mão-de-obra e a papelada do Detran. Isso considerando o uso de peças usadas retiradas de uma caminhonete sucateada.
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirTenho uma pajeiro sport 2010 v6 3.5 flex
Seria possivel a conversao para diesel?
Ou teria que trocar motor/cambio ela e 4x4
Sabe me informar custos
Pelo menos o motor vai ter de ser trocado, e muito provavelmente o câmbio também. O custo depende de onde forem compradas as peças, se novas ou usadas, e também se vai fazer conforme o modelo original (alguns usaram o motor 4M40 de 2.8L e depois que passou a ser fabricado em Goiás foi usado o mesmo 4D56 da L200 Sport) ou se vai adaptar algum motor diferente (até já tem alguns Pajero repotenciados com o MWM Sprint 4.07TCA usado na S10 e na Frontier).
ExcluirBom dia ,tenho uma pajero io 200 mec,gostaria de colocar motor diesel 2.8 s10 mwm,a dificuldade esta em saber se a caixa de marcha aceita,(ou com franjo) o motor,pq na minha cidade ta dificil achar a resposta ,quem puder ajudar agradeço
ResponderExcluirMelhor usar outro câmbio, para ter certeza que não vai ser moído pelo MWM.
ExcluirBom dia amigo, Tenho uma Van Renault Master a diesel motor 2.3 dci ano 2014/2015, gostaria de saber se há possibilidade de adaptar ou até mesmo colocar um CAMBIO AUTOMATICO, no lugar do cambio manual, e qual cambio poderia ser utilizado, lembrando que trata-se de Van Furgão com capacidade de carga de 1500 kg + o peso do veículo que também é de 1500 kg, peço a sua ajuda, pois ao renovar minha habilitação o DETRAN PR, incluiu o cambio automatico em minha CNH e agora estou com receio de viajar ou acabar caindo em alguma blitz e perder minha CNH, fico no aguardo de seus esclarecimentos.
ResponderExcluirDá mais uma conferida na carteira para ver se especifica o câmbio automático, ou se consta "câmbio automático ou adaptado". Nesse caso, daria até para adaptar só uma embreagem automática, que seria mais facilmente adaptável do que trocar o câmbio por um automático. Afinal, achar um câmbio automático que sirva num furgão de tração dianteira já não é tarefa das mais fáceis por aqui, e integrar com a parte elétrica original do veículo é outro porre.
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirO que é preciso trocar no motor para fazer um "misto" (e se fica bom) em uma Silverado DLX 2008 4.1? Ou é melhor outro sistema invés de "misto"?
Em qualquer sistema, qual o custo aproximado?
Grato,
Rudimar
Nesse caso, é melhor adaptar algum motor já originalmente Diesel ao invés de fazer o "misto-quente". Quanto às opções de motores para adaptar, o céu é o limite. Mas é pouco provável que se consiga gastar menos de R$20.000,00 sem recorrer a gambiarras de qualidade duvidosa.
ExcluirBoa noite tenho um alfa 156 2.0, o que posso fazer em termos de conversão a diesel no proprio motor ou qual motor sugere na adaptação, e o que me fla tbem nos 1.6 ou 1.8 e torq da fiat e custo estimado no serviço.
ResponderExcluirgrato
A melhor opção seria o 1.9JTD, que chegou a ser oferecido no 156 em outros países e também foi usado em modelos de fabricação nacional para exportação (Strada, Doblò, Stilo, Brava e Marea), mas não é assim tão fácil encontrar esse motor no mercado brasileiro. Uma boa opção também podem ser alguns motores Isuzu como o 4EE2 que era usado em versões de exportação de modelos da Chevrolet (Corsa, Meriva, Montana e Astra) e também é disponibilizado em versões marítimas pela Mercruiser, e em último caso a disponibilidade dessas versões marítimas acaba por facilitar a reposição de peças.
ExcluirBoa noite amigo e no caso eu queira optar por um motor FIAT 1.6 ou 1.8 (e torq) mesmo,sem conversão apenas por melhor conveniência de manutenção e melhora no consumo de combustível, enfim! teria algum mecânico para indicar em São Paulo ou interior que pode fazer esta troca de motor no alfa ?
Excluirgrato
Achar um mecânico que encare mexer nos Alfa Romeo já não é tarefa das mais fáceis, que dirá um que se disponha a fazer esse tipo de adaptação.
Excluirbom dia, tenho uma grand cherokee limited 5.2 V8 97 automatica, teria como aplicar o misto quente para rodar no diesel. qual o valor desta mudança, desde já meus agradecimentos.
ResponderExcluirNesse caso não vale a pena, é melhor trocar o motor. Por ser 4X4 com reduzida já pode ser documentado no Diesel mesmo.
ExcluirOlá
ResponderExcluirTenho uma Suzuki Grand Vitara 2013 automática 4x2
Vc já fez alguma conversão?
Tem alguma sugestão?
Tem idéia de preço?
Obrigado
Até tem como fazer a conversão, mas por ser 4X2 fica mais difícil regularizar a documentação. Para informações mais detalhadas sobre esse aspecto, seria melhor recorrer ao formulário de contato.
ExcluirQual motor você sugere ?
