segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dia do Bombeiro

Aproveitando a celebração do Dia Nacional do Bombeiro, vale destacar a importância dos motores Diesel nas viaturas. Se na época em que esse caminhão Mulag foi produzido na Alemanha o peso ainda era um problema que limitava a aplicação desse tipo de propulsor mesmo em alguns veículos pesados, levando o modelo a adotar originalmente um 3-cilindros de ciclo Otto, hoje o Diesel predomina nessa atividade...

É importante que uma viatura tenha condições de enfrentar algumas condições ambientais mais severas, onde o Magirus-Deutz da foto acima se destaca pela tração 4X4, e também em função do motor refrigerado a ar.
Outro fator relevante é o peso total de um veículo de combate a incêndios, sobretudo pela grande quantidade de água (ou eventualmente espuma) transportada, enquanto num veículo de resgate a grande quantidade de ferramentas é outro fator que contribui para um aumento do peso, como no Mercedes-Benz L911 abaixo, e consequentemente um torque elevado característico do ciclo Diesel é bastante apreciado tanto para ter uma resposta mais rápida quanto para vencer aclives com mais facilidade. Vale destacar que, quanto maior a faixa de peso, mais evidente a vantagem do Diesel ao equacionar desempenho e eficiência energética...

Também é interessante destacar o aspecto da segurança: pelo fato do óleo diesel ser menos volátil, não gerando uma atmosfera explosiva nem entrando em ignição com uma simples faísca, permite uma aproximação mais segura junto ao foco de incêndio, facilitando o combate e o rescaldo.
Também é conveniente notar a natureza militar das corporações de bombeiros brasileiras. Nada mais lógico, portanto, que a padronização do Diesel que abrange diferentes viaturas militares seja extensiva aos bombeiros, principalmente ao se recordar dos riscos envolvidos no combate a incêndios...
O fato de em algumas localidades o Corpo de Bombeiros também operar com ambulâncias é outro aspecto a se lembrar, considerando as vantagens específicas do Diesel nessa aplicação particularmente crítica...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html