quinta-feira, 5 de julho de 2012

Adaptação de motores Diesel em motos: esclarecendo algumas dúvidas

Não há, em termos absolutos, algum impedimento técnico para a adaptação de motores Diesel em motocicletas, apesar das absurdas restrições jurídicas ainda hoje em vigor no mercado brasileiro. No entanto, algumas dificuldades podem ser observadas, e servir como justificativa para a limitada participação do Diesel no segmento motociclístico...
O ponto mais crítico acaba sendo a limitação do espaço disponível no quadro para a montagem do motor. Considerando ainda a predominância de motores com um único cilindro nas motocicletas com cilindrada entre 125 e 400cc, as mais vendidas a nível mundial em função do baixo custo, é difícil encontrar motores Diesel com essas características que sejam minimamente adequados ao uso veicular, viabilizando a manutenção de uma velocidade compatível com a segurança no tráfego urbano e eventuais percursos rodoviários, visto que acabam mais direcionados a aplicações estacionárias/industriais e um motor de ignição por faísca apesar das desvantagens ainda tem custo de aquisição inferior, mesmo demandando manutenção mais constante (e por conseguinte mais onerosa).
Outra dificuldade é a carcaça do câmbio geralmente ser incorporada ao bloco do motor na maioria das motocicletas modernas, com poucas exceções como as Harley-Davidson, que em função do público-alvo muito apegado a tradições ainda preservam características técnicas mais rústicas.
Vale destacar que, por terem uma concepção mais pesada e fugirem ao conceito hoje usual de alta potência específica em faixas de rotação elevadas que predomina nas motos modernas, incluindo muitas concorrentes de origem japonesa que tentam imitar seu visual clássico, as Harley-Davidson seriam as motos mais indicadas para se adaptar um motor Diesel.

Ainda assim, as grandes vantagens do ciclo Diesel no segmento de viaturas militares justificaram até mesmo o investimento para que fosse desenvolvido um motor motociclístico de ciclo Diesel, com a carcaça do câmbio integrada ao cárter como na maioria das motos hoje disponíveis no mercado mundial. Hoje, apesar de todas as qualidades, permanece mais restrita aos Marines americanos...
Mas torno a ressaltar que, de um modo geral, não há impedimento técnico para motocicletas mais populares serem equipadas com motor Diesel. Para superar a limitação de espaço que prejudicaria a adaptação de um novo câmbio, pode-se recorrer até mesmo ao expediente usado na lendária Mobylette, cuja polia da embreagem centrífuga já fazia as vezes de um câmbio CVT com baixo custo e um layout compacto e bastante leve...

10 comentários:

  1. Quero converter uma Honda Falcon para usar motor a diesel.

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    1. Tbm quero adaptar uma Falcon. O q fez na sua? Grato

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    2. Acabou que eu nem converti a Falcon. Estou agora com uma CG e não sei nem quando vou ter tempo de trocar o motor dela.

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    3. estou com muito interesse nisso

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  2. Há possibilidade de transformar um motor cg 125 p ciclo diesel?

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  3. Por ventura alguem se disponibiliza de algun projeto por escrito

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    1. Alguns sites como o http://www.dieselbike.net/ tem exemplos interessantes, mas um projeto mais detalhado é mais difícil de encontrar.

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    2. Kkr 650 buldog faz 1000 km com um tanque

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  4. Estou instalando um motor diesel 3,3 da Toyama numa Garelli Kátia, tá pauleira mas aos poucos o projeto tá caminhando.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html