ExcluirAs opções mais práticas em termos de disponibilidade no mercado nacional e volume físico contido o suficiente para favorecer adaptações seriam o 2.0TDI da Amarok, o YD25 da Nissan Frontier ou os motores usados nas vans Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Renault Master em função do tamanho relativamente compacto desses motores. Outras possibilidades seriam os motores Renault 1.5DCi (usado em alguns modelos nacionais para exportação) e 1.9DCi, os Peugeot/Citroën 1.6HDi e 2.0HDi ou algum Multijet da Fiat entre 1.6L e 2.0L, ou até mesmo o 1.3L usado em versões de exportação da Strada e do Punto. Outro motor que eu não descartaria é o Cummins ISF2.8 usado nas versões atuais da Ford F-350 e F-4000, além do Agrale Marruá e de alguns caminhões chineses da marca Foton. O único grande inconveniente no ISF2.8 seria o uso do SCR, a não ser que consiga um motor equipado com EGR como o que é usado em alguns modelos da Foton. Por já ser do ano 2013, é possível que as normas de emissões Euro-5 venham a ser cobradas mesmo com a troca do motor...
ExcluirDe qualquer maneira, integrar o câmbio automático original a um novo motor pode ser inviável, então restam como opções reaproveitar o câmbio de uma Frontier ou de uma Amarok junto com o respectivo motor.
Amigo tenho uma gaiola de trilha com caixa de marcha de fusca ,com motor ap 1.8 a alcool!
ResponderExcluirQueria saber se tem a possibilidade de passar eli para o diesel,e se eli ficaria com a mesma força e agilidade do alcool?
E o preço de quanto fica e colocar um kit turbo
Não fica igual ao motor a álcool, mas é possível fazer uma conversão por menos de R$5.000,00 sem turbo. Se quiser turbinar, até é possível deixar pau a pau ou até mais forte que o motor a álcool, mas aí já começa a ficar mais cara a brincadeira...
ExcluirMas você acha que fica em quanto colocando um turbo bom ?
ExcluirMas o motor vai aquenta , ea durabilidade do motor vai ser boa ?
Numa pressão mais moderada até suporta bem, e dá para gastar menos de R$3.000,00 no turbo, agora se quiser partir para uma preparação mais pesada já começa a valer a pena usar um bloco específico para motor a diesel.
ExcluirAmigo, Bom dia!
ResponderExcluirO que vc acha do motor Peugeot a Diesel do Grand Vitara 2003? Seria complicado a adaptação na TR4?
É um motor bom, mas sofre nas mãos de mecânicos brasileiros pouco familiarizados com o ciclo Diesel em veículos leves de um modo geral, e ainda pelo preconceito que se tem contra os carros de origem francesa. Quanto à adaptação na TR4, deve-se observar os pontos de fixação do motor no chassi, tamanho do volante do motor e do disco de embreagem, e a eventual necessidade de uma flange para unir ao câmbio. Ainda assim, a parte elétrica acaba sempre dando um certo trabalho, tendo em vista que veículos novos contam com sistemas cada vez mais interligados e dependentes uns dos outros.
Excluirolá
ResponderExcluirTenho uma gaiola de trilha com caixa de marcha de fusca e motor ap 1.8 a álcool .
Queria saber si tem como passar ele para diesel e turbinar ele ? e si ele no diesel teria a mesma força e pressão do a álcool?
E o valor de quanto fica ?
E em quanto fica para fazer isso ?
Tem como converter para Diesel sim, mas para deixar com uma força mais próxima do motor a álcool ainda seria mais recomendado usar o cabeçote do 1.9SDI de injeção direta. Entre $6000 e $7000 já dá para começar, e a partir daí o céu é o limite. Quanto ao turbo, sempre tem umas variantes que podem levar o preço a patamares bem mais elevados que o de um kit genérico, indo desde o tipo do turbo (geometria fixa ou variável, single-scroll ou twin-scroll, e por aí vai) até o tipo de intercooler quando aplicado (só a ar ou a água). Tem uma loja lá em São Paulo que vende o 1.9TDI, só não me lembro agora do preço mas gira entre $12000 e $15000.
Excluircom motor 4 cilindros, é possível desligar um e rodar só com 3?
ResponderExcluirTecnicamente é possível, mas é pouco provável que valha a pena.
Excluirtenho uma ranger rodando no diesel mais o documento e gasolina sera que da poblema com os guardas
ResponderExcluirDá problema sim. Só de não bater o número do motor com o cadastro no Detran já é passível até de apreensão do veículo, e se a numeração do bloco do motor estiver vinculada a algum veículo com registro de roubo ou furto pode ser indiciada até por receptação.
Excluirpois eh,o pior q nao to entendendo oq foi feito nesse carro ,comprei assim ja ,e o numero do mtor bate com o do documento.pesquisei e esse carro ja saiu de fabrica com documento a gasolina...porem esta no diesel...me ajude por favor ...
ResponderExcluirEntão foi algum erro do Detran na hora de registrar o veículo. Pode tentar resolver por via administrativa (direto no Detran) ou judicial se começarem a criar dificuldade. A propósito: se a capacidade de carga especificada no documento for igual ou superior a 1000kg fica mais fácil tentar por via administrativa.
Excluirmb c280 1996 da para modificar ,para o diesel?tenho um motor om364turbo.
ResponderExcluirobrigado
É possível converter qualquer carro para o Diesel, inclusive o C280, mas nesse caso o motor OM364 não seria uma escolha muito adequada por demandar modificações mais extensas, e ainda assim é possível que comprometa não apenas a estrutura do veículo mas também gerando um resultado estético que atrairia atenção demasiada da parte das autoridades de trânsito.
Excluirboa tarde amigo tenho uma tr4 gasolina e um motor l200 3.2 2012 completo muito complexo essa adaptacao para transformar atr4 em 3.2 diesel e vc consegue regularizar desde ja agradeco
ResponderExcluirA troca de motor tem seu grau de complexidade, e tem que ver se o câmbio aguenta ou vai ter de ser substituído, mas pelo TR4 já vir documentado como jipe é legalmente apto ao uso do Diesel, e a documentação fica bem mais fácil. Mas tem muitos outros motores que me parecem mais adequados para o TR4 em comparação ao 4M41 usado nas L200 Triton.
