domingo, 7 de abril de 2019

Caso para reflexão: geração atual da Chevrolet S10 e da Isuzu D-Max em meio à histeria por potência no mercado das pick-ups

A semelhança visual entre a Chevrolet S10 e a Isuzu D-Max não é mera coincidência, tendo em vista que as fabricantes são parceiras de longa data. No entanto, apesar de compartilharem o projeto básico de chassi e carcaça, na parte mecânica há uma diferenciação mais acentuada. No caso da S10, que no Brasil e mercados de exportação regional tem no motor Duramax de 2.8L a única opção turbodiesel, o comando de válvulas duplo é sincronizado por correia dentada, com potência e torque de 200cv a 3600 RPM e 440Nm com câmbio manual ou 500Nm com câmbio automático a 2000 RPM. Por sua vez a D-Max tem uma grande variedade de motores desenvolvidos pela própria Isuzu de acordo com especificidades de cada mercado, mas na Argentina e no Paraguai recorre ao 4JJ1-TC num rating de 177cv também a 3600 RPM e torque de 430Nm de 2000 a 2200 RPM para ambos os tipos de câmbio oferecidos, diferindo-se também pela sincronização por corrente ao invés de correia dentada. Ainda que não seja exatamente um motor tão rústico quanto outros da mesma série J que foram utilizados em gerações anteriores das pick-ups Isuzu, chama a atenção essa estratégia de oferecer o motor numa configuração menos ousada e aparentemente inspirada na tradição de utilitários mais destinados ao trabalho, podendo ser interpretada como uma opção para gerar menos esforços sobre componentes do motor, que também está disponível numa versão de 148cv a 2800 RPM e 375Nm de 1600 a 2800 RPM para uso em alguns caminhões leves. Naturalmente que o torque abundante é uma característica muito desejável e apreciada por quem opta por motores Diesel, e as gerações mais modernas tem sido beneficiadas pela evolução nos sistemas de injeção eletrônica e recursos diversos como o turbo de geometria variável, mas às vezes não é necessário ir com tanta sede ao pote e um ajuste mais conservador pode atender bem a muitos operadores que visem tanto a durabilidade quanto economia de combustível.

6 comentários:

  1. Já vi algumas vezes dessas Isuzu em praias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior parte das vezes que eu vi uma D-Max foi no litoral de Santa Catarina mesmo, mas essa eu vi em Porto Alegre. Deve ser de algum doble-chapa.

      Excluir
  2. E o que dizer sobre a mais nova "invencionice" dos ingleses: cobrar £100,00 (R$500,00) de cada caminhão ou ônibus registrado até 09/2015 que pretender acessar o centro de Londres. Só espero que os burocratas-mentecaptos de plantão não inventem de copiar isso por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma politicagem caça-níqueis que vai prejudicar a logística e até mesmo a mobilidade urbana. Considerando cargas que não sejam indivisíveis e possam ser acondicionadas em alguns veículos mais compactos, no fim das contas ainda teriam um footprint maior e um consumo de combustível mais elevado em proporção à capacidade de carga, na prática agravando os problemas de poluição e congestionamentos que se alegaria tentar combater com as restrições à circulação de caminhões e ônibus "velhos".

      Excluir
  3. Eu vi um dia desses uma Isuzu mais antiga, até era um pouco parecida com a S10 da época mas não tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manaus era lotada dessas quando eu era pequeno, mas a gasolina mesmo.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html