sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pick-ups compactas: além do "sedan com caçamba"

Não é incomum que as pick-ups compactas, como a Fiat Strada, acabem servindo tanto aos trabalhos leves para os quais teriam sido desenvolvidas quanto para uso particular, motivado por uma imagem de liberdade associada às pick-ups de um modo geral, e para atender a consumidores com diferentes perfis incorporam opções como a cabine dupla, tornando-a basicamente algo como um "sedan com caçamba".
Convém ressaltar, porém, que em função do custo de aquisição normalmente inferior ao de uma pick-up de maior porte, as compactas tem uma grande participação no mercado de veículos comerciais, além da manobrabilidade mais cômoda em operações urbanas. Após ver uma Strada de cabine dupla carregando um pneu de trator, definitivamente não se pode fechar os olhos diante da má-vontade dos burocratas que não a reconhecem como "utilitários" apenas em função da capacidade de carga inferior a uma tonelada e ausência de tração 4X4.

De qualquer modo, pouco importando se vai ser efetivamente usada para trabalho ou apenas como um "sedan com caçamba", as pick-ups compactas são um bom exemplo para reforçar a grande incoerência em manter restrições ao uso do Diesel. Considerando até mesmo um contexto de segurança nacional, no tocante à racionalização do uso de recursos energéticos, faz muito mais sentido liberar o Diesel num veículo de concepção mais eficiente que empurrar alguns consumidores para veículos de tamanho, peso e consumo maiores. Que atire a primeira pedra quem nunca conheceu alguém que tenha comprado uma pick-up de porte médio com motor Diesel apenas para se encaixar no estereótipo do "cowboy urbano", mesmo que nunca vá carregar nada mais pesado que uma meia dúzia de sacolas após uma ida ao supermercado...

4 comentários:

  1. Boa noite! Parabéns pelo blog. Não sou entendido de motores como vc, mas admiro os motores a diesel. Realmente não faz sentido carros de trabalho à gasolina. Entendo que, para não aumentar o preço dos transportes, a restrição deva ser estendida aos táxis, pick ups e utilitários, leia-se restrição quanto à categoria, e não ao peso, de modo que não obrigue o consumidor a comprar um veículo grande e caro para desfrutar dos benefícios de um motor a diesel. Claro que o ideal, como a grande maioria dos países, seria revogar esta lei bizarra e incoerente de restrição ao diesel, e podermos comprar carros de passeio a diesel. Aí a petrobrás PIRA!!!

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    1. Na atual geração de motores Diesel leves já predomina a injeção direta, o que torna tecnicamente viável usar até etanol neles, a exemplo do que acontece com alguns modelos de caminhão e ônibus Scania, além de alguns chassis de ônibus Mercedes-Benz. Até a MWM já chegou a fazer uns motores flex Diesel-etanol na época que a injeção mecânica ainda predominava...

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  2. O problema é que até o etanol tem que passar pelas distribuidoras antes de chegar no consumidor final, é ridículo não poder comprar a granel direto na usina, tem que ter toda aquela cadeia de atravessadores para engrossar a arrecadação de ICMS, imposto de renda de mais empresas que acabam envolvidas em todo o processo logístico e por aí vai. Esse sim é o verdadeiro crime, não só contra a ordem econômica, mas na prática um crime de lesa-pátria. Manter estoques reguladores não chega a ser problema, mas fora isso a ANP e a Petrobras só fazem merda.

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  3. Tem muito colono que usa essas caminhonetinhas para serviço pesado, e ficaria mais fácil poder usar nelas o mesmo diesel que já usam no trator e em gerador e motobomba. Isso para não focar no biodiesel que podiam fazer na chácara mesmo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html