ExcluirBoa noite gostaria de saber qual motor diesel fica bom no omega 99 / 00 automático ?
ResponderExcluirE quanto gastaria pra fazer essa modificação. Mas peças e mão d obra ..
Tem vários motores que ficariam bons no Omega, mas o bicho pega na hora de integrar ao sistema elétrico original e de acoplar ao câmbio automático por conta do stall do conversor de torque. O ideal seria pegar uma pick-up média baixada de leilão para retirada de peças (pode ser S10, Amarok, Frontier, Hilux, Ssangyong Actyon Sports...) e usar tanto o motor quanto o câmbio automático da pick-up, e eventualmente alguns módulos eletrônicos também vão ter de ser reaproveitados da pick-up. Só em peças vai ficar difícil gastar menos de R$20.000,00 mas ainda tem como abater parte considerável desse custo vendendo avulsas outras peças da pick-up (por incrível que pareça sai mais vantajoso que comprar motor, câmbio e módulos separadamente). Mão de obra também tende a ter uma grande variação de preços, dependendo da região.
ExcluirUm tendi .seria muito difícil emportar o original diesel da operação. ?
ResponderExcluirDesde já grato
O similar alemão até teve opções turbodiesel, mas a versão australiana originalmente não. Diga-se de passagem, nas versões turbodiesel de 6 cilindros os motores eram fornecidos pela BMW, e eram em linha ao invés da configuração em V usada nos motores a gasolina. Quanto a trazer um motor já usado do exterior, a maior dificuldade é com a Receita Federal mesmo.
ExcluirOk brigado pela atenção. .e pela ajuda.
ResponderExcluirÉ possível converter o motor de um omega 6cc a diesel?
ResponderExcluirSim, pelo método conhecido como "misto-quente".
ExcluirOla tenho uma Vitara q era a gasolina e agora estou documentando para diesel por ser reduzida e o detran ja tem a carta laudo da Suzuki. Meu motor e um 1.9 diesel da Ww ano entre 93 a 97 com bomba injetora tem um turbina borg warner k03 e um intercooler da l200, so que esta consumindo muito 1 litro a cada 400km, a turbina estava jorrando oleo mandei para a retifica mas continua o consumo oque poderia ser na sua visao??? Estou usando o radiador original e baixa agua em viagens longas mas acho q o radiador esta vazando. Abraco
ResponderExcluirMelhor usar radiador de Opala. Quanto ao consumo de óleo, realmente está alto demais mesmo. Tem algum foco de vazamento conhecido?
ExcluirMe falaram do radiador do opala mas acho que não cabe, tenho que ver as medidas. Referente ao oleo nao tem vazamento algum antes tinha na turbina mas coloquei ela ontem e vou fazer outro teste pra ver se continua o vazamento. Mas ta saindo uma fumaca azulada no escape um pouco de fumaca pela vareta de oleo mas o desemepnho do carro esta otimo e econômico. Pensei e fazer um purgante qq se acha pois acho q esse motor e standard. Abraco
ExcluirEntão está queimando óleo, está vazando compressão e está entrando óleo na câmara de combustão por alguma folga excessiva entre os pistões e as paredes de cilindro. Tem que dar uma retificada nesse motor mesmo. Quanto ao radiador de Opala, cabe sim, tanto que um tio meu teve um Vitara com motor 1.6D e radiador de Opala.
ExcluirBlz vo providencia um radiador, e pelo jeito nao vou fugir da retifica pois o consumo é muito grande mesmo e pelo jeito ja deve ta ovalizado. Manda seu email para contato amigo e eu agradeco pelas suas dicas. Abraco
ResponderExcluirOla Amigo...
ResponderExcluirPoder ser instalado um motor diesel argentino no palio 1.0 2015? É uma boa opção? Quem poderia fazer o serviço?
Grato
É possível fazer essa adaptação, o problema seria a parte de documentação.
ExcluirBoa noite. estou aqui de madrugada lendo esses posts e pensando na minha mini van da Chrysler Town e Country. Quando o motor pedir uma retífica eu ja posso aproveitar a mão de obra pra fazer essa conversão a Diesel? caso nao seja recomendado a conversão qual motor diesel que eu poderia usar no lugar do v6 a gasolina ?
ResponderExcluirConverter o motor original para Diesel não é tão recomendado. Boas opções para um engine swap seriam motores de vans como Fiat Ducato e Renault Master, ou de sport-utilities como Land Rover Discoovery Sport, mas a maior dificuldade seria integrar o motor novo junto ao câmbio automático original.
ExcluirObrigado pela resposta! Eu acredito q vou fazer um uso mais severo da Town a ponto de rodar mais de 30 mil km por mes. é muita coisa. Isso vai acabar com o motor em uns 2 anos. antes disso espero poder ter aumentado a capacidade de transporte pra uma van a Diesel mesmo que aguenta mais essa distancia severa em 1 mes. Motores da ford transit e da renault master me agradam pois ja dirigi. fiat ducato nunca dirigi. Qual motor a diesel de vans que é melhor pra trabalhar pra encontrar peças? e no caso eu poderia ter uma Renault master com motor de ford transit? a transit é tração traseira o q pra mim da muito melhor dirigibilidade do q a renault master. só que a renault master tem muito mais luxo e maleiro. com bancos soft fica uma nave.
ExcluirAdaptar o motor da Transit na Master não seria impossível, e até existem versões da Transit com tração dianteira no exterior, mas daria muito trabalho fazer essa alteração. Quanto ao "melhor" motor no tocante à reposição de peças, cabe lembrar que tanto a Ducato quanto a Master usam o mesmo motor, feito numa parceria entre a Renault e a Fiat/Iveco (Sociedade Franco-Italiana de Motores - Sofim).
