terça-feira, 27 de abril de 2021

Curiosidade: Ford Pampa 4X4

Um modelo que marcou época durante o período que a Ford manteve operações industriais no Brasil, a Pampa chegou a oferecer opção de tração 4X4 e até hoje foi a única na categoria das pick-ups derivadas de automóveis dispondo desse recurso. Em meio a algumas polêmicas quanto à durabilidade do sistema de tração suplementar para o eixo traseiro, por meio de uma tomada de força no câmbio ao invés de ter uma caixa de transferência como é habitual em utilitários mais pesados ou um diferencial central que se vê com alguma frequência em veículos modernos com tração integral, o modelo teve pouca aceitação, e hoje simplesmente avistar uma Pampa 4X4 já não é tão comum principalmente em áreas urbanas. E por não ter "reduzida", a princípio seria mais difícil regularizar uma eventual conversão para Diesel mesmo contando com tração nas 4 rodas, tendo em vista a capacidade de carga abaixo de uma tonelada e levar menos de 10 ocupantes (originalmente era oferecido um banco inteiriço para 3 ocupantes, embora hoje não seja incomum encontrar uma Pampa com 2 bancos individuais), não deixa de ser uma curiosidade e até dar margem à especulação quanto a outras modificações que poderiam ser aplicáveis. O exemplar das fotos me chamou a atenção inicialmente por ter somente 1 bocal de reabastecimento mais próximo à parte traseira da carroceria, enquanto nas versões de tração simples estaria imediatamente atrás da cabine e numa 4X4 sem descaracterizações seriam 2 bocais por terem saído de fábrica com 2 tanques, e no eixo traseiro o cubo de roda mais saliente devido à presença da roda-livre também se destacava. Ao ver de trás, a carcaça do diferencial traseiro já eliminou qualquer dúvida quanto a essa ser uma legítima Pampa 4X4.

6 comentários:

  1. Kamikaze, meu sogro teve uma, vermelha, com direito a tudo; 2 tanques e diferencial traseiro. Porem ele nao usava a tracao extra e tirou o carda deixando so a tracao dianteira, so mandando por de volta quando foi vender. Estava em otimo estado e a teve durante o tempo em que teve uma fazenda aqui em Goias. A pick-up era robusta e ajudava demais nas "lides do campo".

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    1. Recentemente eu ainda vi duas com os 2 tanques, e outra que me chamou a atenção por trazer os 2 bocais de abastecimento mas que o tanque traseiro foi removido para instalação de 2 cilindros de GNV.

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  2. tenho 1 4x4 e funciona tudo com 2 tanques a etanol original

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    1. Tem em mãos uma raridade então. As poucas que eu ainda vejo costumam estar ou muito alteradas (com gambiarras) ou visivelmente desgastadas.

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  3. Qual o preço dessa pampa

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html