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sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Como prolongar a vida útil do DPF
Para que ocorra a "regeneração", que é um processo de auto-limpeza do filtro por meio da oxidação do material particulado retido, uma injeção suplementar de óleo diesel (ou substitutivos como o biodiesel) é necessária para que a temperatura dentro do núcleo do DPF seja elevada a patamares suficientes para promover a queima da fuligem que, assim como o carvão numa churrasqueira, transforma-se em cinzas leves e gás carbônico. Visando manter os custos de produção mais contidos, tem sido comum o uso de uma pós-injeção durante o ciclo de escape para suprir o combustível necessário à "regeneração", quando o mais adequado seria contar com um bico injetor suplementar específico para o DPF, a exemplo do que já ocorre na maioria dos veículos homologados para usar até 20% de biodiesel (B20).
Outro dispositivo que foi amplamente adotado para atender às normas Euro-5, o EGR, que por meio da recirculação de parte dos gases de escape (que necessitam de refrigeração antes da readmissão) durante o processo de combustão subsequente para reduzir a formação de óxidos de nitrogênio (NOx), tem efeitos adversos sobre o DPF: ocorre uma geração de material particulado mais intensa num veículo equipado com o EGR, que passa a exigir uma maior frequência e intensidade do processo de "regeneração". Há ainda, em função do EGR, uma diminuição nas temperaturas dos gases de escape, dificultando a vaporização do combustível dentro do núcleo do DPF. Vale recordar que a maior quantidade de material particulado denota prejuízos à eficiência do processo de combustão.
A injeção suplementar de água desmineralizada com algum álcool (normalmente metanol ou etanol) na admissão, que já traz benefícios ao processo de combustão e previne outros efeitos colaterais do EGR como a precipitação de fuligem que gera obstruções nas paredes do coletor e sedes de válvula de admissão ao reagirem com vapores oleosos da ventilação do cárter (PCV), também pode contribuir para uma melhoria na vida útil do DPF, justamente pelo processo de combustão mais completo que reduz a intensidade na geração de material particulado.
É possível forçar a "regeneração" removendo o filtro e submetendo o núcleo a um fluxo de gases quentes (desde ar aquecido a uma faixa de 600°C até gases pós-combustão de etanol ou algum combustível gasoso), mas tal procedimento só é recomendável em último caso, como uma obstrução mais severa do DPF num veículo que não percorra trechos rodoviários mais livres com tanta frequência. Na prática, o meio mais eficaz de manter a vida útil do DPF é trafegar ao menos uma vez por semana com o veículo numa via rápida de modo que seja possível gerar um fluxo de gases de escape a temperaturas suficientemente elevadas para que o processo de "regeneração" possa ocorrer espontaneamente com uma menor quantidade de injeções suplementares.
Um comentário:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Muito bom!
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