Excluiroi da para adaptar no tempra turbo 95 e quanto seria adptaçao?
ResponderExcluirimagino por ser ja forjado motor não precisa muita coisa a fazer.
O buraco é bem mais embaixo. Tem que ver se o cabeçote de algum motor Fiat Diesel tem a mesma distância entre centros de cilindros e se as galerias de lubrificação e arrefecimento casam com o bloco.
ExcluirTenho uma ford explorer 97 automatica compensa fazer o misto ou trocar o motor por um da ranger diesel? Rsg_beto@yahoo.com.br. . O simulador do gnv da conta ou tem qie trocar o modulo de injeção?
ResponderExcluirVale mais a pena adaptar o motor da Ranger, embora vá necessitar de alguns ajustes no câmbio automático e eventualmente trocar o módulo eletrônico do câmbio por um stand-alone que possa funcionar sem o input eletrônico da central de gerenciamento do motor (caso opte por usar um motor de gerenciamento mecânico). No caso dos simuladores do GNV, seriam usados em conjunto com a central eletrônica do motor original a gasolina, que seria mantida mesmo com a troca do motor apenas para fornecer sinal aos módulos do câmbio e de outros módulos diversos como o do sistema de freios ABS.
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirÈ possivel converter pra diesel (no documento) uma Veraneio 1976 motor Chevrolet Brasil 261?
Qual seria melhor conversão? perkins 4236, perkins Q20B ou misto quente no original Brasil?
Tenho támbem um caminhão chevrolet 6400 boca de sapo 1950 original a gasolina, que motor diesel seria melhor pra ele? um 6 cilindros om 352, MWM229 ou algum 4 cilindros perkinks, Maxxion ou MWM 229
Outra duvida é, porque o motor om 616 (MB180D) é tão mal falado?
Desculpe o tanto de perguntas
Obrigado desde já
Quem já tem uma Veraneio regularizada no Diesel não tem com o que se preocupar, mas quem cogita fazer a conversão vai se incomodar na hora de tentar documentar.
ExcluirPara o caminhão, um motor de 6 cilindros pode soar mais adequado, mas se o budget for mais restrito até um motor de 4 cilindros já dá conta (preferencialmente que seja equipado com turbo).
O motor OM616 é um tanto criticado por desconhecimento, afinal não foi tão difundido no mercado brasileiro como em outros. E usa duas correntes de comando de válvulas, um tanto trabalhosas de trocar.
ola amigo tenho ranger motor de 114 cv 4 cilindros e 8 velas, gasolina e gnv tem como fazer o misto quente nele ou e melhor adaptar outro? e quais valores? obrigado
ResponderExcluirÉ melhor adaptar outro. Os valores dependem do motor escolhido.
ExcluirTenho uma pejeiro TR4 4X4 automática. terei que trocar o cambio? qual motor poderia usar? quanto eu gastaria?
ResponderExcluirObrigado
Pode até ser que o câmbio original funcione bem com outro motor, mas depende de alguns ajustes que podem ser evitados ao usar um câmbio que já esteja acoplado a um motor Diesel.
ExcluirQuanto a motores e custos, tudo depende de onde procurar, se vai usar peça nova ou usada, mas há várias opções desde alguns motores estacionários até caminhonetes sucateadas de leilão.
http://dzulnutz.blogspot.com/2015/09/que-motor-ficaria-bom-num-mitsubishi.html
Tenho um Suzuki gran vitara 2.0 16v , seria possível tranforma-lo para diesel, e quanto custaria?
ResponderExcluiraylton_baffa@yahoo.com.br
O custo vai depender se quer usar motor 0km ou usado para a adaptação, modelo do motor, o tipo de câmbio, e por aí vai.
ExcluirBoa noite, tenho uma Pajero sport 2.8 turbo diesel automatica, porem o motor já foi feito a pouco tempo e veio a dar problemas novamente, você pode me recomendar algum motor de igual ou maior potencia que poderia ser colocado sem muitas adaptações? Ou alguma outra solução?
ResponderExcluirObrigado
Um motor bastante usado em adaptações em veículos dessa categoria, tanto pela disponibilidade e facilidade de reposição de peças quanto pela durabilidade é o MWM Sprint 4.07TCA da S10, Blazer, Frontier D22 pós-facelift e XTerra. Mas se preferir alguma coisa mais próxima do plug n' play, vale considerar o 4M41 da L200 Triton, Pajero Dakar e Pajero Full.
Excluirpessoal boa tarde, eu gostaria de fazer uma pergunta para quem souber, é possível utilizar um diferencial de S10 2.2 1997 em uma S10 2.2 2011 ?
ResponderExcluirEm 2011 não havia mais S10 2.2, só a 2.4 FlexPower e a 2.8 turbodiesel. Mas até onde eu me lembre o diferencial é o mesmo Dana 44, só não lembro agora se muda a relação.
ExcluirTem como fazer "misto quente" com um motor ap 2.0 fluxo cruzado do golf,new beetle ou o motor 1.3 do Daihatsu Terios ?
ResponderExcluirTenta com o AP que é mais garantido. Embora alguns motores da Daihatsu até sirvam para fazer o "misto quente", agora não posso confirmar que o 1.3 do Terios seja.
ExcluirTenho uma blazer ano 2001 2.4 gasolina da pra converter para diesel e quanto vou gastar,? Desde já agradeço há me passe o contato...
ResponderExcluirmamc-14@hotmail.com
É tecnicamente possível, mas para regularizar é um parto. E vale mais a pena trocar por uma que já seja originalmente Diesel.
