Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Uruguai: más notícias do lado de lá da fronteira
Caminhões chineses, na maioria das vezes baseados em projetos antigos da Isuzu, também ganham popularidade em terras cisplatinas. E aí fica limitada a experiência dos fabricantes chineses com o Diesel, que por lá é mais limitado a utilitários, mas isso parece não ter prejudicado as vendas de automóveis chineses no Uruguai, outrora tão receptivo à ignição por compressão a ponto de ser mais comum encontrar alguns modelos de fabricação brasileira como o Fiat Siena por lá em versões Diesel.
Enquanto eu e um primo apreciávamos o som característico de alguns motores Diesel de injeção indireta, o proprietário de uma taberna onde paramos para comprar batata frita Lay's e Coca-Cola encarregava-se de ser o porta-voz da má notícia: o governo estava agora restringindo o registro de veículos novos movidos a óleo diesel...
Nas palavras do hermano, com um domínio da língua portuguesa tão bom a ponto de fazer muito brasileiro passar vergonha, agora o Diesel "é só para caminhonete". Aquilo que parecia uma definição um tanto vaga, sem referência a capacidades de carga, tração ou passageiros, mostrava-se parelha com o que ocorre no mercado brasileiro. E mesmo uma Fiat Strada Adventure de cabine dupla, que poderia ser enquadrada como "caminhonete", passa a não qualificar para o uso do Diesel dentro das novas regras em vigor no Uruguai...
Pode-se creditar a essa nova realidade do mercado uruguaio um cenário mais favorável às pickups compactas chinesas com projeto copiado de fabricantes japoneses, bem como o uso de triciclos de carga que tem sido cada vez mais corriqueiro por lá.
Embora eu deva confessar que acho os triciclos até bastante simpáticos, me entristece saber que os nossos irmãos cisplatinos tem aderido a essa opção como uma forma de minimizar o impacto de um direito que lhes foi subtraído...
11 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Já que as Saveiros a diesel estão pela hora da morte, imagina se essa moda do triciclo pega por aqui também. O motor parece ser cópia da CG, então imagina se cai na mão dum gambiarrento que meta giglê de alta do fusca 1300 para poder rodar com álcool. Mas pilotar esse treco todo aberto no inverno uruguaio só deve dar certo com luva, galocha e aquela roupa de chuva que os motoboys daqui usam.
ResponderExcluirJá cheguei a rodar num Toyota Corolla taxi a diesel em Montevidéu, pena que aqui nós nunca pudemos usar um motor desses em carro médio mas ficaria até mais econômico que carro 1000 e com força para todas as situações mesmo com 5 pessoas mais bagagem e ar condicionado ligado.
ResponderExcluirNa hora que o meu irmão ver isso é bem capaz dele ter um ataque de fúria, ele vive dizendo que motor a gasolina não presta, se der trela fica criticando o Brasil que era o único país a limitar o uso do diesel o dia inteiro, e sempre fica tentando fazer a minha cabeça para botar motor a diesel na minha Explorer.
ResponderExcluirEu não tiro a razão dele, é mesmo revoltante ver essa estupidez se alastrando pela América Latina.
ExcluirÉ triste isso, estão condenando o Uruguai a virar praticamente uma Cuba que só serve para fazer bonito para turista.
ResponderExcluirÉ foda mesmo, hoje o mundo está virado do avesso. Priorizam esses carrinhos que parecem desenhados por uma criança de 3 anos ou então aqueles híbridos que viraram modinha entre os ecoxiitas quando mesmo um carro normal com motor a diesel ainda faz bem mais sentido tanto na parte financeira quanto até na ecológica. Essa mania de querer transformar o mundo num quintal da Xuxa me dá ódio.
ResponderExcluirTem gente que ainda se surpreende quando os artifícios publicitários acerca dos híbridos são escancarados diante de argumentos favoráveis ao Diesel. Quanto à questão do design, isso é extremamente subjetivo, até tem uns (poucos) carros pequenos que não são de se jogar fora, e com um motor Diesel podem ficar tão econômicos quanto uma moto de 250cc.
ExcluirMe da asco toda vez que un idiota empieza a hablar contra el gas-oil, que rinde mucho más que la nafta, y además que los motores son más fiables.
ResponderExcluirGostei desse triciclo com capota. Sabe onde acho para vender no Brasil?
ResponderExcluirAté onde eu me lembre, tem uma empresa em Manaus montando um modelo parecido.
ExcluirAún se puede comprar furgones chicos como el Peugeot Partner con motor de gas-oil. Lo que me enoja es que ya no se los vende en versiones de pasajero, entonces se necesita adaptar una butaca trasera.
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