quinta-feira, 3 de março de 2016

Daihatsu Charade: renegado pelo mercado, mas uma base interessante para projetos

Dentre os inúmeros automóveis importados que começaram a chegar ao mercado brasileiro na década de '90, o Daihatsu Charade era um dos que podiam ter feito mais sucesso se tivesse vindo acompanhado de uma estratégia de marketing mais eficaz. Chegou apenas entre '94 e '96 na 4ª geração, que foi produzida entre '93 e 2000, com opção por um motor de 1.0L e 3 cilindros com 6 válvulas e carburador ou um de 1.3L e 4 cilindros com 16 válvulas e injeção eletrônica para o hatch, todos a gasolina, enquanto o sedan dispunha apenas de um motor de 1.5L e 4 cilindros com 16 válvulas também a gasolina. Em outros países o hatch também contava com o motor maior, além de um 1.6L para a versão esportiva GTi. Mas o que interessa mesmo é o motor CB-24 de 1.0L e 3 cilindros, não apenas por ter sido o mais comum no mercado brasileiro devido à tributação mais favorável a motores nessa faixa de cilindrada mas, principalmente, por ter compartilhado componentes com o motor CL Diesel de injeção indireta oferecido na 2ª e na 3ª geração do modelo, tanto em versões naturalmente aspiradas quanto turbocomprimidas. Como o motor CL também chegou a ser comercializado em versões para fins estacionários/industriais sob a designação Vanguard 3/LC numa joint-venture com a Briggs & Strattons, equipando também alguns quadriciclos side-by-side, o suprimento de peças para a montagem de um "misto-quente" baseado no CB está longe de ser inalcançável. A injeção indireta, além de impor pressões menos severas, também é interessante por favorecer o uso de óleos vegetais brutos como combustível alternativo. Tendo em vista que o motor não era exatamente um expoente em tecnologia, além das limitações inerentes à injeção indireta, baixa cilindrada e regime de rotação relativamente elevado, o uso de um turbocompressor é altamente desejável para que os valores de potência e torque não sofram tanto prejuízo.

9 comentários:

  1. Bom dia amigo. Por acaso o motor das Towner seria o mesmo? Como posso obter mais informações sobre essa versão a diesel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motor da Towner também é basicamente um Daihatsu da mesma série C. Mais informações sobre as versões Diesel podem ser encontradas em arquivos dos sites oficiais da Daihatsu e da Briggs & Strattons, além de alguns sites sobre carros antigos.

      Excluir
  2. Una lástima que no se puede más importar autos usados a las Filipinas, me quedaria ahora con ganas de comprar un de eses Daihatsu.

    ResponderExcluir
  3. Preciso de um carburador do charade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A essa altura do campeonato, deve ser muito mais viável adaptar algum carburador de moto. Ou ver se tem algum carburador nacional ou argentino que seja equivalente ao original. Diga-se de passagem, se o carburador original for o tal "carburador eletrônico", é até melhor trocar por um de moto.

      Excluir
    2. Eu tenho um..o meu estacom carburador de fiat uno ebomba eletrica de monza..roda perfeito e economico

      Excluir
  4. Zap +55 21965518832 junior
    Tenho peças de daihatshu
    Coletor
    Volante motor volante bomba dagua
    Falem cmg

    ResponderExcluir
  5. Tem outro motor que pode ser colocado no dayatshu 1.5 16 v

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html