Excluirboa noite é possivel adaptar diesel no fiat stilo 2011
ResponderExcluirÉ possível sim. Inclusive, era disponibilizada ao menos uma versão com o motor 1.9JTD em versões de exportação.
Excluirqual seria o custo aproximado e teria como regularizar?
ResponderExcluirNão é muito barato, mas o custo vai depender do motor escolhido. Quanto a regularizar, é quase impossível.
Excluirqual motor mais indicado?
ResponderExcluirComo as versões brasileiras do Fiat Stilo usavam motor Chevrolet, eu indicaria aquele motor 1.7L turbodiesel da Isuzu que era usado em versões de exportação do Corsa, Meriva, Montana e Astra, o 4EE2. Por ter sido disponibilizado também em versões marítimas pela Mercruiser, pelo menos facilita a busca por peças de reposição apesar desse motor não ter sido usado em aplicações automotivas no mercado nacional. Mas se preferir um motor da própria Fiat, pode usar desde o 1.3 Multijet até o 2.0 usado no Renegade, passando pelo 1.9JTD das versões de exportação. Em último caso, poderia até considerar algum motor Yanmar da série TNV, como os que são usados para acionar compressores de refrigeração em câmaras frias de caminhão frigorificado.
Excluireu estou afim de converter um motor 2 tempo a gasolina em diesel, alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirNão é impossível, mas o funcionamento de um motor Diesel 2-tempos tem a peculiaridade de depender do supercharger para gerar a pressão de admissão necessária.
Excluirhttp://dzulnutz.blogspot.com/2012/05/diesel-2-tempos-meritos-hoje-pouco.html
Olá amigo, eu tenho um opala 4 canecos e estou querendo passar ele pra diesel. Qual seria a melhor opção? Pegar outro motor e adaptar? Envolve muitas adaptações? O custo sai alto? Vlww abraços.
ResponderExcluirA quantidade de adaptações e o custo vão depender mais do motor escolhido. Eu já vi alguns adaptados com motores Volkswagen, Yanmar (série TNV88 usados em câmaras frias Thermo King), Nissan, Perkins e Isuzu.
ExcluirGostaria que esse Santo de valparaiso homem entrasse em contato comigo, moro em Brasilia e tenho uma explorer v8 limited 2000 com, 69000km, pretendo colocar motor diesel nela. Wilson Rodrigues whatts app 6181495356 ou email para wilsonrodriguesdeoliveira@gmail.com
ResponderExcluirolá... tenho um Kia Carnival motor 6 cc 3.8, cambio automatico, será que dá pra converter a diesel. email eng_elsonlima@hotmail.com obrigado
ResponderExcluirDá sim, tanto que chegou a ser oferecida uma versão Diesel da 1ª geração da Carnival no mercado brasileiro, e no exterior continuam oferecendo essa opção.
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirTenho um focus 2004 ghia at. com 210.000 rodados, logo acho que terei que fazer uma retifica do motor, posso adaptar um motor a diesel no meu carro? gostaria de ter cambio AT. mas não é uma prioridade.
Pode adaptar um motor Diesel no Focus sem maiores intercorrências. E realmente, o câmbio manual torna mais fácil a adaptação, e ainda sai mais em conta que eventuais alterações no câmbio automático original ou a substituição por outro automático que se mostre mais adequado ao motor Diesel.
ExcluirInteressante, você pode me passar valores?
Excluirpode ser um motor com um preço acessível, viso a economia de combustivel.
meu email é sardinhaleo@gmail.com
Não tenho nenhum motor para venda, mas dificilmente vá conseguir um motor 0km por menos de R$10.000,00 embora possa achar motores Volkswagen usados por menos de R$5.000,00 ou até mesmo considerar algum daqueles motores Yanmar série TNV usados para acionar compressores de câmaras frigoríficas (Thermo King).
ExcluirSenhores, já postei três perguntas e nenhuma resposta, alguém pode pelo amor de Deus responder se tem o contato de alguém que possa colocar um motor diesel na minha explorer?
ResponderExcluirO mais indicado seria procurar oficinas mais voltadas a veículos 4X4. Normalmente encaram esses projetos mais complexos.
ExcluirÉ q ue e disseram em outro post sobre uma pessoa que é especialista nisso aqui no valparaiso de Goiás. Eu queria saber quem é
ResponderExcluirMas isso já faz bastante tempo, e nem temos mais o contato desse mecânico. Mas pode valer mais a pena procurar por oficinas especializadas em veículos 4X4 devido à complexidade do projeto. Além do mais, a parte elétrica da Explorer é um pé no saco.
ExcluirAmigo fiquei muito contente com sua atenção para com os leitores parabéns..
ResponderExcluirTenho um golf 2009 1.6 tem como fazer misto quente ou qual melhor motor pra adaptar?
Pode até arriscar um "misto quente", mas a princípio seria melhor usar um motor Diesel de fábrica. O próprio Golf chegou a usar o 1.9 de injeção direta em versões SDI (aspirada) e TDI (turbo), mas também seria possível adaptar até o 2.0 da Amarok
ExcluirOlá gostaria de saber qual motor me recomendaria para colocar na blazer 4.3 v6 manual ano 98 e o que precisa ser adaptado? desde ja agradeço
ResponderExcluirA princípio seria mais prático trocar por uma Blazer já originalmente Diesel, mas caso prefira a conversão os melhores motores são os que foram originalmente oferecidos na Blazer, como o Maxion 2.5HSD e o MWM Sprint 4.07TCA, e dentre esses o MWM é normalmente o preferido. No caso do Maxion, também chegou a ser usado nas vans Mercedes-Benz Sprinter 310D, 312D e 412D até 2002.
