Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Caso para reflexão: Uruguai, maconha e biocombustíveis
Polêmicas à parte, vale lembrar que a Cannabis sativa tem algumas propriedades adequadas à substituição de materiais derivados do petróleo em diversas aplicações industriais, incluindo finalidades energéticas como a produção de biodiesel e até etanol celulósico (o famoso "etanol de 2ª geração"), e até na época que os primeiros europeus chegaram ao continente americano a erva já tinha aplicações no setor dos transportes (o velame, outras lonas diversas e todas as cordas usadas nas caravelas eram compostos principalmente por fibras de cânhamo). É no entanto de causar estranheza que o potencial energético do óleo de semente de maconha seja tão ignorado até pela maconheirada de plantão tanto no Uruguai quanto no Brasil, embora já venha despertando interesse em outros países. O professor Richard Parnas, da Universidade de Connecticut, conduziu em 2010 alguns estudos referentes ao biodiesel produzido a partir do cânhamo, com um aproveitamento de 97% do óleo. O pesquisador também destacou a facilidade que a planta tem para germinar em solos pobres que impõem dificuldades ao cultivo de gêneros alimentícios e outras espécies vegetais destinadas à obtenção de matérias-primas industriais, diminuindo o impacto atribuído aos biocombustíveis sobre a produção de alimentos.
Considerando peculiaridades do mercado uruguaio anteriores à infeliz restrição ao uso de motores Diesel baseadas nas capacidades de carga, passageiros ou tração, há algumas vantagens a serem observadas: alguns motores Diesel leves de concepção mais antiga com injeção indireta, sistema até hoje apontado como a melhor alternativa para promover uma combustão completa de óleos vegetais com menos riscos de problemas associados à polimerização da glicerina, como o DW8 da Peugeot e o 2C da Toyota, ganharam uma sobrevida em função da regulamentação de emissões defasada, o que viria a facilitar o uso direto do óleo de semente de cânhamo como combustível veicular. A questão do uso recreacional da maconha continua um tema controverso, mas o que importa é que não faz o menor sentido manter as restrições ao Diesel ao invés de aproveitar o óleo da semente para a produção de biocombustíveis.
9 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Não sou maconheira, não suporto nem o cheiro de maconha, mas não faz mesmo sentido desprezar as sementes que poderiam render uma quantidade até razoável de combustível.
ResponderExcluirNo te ilusiones, liberar la marijuana es más un intento genocida contra la juventud uruguaya.
ResponderExcluirEu sou a favor da maconha para outros usos, mas essa do biodiesel também parece boa.
ResponderExcluirNão levanto bandeira pelo uso recreacional da maconha, mas sou a favor do uso medicinal e na indústria petroquímica.
ResponderExcluirEssa turminha só quer saber mesmo é de ficar chapado. Se a maconheirada estivesse mesmo com boas intenções, uma das primeiras coisas a entrar na pauta de reivindicações seria exatamente o uso de biodiesel ou do óleo de semente de maconha como combustível para os ônibus.
ResponderExcluirEu sou a favor de que liberem a maconha para uso medicinal, e se pode ser usada para fazer um combustível mais limpo que o diesel usado nos ônibus fica bom que já se diminui a quantidade de gente precisando ser internada por ataque de asma por causa da poluição.
ResponderExcluirUm amigo meu que é usuário recreacional costuma dizer que é a favor do uso medicinal da maconha, mas mesmo com o canabidiol já sendo usado em alguns tratamentos alternativos a maconha in natura não me parece tão efetiva para uso medicinal.
ExcluirMaconheiro sempre tenta inventar alguma desculpa para querer liberar a maconha. Uma amiga minha que fuma até me falou dessa possibilidade de se fazer biodiesel de maconha, mas aqui o que é que dá para usar motor a diesel? Renegade não cai do céu não, viu...
ResponderExcluirA maioria dos maconheiros que eu já conheci insistia em defender um uso supostamente medicinal.
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