sexta-feira, 1 de julho de 2022

Por quê um motor como o Rootes TS3 "Comer Knocker" seria desejável nos dias de hoje com alguns (poucos) aperfeiçoamentos

Um motor que ficou mais famoso na Inglaterra e alguns mercados de exportação principalmente entre os países da Comunidade Britânica, o Rootes TS3 se caracterizava por ter 3 cilindros horizontais e pistões opostos, com um par de pistões para cada cilindro e funcionando no ciclo Diesel 2-tempos, mas com apenas um virabrequim e recorrendo a um sistema de balancins para fazer com que os cursos ascendentes dos pistões ficassem voltados para os centros dos cilindros, sendo também reconhecido como um dos motores mais eficientes já usados em algum veículo. Sempre instalado em posição horizontal para ter uma altura reduzida da instalação em comparação aos motores Diesel 4-tempos com os cilindros em posição vertical, tinha como principal vantagem a facilidade para equipar caminhões de cabine avançada das marcas Commer e Karrier, embora fosse mais largo e acabasse tendo uma altura maior do que seria possível com um par de virabrequins em cada extremidade conectados por engrenagens a um volante de motor em posição centralizada se fosse o caso de também ser instalado em posição horizontal. Convém lembrar os recentes desenvolvimentos de motores Diesel 2-tempos com pistões opostos de acordo com projetos da startup Achates Power, que já estabeleceu parcerias com a Fairbanks-Morse que hoje fornece sistemas de propulsão naval até para as Forças Armadas dos Estados Unidos ainda baseada em motores com um projeto originado quase 100 anos atrás, e até a Cummins anteriormente refratária aos motores 2-tempos mas que participa do projeto de um novo motor destinado a tanques de guerra e outros veículos e equipamentos de combate, e portanto ainda vale considerar que um motor como o Rootes TS3 também conhecido como "Commer Knocker" permaneceria desejável com alguns aperfeiçoamentos para outros segmentos.

Em meio às normas de emissões cada vez mais rígidas, sobretudo com relação ao material particulado já tendo massificado o uso do filtro DPF e dos óxidos de nitrogênio (NOx) para os quais estratégias tão diversas quanto a recirculação de gases de escape através do sistema EGR ou o recurso à redução catalítica seletiva (SCR) por meio de um fluido-padrão à base de uréia e água desmineralizada cujas principais denominações comerciais são AdBlue, ARLA-32, ARNOx-32 e DEF de acordo com cada região, é conveniente lembrar que o "Commer Knocker" chegava a emitir menos NOx que motores turbodiesel 4-tempos certificados na norma Euro-3, mesmo sem contar com o gerenciamento eletrônico que já era massificado na Europa durante aquela fase de controle de emissões e podia ser útil visando à diminuição da formação de material particulado que era um ponto especialmente crítico nos motores Diesel 2-tempos e ainda é constantemente apontado como o motivo para os motores Detroit Diesel das séries 53, 71 e 92 terem perdido participação de mercado nos Estados Unidos na década de '80. Agora com a integração dos sistemas de gerenciamento eletrônico dos motores a dispositivos de segurança como controles de tração e estabilidade, já soa mais fácil justificar um desenvolvimento nesse âmbito, que facilitaria o retorno de um motor com configuração semelhante ao Rootes TS3 a diversos tipos de veículo hoje equipados predominantemente com motores turbodiesel 4-tempos entre 4 e 6 cilindros verticais. E mesmo que por uma questão de confiabilidade ainda me pareça mais desejável dispor de um compressor volumétrico acionado pelo próprio motor, tendo em vista ser essencial esse recurso para os motores Diesel 2-tempos mas sem inviabilizar o uso do turbocompressor simultaneamente, também seria o caso de considerar a integração com sistemas híbridos, mesmo aqueles de 48 volts que podem ser integrados a compressores com acionamento elétrico, sendo também oportuno destacar o caso dos últimos motores Volvo twin-turbo Diesel que recorriam a um impulsor pneumático denominado PowerPulse como uma espécie de motor-de-arranque para o turbocompressor de baixa pressão tanto na partida quanto em acelerações intensas até que a pressão dos gases de escapamento pudesse sustentar uma pressurização mais constante.

E mesmo com a atual hegemonia da tração dianteira e do motor transversal em veículos destinados ao público generalista, excetuando as pick-ups médias e grandes e alguns SUVs de concepção tradicional com chassi separado da carroceria e motor longitudinal com tração somente traseira ou nas 4 rodas, um aspecto a ser levado em conta é a possibilidade de um motor horizontal proporcionar um rebaixamento do centro de gravidade e melhorando a estabilidade, por mais que o ideal seja o condutor estar ciente das peculiaridades desse tipo de veículo ao invés de esperar uma dirigibilidade de carro "normal" para a qual até as mais diversas assistências eletrônicas podem ser insuficientes para desafias as leis da Física. Vale destacar que a distância entre o ponto mais alto do cabeçote e o capô do motor em um veículo vem sendo apontada como um fator determinante para a redução da incidência de lesões graves decorrentes de um atropelamento, por mais inócua que possa parecer quando se trate de uma caminhonete que tenha um "paredão" na parte frontal, e dificilmente o fabricante vá alterar para haver um desnível entre o capô e a linha de cintura. Enfim, além de fatores mais técnicos visando superar desafios burocráticos quanto à questão das emissões que tem sido apontada como um desafio à continuidade do motor de combustão interna de modo geral, e para os quais uma integração com outros métodos eventualmente tratados mais como antagônicos ao Diesel pela mídia generalista e por alguns burocratas de plantão, um motor como o Rootes TS3 "Commer Knocker" ainda é desejável nos dias de hoje até por aspectos mais palpáveis e à primeira vista improváveis como a segurança.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html