quarta-feira, 13 de julho de 2022

Motor BMW B57 e os 4 turbos: uma solução inusitada

Uma daquelas idéias que pareciam improváveis quando inicialmente aventadas, apesar de já ser comum o uso de sistemas de turbocompressão de duplo estágio, mas a BMW foi o único fabricante a produzir um motor Diesel com 4 turbos, sendo que cada par opera sequencialmente e pressurizando 3 cilindros no motor B57D30S0 de 6 cilindros em linha e 3.0L que chegou a ser disponibilizado no Brasil somente na atual geração do BMW X5 M50d. Turbocompressores menores podem pressurizar mais cedo, logo o turbo-lag fica menos intenso, mas é natural que a partir de determinadas condições fiquem insuficientes para os patamares de desempenho que se deseje alcançar, e no caso do motor BMW B57 é no mínimo curioso constatar que foram oferecidas desde opções com apenas um turbo, passando por uma versão biturbo nunca oferecida regularmente no Brasil, até o extremo do quadriturbo. Ainda mais curioso é que em todas as configurações são usados somente turbocompressores de geometria variável, teoricamente já aptos a mitigar o turbo-lag, tanto na versão com um único turbo quanto na twin-turbo sequencial e na quadriturbo que também tem o funcionamento de cada par sequencialmente.

Realmente podem haver benefícios com a configuração mais acertada para uma determinada condição operacional, e no caso do BMW X5 M50d a pretensão de esportividade é abrilhantada pelo inusitado uso dos 4 turbos, mesmo que possa ser tratado mais como uma proeza da engenharia como uma efetiva necessidade. É inegável que aproximar as turbinas dos coletores de escape favorece vencerem a inércia, e movimentarem de forma mais eficiente os compressores desde faixas de rotação menos extremas, e os turbos contarem com geometria variável também tem seus méritos, e provavelmente ficaria mais difícil alcançar a potência de 394hp a 4400 RPM, mas principalmente sustentar o pico de torque de 760Nm de 2000 a 3000 RPM, caso fosse usado outro método. E mesmo que um único turbo ou um par de turbos sequenciais, em ambos os casos com turbos de tamanho maior que os usados no motor B57D30S0, se revelem capazes de operar até mais satisfatoriamente em regimes de rotação mais altos, no fim das contas a brutalidade com que um motor Diesel costuma ser bem servido de torque em baixas rotações é o que mais encanta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html