terça-feira, 20 de abril de 2021

Rápida observação: restrições ao uso de motores Diesel podem ter desfavorecido o downsizing?

Tomando por referência o contexto da década de '90, quando a aspiração natural e no caso específico de motores Diesel de alta rotação em faixas de cilindrada aplicáveis aos automóveis generalistas a injeção indireta ainda se mantinham confortáveis em alguns dos principais mercados, surge uma perspectiva em torno de como restrições em função das capacidades de carga e passageiros ou tração no Brasil fizeram o downsizing demorar a ser mais aceito pelos consumidores de modelos homologados como "utilitário" e portanto aptos a recorrer a esse tipo de motor no país. Uma referência a ser observada é o JPX Montez equipado com o motor Peugeot XUD9, que com 64cv e 1.9L parecia mesmo mais adequado a um carro como o Peugeot 306 argentino que o ofereceu como principal opção Diesel até '99. Ainda que o projeto original do jipe francês Auverland A3 cuja produção no Brasil foi licenciada à atualmente extinta JPX já previsse esse mesmo motor, e cujo uso teria servido também para facilitar à Auverland (atual Renault Trucks Defense) um controle mais exato dos volumes de produção para cobrança de royalties, também é conveniente recordar que o mercado automotivo brasileiro vivia uma reabertura durante a década de '90 após um período de restrição a importações que fomentou um comodismo entre os fabricantes que já tinham operações de fabricação local devido à ausência de competição com os produtos importados.
O próprio Peugeot 306 teve o ciclo de produção durante um momento de transição para a hegemonia do turbo e da injeção direta mesmo em motores Diesel que seriam destinados aos automóveis generalistas, de modo que o motor XUD9 a partir de '99 dava lugar ao DW8 em configuração semelhante para quem preferia uma opção mais rústica mas era acompanhado pelo DW10 de 2.0L sempre com turbo e injeção direta tipo common-rail para atender a um público que buscava mais sofisticação e desempenho parelho ao de similares a gasolina. Apesar da produção do 306 ter sido encerrada em 2002, e do DW10 hoje ser mais usado em furgões de porte médio a grande que em automóveis generalistas e SUVs em função de alterações na incidência de impostos tornando motores turbodiesel até 1.6L mais competitivos, não se pode negar que uma maior presença do turbocompressor levando motores relativamente compactos a alcançarem e até superarem níveis de potência e torque anteriormente associados a motores maiores e em alguns casos com regimes de rotação mais modestos. Naturalmente o downsizing poderia também ter contado com uma maior aceitação no Brasil ainda durante a década de '90, ou mesmo antes se nunca houvesse sido implementada qualquer restrição ao uso de motores Diesel em veículos leves de acordo com as capacidades de carga e passageiros ou tração, além do mais que a injeção indireta anteriormente predominante poderia favorecer experiências com o uso de óleos vegetais como combustível alternativo de forma análoga ao que foi feito com o etanol em veículos com motor de ignição por faísca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html