quinta-feira, 24 de março de 2016

Mais um Peugeot 504 para instigar a reflexão

De vez em quando eu me deparo com esse Peugeot 504, originalmente uma pick-up de cabine simples que acabou passando por uma "duplagem" de cabine ficando com um aspecto mais próximo a um sedan improvisado. A capacidade de carga nominal de 1300kg anterior à modificação já servia de pretexto para que o modelo pudesse contar com o motor Diesel sem entrar em contraponto com as regulamentações brasileiras, mas naturalmente a capacidade de carga efetiva sofre algum decréscimo após a modificação da carroceria ainda que para fins de registro e licenciamento prevaleça a capacidade nominal mesmo que o peso acrescentado ao veículo hipoteticamente o tornasse apto a carregar menos de 1000kg. Também é interessante observar que a nova configuração da carroceria não é das mais práticas para acomodar cargas mais volumosas, característica comum em sedans originais de fábrica devido à abertura limitada da tampa do porta-malas. Enfim, se um veículo utilitário que eventualmente tenha a capacidade de carga (tanto em peso quanto volumétrica, embora esse último parâmetro não seja levado em conta para fins de homologação) afetada por uma alteração de características ainda pode contar com o Diesel, as restrições hoje em vigor baseadas em capacidades de carga, passageiros ou tração que regulam esse "privilégio" se mostram incoerentes.

2 comentários:

  1. Acho fantásticos esses Peugeot, um primo de meu pai tem uma desde zero km. Muito estilosa picape.

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  2. Não entendo como a Peugeot nem ao menos tentou trazer a versão station-wagon que tinha no exterior, de repente podia ter tentado homologar no diesel como caminhonete fechada.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html