Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
sábado, 16 de março de 2019
Caso para reflexão: Ford Transit Connect, Ford Kuga/Escape e a incoerência do modismo dos SUVs
A preferência artificialmente inflada pelos SUVs mundo afora reflete não apenas a conveniência para os fabricantes de origem americana que tinham mais facilidade para homologá-los como "caminhão leve" de modo a permitir o enquadramento em normas de emissões menos restritivas e metas menos audaciosas de redução de consumo de combustível no mercado doméstico, mas também de oferecer um produto com imagem mais prestigiosa em comparação a furgonetas preferidas pelos europeus ou às minivans indissociáveis do estereótipo da "soccer-mom" americana. A imagem de pretensões mais "aventureiras" inerente a um SUV certamente facilita o trabalho dos departamentos de marketing para tentar convencer o público generalista que valha mais a pena pagar caro por um veículo numa faixa de tamanho próxima mas que no fim das contas não tenha tantas funcionalidades a mais que possam justificar um preço maior considerando versões com uma concepção mecânica similar quando não se observa a tração 4X4 mais difundida nos SUVs como um pretexto para permitir o uso do Diesel em veículos particulares. Enfim, por mais que veículos com um tamanho bastante parecido acabem tendo diferenças mais substanciais quanto à praticidade e tipos de carroceria do que no tocante à mecânica, o conformismo de uma parte considerável dos consumidores em torno de uma única categoria que nem sempre é tão perfeita quanto a publicidade leva a crer se torna um tiro no pé...
2 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
É mesmo estranha essa rejeição aos furgões. Eu lembro duma vez que eu fui no Rio de Janeiro faz uns 20 anos e vi muita Fiorino com a traseira envidraçada e banco traseiro que ia ser embarcada para a Europa, e aqui no Brasil eu nunca vi dessas na rua.
ResponderExcluirEu me lembro de ter visto uma em Florianópolis, e curiosamente o painel de instrumentos estava montado mais ao centro.
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