ExcluirAmigo comprei uma hilux 2.5 diesel, tenho uma sucata de leilão de uma 3.0, tem tudo mecânica módulo, bomba,cabeçote ... Seria possível eu colocar tudo da 3.0 nela e manter o bloco da 2.5 por causa do número... Se não vc sabe quais os procedimentos para mim regularizar o 3.0 nela?
ResponderExcluirO motor 1KD-FTV que é o 3.0 usa um bloco mais parecido com o 1KZ-TE que foi usado no Prado e na Hilux SW4 quando ainda vinha do Japão, enquanto o bloco do 2KD-FTV é mais parecido com o 2L. E mesmo que o motor 3L tenha usado pistões de 96mm como os do 1KD-FTV, o maior curso já usado em motores da série L era também de 96mm, enquanto o 1KD-FTV tem 103mm de curso. Só vendo, medindo e testando para saber se daria certo essa tentativa.
ExcluirÉ mais fácil regularizar o 3.0, tendo a nota de leilão fica tranquilo.
PR regularização do 3.0 e preciso fazer imetro por causa do aumento da potência, ou é só agregar o número do novo motor ao documento? Desde já obrigado!
ResponderExcluirO teste do Inmetro é imprescindível, apesar do motor mais potente ter sido oferecido no mesmo modelo.
ExcluirOlá amigos, boa tarde! Algum case de sucesso com a Grand Vitara 2.0 AT 4x4? Quais seriam opções de motorização a diesel para ela? Obrigado!
ResponderExcluirGrand Vitara com câmbio automático e motor Diesel eu nunca vi, mas não é impossível a adaptação. O problema pode ser integrar os controles eletrônicos do câmbio automático com o motor, então nesse caso ficaria mais fácil usar não só o motor mas também o câmbio automático original de alguma pick-up. Já ouvi relatos acerca da adaptação do conjunto da Amarok num Suzuki Samurai, mas ainda há outras opções viáveis, até mesmo o 4D56 das Mitsubishi L200 Sport e Pajero Sport.
ExcluirMuito obrigado pelas informações amigo, será que teria algum problema pra documentar/regulamentar a viatura com uma alteração dessas?
ExcluirFalei com algumas oficinas 4x4 aqui de Porto sobre mudar pra Diesel, me chamaram de maluco! Alguém aqui no RS realiza esse tipo de adaptação?
Como é 4X4 com reduzida, não dá problema na documentação e regularização, desde que tenha as notas fiscais das peças usadas na adaptação. E me causa estranheza que oficinas especializadas em 4X4 não estejam encarando esse tipo de projeto. Talvez o câmbio automático acabe sendo visto como o maior empecilho. A propósito: um tio meu teve um Vitara com câmbio manual convertido usando o motor Volkswagen 1.6D usado na Saveiro e na Kombi Diesel.
ExcluirBoa tarde. Gostaria de saber se posso colocar um motor perkins Q20B em uma F75 usando o cambio original de 3 marchas.
ResponderExcluirNunca vi nenhuma F75 ou Rural com motor Diesel mantendo o câmbio de 3 marchas.
ExcluirSabes me indicar um motor pequeno e barato a Diesel para montar um veiculo pequeno de dois lugares? estava pensando em usar motor de moto com caixa de carro, será que da para fazer um misto quente? Obrigado desde já.
ResponderExcluir2 conceitos que são extremamente relativos quando se fala em motores Diesel são "barato" e "leve", principalmente no mercado brasileiro devido à oferta mais limitada. Mas para uma aplicação desse tipo, provavelmente valha a pena considerar aqueles motores Yanmar TNV de 3 cilindros que se usa em câmaras frigoríficas para caminhões (Thermo King/Recrusul/entre outras).
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirTenho uma Pajero glx-b - 95, motor 4m40 e um motor de 1200 2001. O motor da l200 é compatível com a pajero? É possível colocar o motor sem adaptações (tipo flange de câmbio)?
É compatível, tanto que o 4D56 chegou a ser usado no Pajero antes do 4M40.
ExcluirE possível converter um motor do tempra para diesel? Se possível me envie o contato para cordec@gmail.com, pois pretendo adquirir um motor nos próximos meses para ser adaptado em um lada niva.
ResponderExcluirOs motores do Marea (com exceção do 1.6) e até o 2.0 dos Alfa Romeo 156 e 147 podem ser convertidos para Diesel por serem da linha de motores modulares "Pratola Serra", da qual também faz parte o motor Diesel usado no Renegade, mas a princípio o motor do Tempra não é compatível com a adaptação de um "misto quente". Vale mais a pena considerar outros motores para adaptação no Niva.
ExcluirO motor do opala 4 dá para converter para diesel? Quanto precisa modificar e custo estimado? Quanto aumentaria o torque? Qual o prazo de entrega? Agradeço
ResponderExcluirSó o de 6 cilindros.
ExcluirCara, tenho uma Tracker 2004 diesel e quero colocar câmbio e motor da Hilux 06...(D4D). É possível? viável? Sds Odair
ResponderExcluirÉ possível, mas pode ser necessário reposicionar alguns componentes como o intercooler devido ao tamanho menor do compartimento do motor da Tracker.
ExcluirOlá amigo, penso em adquirir uma saveiro à diesel. Você acha que compensa retificar o motor dela? A manutenção de bichinha é cara? Sei que ela é super econômica.
ResponderExcluirObrigado pela atenção!
Abraço.
Compensa sim, e se a manutenção fosse absurdamente cara essas Saveiros não seriam tão valorizadas "apenas" pelo motor.
