domingo, 29 de dezembro de 2013

Caso para reflexão: Fiat Palio Adventure Locker e capacidade de reboque

Numa ida recente a Florianópolis, foi possível observar mais uma situação que mostra a incoerência nos critérios envolvendo a classificação de "utilitários" para fins de assegurar o direito de usar motores Diesel. Pode parecer algo banal, mas ver uma Fiat Palio Adventure Locker acoplada a um reboque com uma lancha levanta questionamentos quanto à validação da capacidade de reboque somada à capacidade de carga do veículo. Uma lancha de 18 pés com casco em fibra-de-vidro, completa com motor, baterias, combustível e todos os acessórios, já supera com alguma folga os 700kg (sem levar em conta ainda o peso do reboque numa faixa de 150 a 200kg), o que somando à capacidade de carga de 500kg ultrapassa os 1000kg de capacidade mínima exigida a veículos de tração 4X2 (ou 4X4 sem reduzida) com acomodações para menos de 9 passageiros além do motorista.

Mesmo que um veículo de motor e tração dianteiros, caso da Fiat Palio Adventure Locker, sofra alguns impactos na capacidade de incursão off-road quando totalmente carregada, devido a um aumento na concentração de peso sobre o eixo morto, há de se levar em consideração um dos principais motivos que levaram a Fiat a lançar um modelo com essa proposta foi o fato de muitos proprietários de veículos 4X4 part-time nem sequer usarem a tração auxiliar com alguma regularidade (a bem da verdade, alguns chegam a não usar em nenhuma circunstância) mas apreciarem uma maior altura livre do solo e uma estética com pretensões aventureiras. Também não se deve desconsiderar que o sistema de transmissão mais simples acaba por agregar menos peso e atritos internos, proporcionando uma maior economia de combustível.


Ainda que o melhor fosse uma derrubada definitiva das limitações ao uso do Diesel em veículos classificados arbitrariamente por capacidade de carga, passageiros ou tração, convém observar algumas alternativas no âmbito técnico que já sirvam ao menos como pretexto para aliviar de forma gradativa as restrições atualmente em vigor, que no fim das contas podem até favorecer a queda de velhos preconceitos associados a esse tipo de motorização.

6 comentários:

  1. De adventure mesmo essa cabrita tem só o nome. Já passou da hora da Fiat fazer uma versão com tração 4x4 de verdade, na hora do vamo ver nem o locker dá conta.

    ResponderExcluir
  2. Mas e tem algum motor a diesel que preste para a Palio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns motores compatíveis com a Palio Weekend são o 1.3 Multijet atualmente usado na Strada, o 1.9 JTD de 1ª geração que chegou também a ser usado na Strada, e o 1.7 TD70 de injeção indireta sem gerenciamento eletrônico que era usado em versões exportadas para a Europa até 2004 e pouco tempo atrás ainda era disponibilizado em versões destinadas à exportação para alguns mercados latino-americanos.

      Excluir
  3. Se tivesse como usar motores iguais na lancha e no carro rebocador ficaria até melhor mesmo. Um primo meu que tem um Honda CRV andou dando uma olhada nuns motores de popa para uma lancha e chegou a comentar sobre isso, reclamando do preço de alguns filtros que são mais caros no motor marítimo.

    ResponderExcluir
  4. Já andei numa Weekend a diesel numa viagem que eu fiz para Portugal a uns anos atrás, era de um primo meu. Realmente é uma pena não poder ter esse tipo de motor nos modelos que são vendidos regularmente aqui, e a dele não tinha nem turbo mas já andava até melhor que aquelas 1.0 de 6 marchas e as 1.0 Fire de 16 válvulas.

    ResponderExcluir
  5. Quer um país onde as coisas dão certo e funcionam? Vai embora do Brasil enquanto dá tempo.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html