sexta-feira, 25 de junho de 2021

5 pretextos para justificar que pick-ups compactas pudessem dispor de motor Diesel

Ao longo das últimas duas décadas, o segmento das pick-ups compactas derivadas de automóveis vem se destacando mais no mercado brasileiro, não apenas como uma ferramenta de trabalho para também refletir as aspirações da classe média urbana que via na Fiat Strada Adventure uma opção mais simples e de custo mais palatável em comparação a caminhonetes de porte maior. No caso específico da linha Adventure da Fiat, que tinha a proposta de conciliar uma aparência mais robusta remetendo aos 4X4 e a economia da tração simples, já ficava impraticável contornar a burocracia que impediu a homologação no Brasil das versões turbodiesel destinadas exclusivamente à exportação. Mas de um modo geral, vale destacar ao menos 5 motivos que justificariam uma eventual liberação do uso de motores Diesel para as pick-ups de pequeno porte:

1 - fomento à produção do biodiesel: de forma análoga ao ocorrido com o etanol a partir do regime militar, e com a liberação do gás natural em '96 que fomentou uma massificação desse combustível nos grandes centros urbanos nos últimos 25 anos, o biodiesel seria favorecido por uma maior demanda para atender a mais veículos que viessem a ser equipados com motores do ciclo Diesel sem comprometer a disponibilidade do óleo diesel convencional para as aplicações reconhecidas como "utilitárias" pelos burocratas de plantão;

2 - incrementos à eficiência geral pela concepção mais leve: tomando novamente como referência a Fiat Strada, cuja opção de cabine dupla introduzida em 2009 incorporou uma 3ª porta em 2013 visando proporcionar maior praticidade ao embarque e desembarque, o porte mais compacto e a tração dianteira podem parecer um demérito aos olhos de uma parte do público de utilitários com uma concepção mais tradicional. No entanto, para aqueles cujas condições operacionais permitem abrir mão da tração 4X4 e podem ser suficientemente atendidos por uma capacidade de carga menor, algumas características que permitem a uma pick-up compacta alcançar na gasolina médias de consumo similares às que só podem ser alcançadas nas pick-ups médias recorrendo-se ao óleo diesel são impossíveis de ignorar. A leveza do conjunto completo, associada à viabilidade de conseguir um bom desempenho com motores menores e o sistema de transmissão com menos atritos internos, justificam essa opção à medida que modelos com um perfil teoricamente "utilitário" e de uma concepção mais pesada que se faz necessária para dispor de um motor turbodiesel no Brasil são empurrados como um mero símbolo de status e burlando a intenção alegada de preservar a disponibilidade de óleo diesel para o transporte comercial e outras utilizações profissionais;

3 - atender ao público rural: por mais que ainda se tenha uma imagem dos pólos agropecuários quase como um cenário de filmes de cowboy que favorecesse somente caminhonetes de porte mais avantajado e com tração nas 4 rodas, não é impedimento para uma presença considerável das pick-ups compactas nesse segmento em função do custo e da adequação para alguns serviços. Além de eventuais aplicações na assistência técnica agropecuária que também qualificariam uma Fiat Strada para atender bem desde uma pequena chácara até grandes fazendas, vale destacar a importância da agricultura familiar no Brasil e como um veículo mais compacto e eficiente possa ser útil tanto em usos particulares quanto para levar uma produção de menor volume a mercados e entrepostos agrícolas;

4 - melhor autonomia sem abrir mão da capacidade de carga: considerando que pick-ups pequenas já tem uma capacidade de carga mais modesta em comparação às maiores, um motor turbodiesel seria desejável em função da maior distância possível de percorrer somente com o sistema de combustível original em operação. Comparando-se à ignição por faísca que pode ser associada ao gás natural com uma relativa facilidade, especialmente em motores de concepção básica como o Fire 1.4 Flex que vem sendo oferecido na Fiat Strada desde a geração anterior, ainda caberia salientar que um turbodiesel mais moderno eventualmente associado a sistemas de controle de emissões mais complexos como o filtro de material particulado (DPF) ou até mesmo o SCR cujo reservatório para o fluido-padrão AdBlue/ARLA-32 acabaria sendo um inconveniente aos olhos de alguns operadores, ainda é possível considerar um menor comprometimento da capacidade de carga tanto em peso quanto eventualmente em volume para um turbodiesel;

5 - versatilidade em comparação aos SUVs da moda: não se pode negar que uma pick-up compacta preserva mais características efetivamente utilitárias, mesmo que sejam eventualmente subestimadas no tocante à aptidão para aplicações profissionais. A presença de um compartimento de carga segregado do habitáculo é útil dependendo do tipo de material que venha a ser transportado, enquanto opções como a cabine estendida oferecida na geração anterior da Fiat Strada possibilitavam transportar alguns objetos mais sensíveis com uma maior proteção. Vale até lembrar de quando era relativamente comum adaptar um banco traseiro para mais 2 lugares na Strada de cabine estendida, embora seja hoje proibida essa modificação devido à ausência de pontos de ancoragem para cintos de segurança na parte traseira da cabine. Caso contrário, não seria tanto de se duvidar que uma Strada de cabine estendida com banco traseiro adaptado e algum motor turbodiesel como os destinados à exportação teria atendido bem a uma parte considerável do público-alvo atualmente direcionado aos SUVs.

2 comentários:

  1. Em alguns serviços na roça até não tem como abrir mão da tração nas 4 rodas que hoje só tem para caminhonete maior, mas não justifica proibir as pequenas de usar motor a diesel. Muito sitiante já usa só carro pequeno por ser mais barato e qualquer mecânico bom saber mexer.

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  2. Câmbio automático hoje seria mais importante que botar banquinho na parte estendida da cabine, além do mais que tem a cabine dupla também.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html