ExcluirObrigado pela atenção!!
ResponderExcluirOlá amigo, é possível transformar uma kombi flex para Diesel? Quanto vou gastar? Obrigado
ResponderExcluirÉ possível converter a Kombi flex para Diesel, só não posso passar uma estimativa de preço no momento.
Excluirhttp://dzulnutz.blogspot.com/2013/05/caso-para-reflexao-kombi.html
Documentar pode ficar mais difícil por causa da capacidade de carga nominal inferior a 1000kg.
Olá amigo. Eu tenho um motor 6 cilindros chevrolet brasil equipado em uma c10 antiga. Gostaria de adaptar o cabeçote mercedez do 1111 ou 1113 qual encaixa melhor? Porém eu vou adaptdar velas de ignição nesse cabeçote para que ele queime GNV e Alcool em uma taxa de 15,4:1 ou seja um excelente taxa com esses combustiveis. Meu medo é se a parte de baixo vai aguentar toda essa compressão sendo que só possui 4 mancais de apoio. O que você me recomendaria fazer? é facil adaptar esse cabeçote? Obrigado.
ResponderExcluirSe vai adaptar para o GNV, não faz sentido adaptar o cabeçote do 1113. Diga-se de passagem, as versões a etanol dos caminhões Mercedes-Benz equipadas com o motor M352 tinham a taxa de compressão reduzida em comparação ao OM352.
ExcluirEntendo... a intenção era para dar uma envenenada no motor além de aproveitar da melhor forma o combustivel. Se fosse usar diesel teria que fazer quais adaptações? o cabeçote do 1113 é do mesmo tamanho do que o do 1111 com injeção indireta? Esses cabeçotes encaixam perfeitamente ou é preciso trabalhar as furações e galerias de agua? Obrigado.
ExcluirAqui mais algumas informações sobre o "misto-quente":
Excluirhttp://dzulnutz.blogspot.com/2015/01/esclarecendo-algumas-duvidas-sobre-os.html
Quanto ao tamanho dos cabeçotes, a bem da verdade, nunca vi um OM321 (o motor do 1111) de perto, só o OM352 do 1113, mas o tamanho deles tanto é parecido que podem ser usados para o "misto-quente". Não dá para dizer que o encaixe fique "perfeito", como se denota por eventuais problemas com vazamento de óleo, mas hoje com a facilidade de encontrar juntas líquidas de silicone é possível vedar os focos de vazamento. De qualquer jeito, se tiver a possibilidade de trocar o motor antigo por um de 7 mancais, é a melhor opção, e há diversas outras possibilidades de preparação que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho no gás.
Já pensou eu usar um turbo? E hoje com a possibilidade de recorrer a um overbooster, é possível emular uma taxa de compressão variável para explorar melhor tanto o álcool quanto o gás.
http://dzulnutz.blogspot.com/2012/05/turbo-proporcionando-notaveis-melhorias.html
Amigo,
ExcluirSe eu fosse passar o GM261 para o diesel o que precisaria? Qualquer mecânico consegue fazer essa adaptação? Você já fez utilizando o cabeçote e bomba do OM352 no GM261? como fica a durabilidade desse motor. Obrigado!
Eu nunca cheguei a mexer num "misto-quente" com bloco Chevrolet e cabeçote Mercedes-Benz mas já vi alguns. Além do cabeçote do motor Mercedes-Benz, vai precisar de todo o sistema de injeção dele e tem de dar um jeito para sincronizar a bomba injetora. Se conseguir fazer a sincronização usando o mesmo ponto onde originalmente o distribuidor é acoplado ao comando de válvulas, melhor. Quanto à durabilidade, o 263 não é o mais indicado, tanto pelo virabrequim ser de aço forjado quanto por ter só 4 mancais de apoio. Se quiser arriscar, por incrível que pareça, vale mais a pena montar o "misto-quente" tendo como base o 250 ou o 282 (vulgo "canavieiro" por ser mais comum nas versões a álcool) que tem 7 mancais e o virabrequim ser fundido em ferro.
ExcluirMais informações: http://dzulnutz.blogspot.com/2015/01/esclarecendo-algumas-duvidas-sobre-os.html
Já tinha pesado em turbo sim e acredito que até ficaria bom no gás. Acho que um blower seria a melhor opção já que aumenta o torque gradualmente. O que me "freia" é o desgaste da parte de baixo mesmo, acho que nesse motor não compensa mexer muito e o cabeçote não aguenta muita retifica já que a camara de combustao é bem esquesita. Pena a taxa dele ser tão baixa 7,8:1 originais e andar com o ponto adiantado já deve dar alguma diferença. Obrigado.
ResponderExcluirOlá, tenho uma nissan xtrail gx 2007 com motor a gasolina, ela é automática e 4x4, qual seria o motor mais adequado para instalação? Meu desejo é fazer reforço de chassi, colocar mais um tanque de combustível, melhorar a suspensão para que eu tenha autonomia e um carro para enfrentar as estradas de terra do Brasil e da América latina. Sou fotógrafo e me preparo para uma expedição. Alguém pode me dar um norte neste projeto? Quem poderia fazer esta modificação? Moro atualmente em Goiania, Goiás. (62)8239-0219aderson Mendes
ResponderExcluirA princípio os motores mais adequados seriam da Nissan ou da Renault, para assegurar uma maior compatibilidade com os suportes do motor e acoplamento ao câmbio, mas a integração do gerenciamento eletrônico do motor aos demais módulos existentes no veículo se torna um pouco mais complicada. E já que a intenção é preparar para uma expedição pela América Latina, é necessário cuidado redobrado com a qualidade do óleo diesel em alguns países como Venezuela, Bolívia e Peru, embora até no Chile existam discrepâncias significativas na qualidade do óleo diesel fora de Santiago. Achar algum mecânico que se disponha a fazer esse tipo de projeto, ainda mais no Brasil, não é muito fácil, mas talvez algum que tenha experiência em conversões para gás natural possa auxiliar na parte eletrônica.
