O ponto mais crítico acaba sendo a limitação do espaço disponível no quadro para a montagem do motor. Considerando ainda a predominância de motores com um único cilindro nas motocicletas com cilindrada entre 125 e 400cc, as mais vendidas a nível mundial em função do baixo custo, é difícil encontrar motores Diesel com essas características que sejam minimamente adequados ao uso veicular, viabilizando a manutenção de uma velocidade compatível com a segurança no tráfego urbano e eventuais percursos rodoviários, visto que acabam mais direcionados a aplicações estacionárias/industriais e um motor de ignição por faísca apesar das desvantagens ainda tem custo de aquisição inferior, mesmo demandando manutenção mais constante (e por conseguinte mais onerosa).
Outra dificuldade é a carcaça do câmbio geralmente ser incorporada ao bloco do motor na maioria das motocicletas modernas, com poucas exceções como as Harley-Davidson, que em função do público-alvo muito apegado a tradições ainda preservam características técnicas mais rústicas.
Vale destacar que, por terem uma concepção mais pesada e fugirem ao conceito hoje usual de alta potência específica em faixas de rotação elevadas que predomina nas motos modernas, incluindo muitas concorrentes de origem japonesa que tentam imitar seu visual clássico, as Harley-Davidson seriam as motos mais indicadas para se adaptar um motor Diesel.
Quero converter uma Honda Falcon para usar motor a diesel.
ResponderExcluirTbm quero adaptar uma Falcon. O q fez na sua? Grato
ExcluirAcabou que eu nem converti a Falcon. Estou agora com uma CG e não sei nem quando vou ter tempo de trocar o motor dela.
Excluirestou com muito interesse nisso
ExcluirHá possibilidade de transformar um motor cg 125 p ciclo diesel?
ResponderExcluirA possibilidade existe, mas está longe de ser fácil.
ExcluirPor ventura alguem se disponibiliza de algun projeto por escrito
ResponderExcluirAlguns sites como o http://www.dieselbike.net/ tem exemplos interessantes, mas um projeto mais detalhado é mais difícil de encontrar.
ExcluirKkr 650 buldog faz 1000 km com um tanque
ExcluirEstou instalando um motor diesel 3,3 da Toyama numa Garelli Kátia, tá pauleira mas aos poucos o projeto tá caminhando.
ResponderExcluir