sábado, 6 de abril de 2019

Mais uma pérola do YouTube: motoneta similar à Honda Biz convertida para Diesel no Vietnã

Já não é nenhuma novidade que se pode converter motores de ignição por faísca para Diesel, sendo uma prática bastante difundida até entre os fabricantes de automóveis com o intuito de economizar custos de desenvolvimento. Mas o vídeo mostrando uma motoneta similar à Honda Biz convertida no Vietnã surpreende.
Do lado esquerdo pode ser observada a bomba injetora, adaptada junto à engrenagem do eixo de comando de válvulas para sincronização, e ainda um orifício adicional feito para acomodar a vela de incandescência (glowplug) usada para pré-aquecer o motor e facilitar a partida a frio. Do lado direito observa-se o bico injetor no orifício originalmente destinado à vela de ignição. Possivelmente o sistema de injeção direta tenha sido adaptado de algum motor estacionário pequeno.

2 comentários:

  1. Proibir só por proibir eu não seria a favor, mas acho que essa gambiarra não daria tão certo pelo menos aqui em São Paulo porque tem o etanol e dificilmente quem tem moto pequena fosse querer deixar o motor muito mais lento do que o normal.

    ResponderExcluir
  2. Se caminhão desregulado já empesteia quando passa, uma moto que dessas na mão da turma que gosta de cortar o escapamento para fazer barulho seria o inferno.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html