ExcluirOlá! Tenho um Peugeot 207 flex. É possível colocar algum motor a diesel nele? Seria complicado? Como fazer para adquirir um motor a diesel da versão européia? Nesse caso, seria plug and play? Obrigado!
ResponderExcluirSe for equipado com o motor 1.4 nem precisa procurar outro motor, é possível fazer um "misto-quente" usando o cabeçote, sistema de injeção e camisas de cilindro do motor TUD3 que era usado em alguns modelos menores como o Peugeot 106 e o Citroën AX. Fica um tanto lento, comparável com um carro 1.0 da primeira metade da década de 90, mas bastante econômico podendo beirar os 30km/l na estrada. Outros motores podem ser trazidos da Argentina, entre eles o DW8 e o DW10 (que chegou a ser usado no Suzuki Grand Vitara e no Chevrolet Tracker entre 2001 e 2003), além dos VD4 e VD6 que foram desenvolvidos em parceria com a Ford (que os designava como DLD-414 e DLD-416). O motor DV4 chegou a ser usado no Ecosport de 1ª geração para exportação. Por uma questão de simplicidade, provavelmente a minha escolha recairia sobre o DW8, que também é reputado como um dos melhores motores para se fazer experiências com o uso de óleos vegetais como combustível alternativo, e nesse caso é possível recorrer à Justiça para garantir a homologação do motor como experimental movido a óleo vegetal natural.
ExcluirÉ POSSIVEL CONVERTER O MOTOR DE UMA ECOSPORT 2007 2.0 AUTOMATICA PARA DIESEL, QUAL OS VALORES, ESSE MODELO É PROIBIDO TAMBÉM??
ResponderExcluirConverter o motor original para Diesel ficaria mais difícil que adaptar outro. Valores tendem a variar de acordo com o motor escolhido e como vá ser adaptado. E por ser 4X2 com capacidade de carga inferior a 1000kg, é proibido sim.
ExcluirOla, tenho uma pajero io 1999 cambio mecanico, com motor e modulo eletronico com problemas, posso adaptar o motor 2.6 diesel da L200? é legal?
ResponderExcluirPor ser 4X4 com reduzida de fábrica, já é legalmente apto à conversão para Diesel.
ExcluirTudo bom amigo, tenho um motor de hilux 2005 3.0, está sem a parte eletrônica e eu gostaria de saber se há a possibilidade de passá-lo para mecânico? Bomba, sensores e bicos, vou adaptar em um jeep. Se puder fazer esse trabalho entre em contato comigo, meu e-mail é diegocmorgado@hotmail.com
ResponderExcluirA possibilidade de passar o motor 1KD-FTV para injeção totalmente mecânica até existe. Mas tem que ver como vai fazer com o turbo de geometria variável original.
ExcluirBoa tarde, tenho uma pajerinho V6 3.0 1997 com câmbio automático. Tem como colocar um motor diesel mantendo o câmbio automático? Qual motor seria? Obrigado.
ResponderExcluirPode usar o 4D56 mesmo.
ExcluirOla,tenho uma Cherokee Sport 3.7 4x4(LIBERTY) 2007,é possivel adaptar um motor a diesel qual o melhor?,e o cambio dá pra manter o automático? se consegue regularizar os documentos? Muito obrigado.
ResponderExcluirA definição de "melhor" é muito subjetiva, mas o motor mais plug-and-play disponível hoje no mercado brasileiro para essa adaptação é o da S10, que é baseado no mesmo motor VM Motori que o Liberty usou no mercado europeu.
ExcluirE quanto ao cambio é necessario usar o AT da S10 também ou se consegue manter o da Liberty?,obrigado.
ResponderExcluirAté se consegue manter o da Liberty, mas é preferível usar o da S10. O conversor de torque já vai estar com um stall apropriado para o Diesel.
Excluirola colega vc ja adaptou na s10 ou blazer de motor 2.5 maxion para 2.8 mwm? queria saber se muda o encaixe do motor na caixa etc.. obrigado
ResponderExcluirO acoplamento segue um padrão SAE, só não lembro qual número, então a princípio é intercambiável.
ExcluirBoa tarde, existe alguma maneira de diminuir o barulho dos antigos motores VW 1.6 que vinham na Kombi? Existe alguma regulagem que possa ser feita? Tenho um parente que anda com uma saveiro pelo interior mas, é um atestado de ser a diesel o tal barulho. Grato...
ResponderExcluirAté tem alguns truques que podem ser aplicados, como o uso de material fonoabsorvente por baixo de uma capa plástica como as que se usam em motores mais novos, ou alterando o escapamento. Mas daí a se livrar do som característico de um motor Diesel não tem como.
Excluirboa tarde, tenho um jeep cherokee sport 1998 motor original 4.0 com gerenciamento feito por fuel tech, podendo usar gasolina, alcool e gnv, aqui na minha regiao nao temos gnv por isso gostaria de saber se teria como converter esse motor para diesel, obrigado
ResponderExcluirMais fácil trocar o motor. Ou se tivesse injeção direta, poderia até tentar uma estratégia similar à dos motores Evinrude MFE usados em algumas embarcações militares leves americanas.
Excluirola tenho uma captiva v6 4x4 tem como passar para diesel e manter o restante normal.
ResponderExcluirTecnicamente é possível trocando o motor, mas para documentar é outra história.
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