quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

5 modelos que seriam tentadores para testar um motor aos moldes do antigo "Commer knocker"

Um motor bastante peculiar, e que muito se destacou quando surgiu na Inglaterra por facilitar o uso da cabine avançada em caminhões, o Rootes-Lister TS3 tornou-se conhecido informalmente por "Commer knocker" em alusão ao intenso uso em caminhões Commer e o som característico que emitia. Apesar de ter sido muito subestimado como praticamente todos os motores Diesel 2-tempos de um modo geral, foi sem sombra de dúvidas um dos mais geniais já desenvolvidos, e ainda poderia muito bem continuar ao menos inspirando novos projetos para as mais diferentes necessidades em veículos utilitários. E dentre tantos modelos que poderiam ter se beneficiado de um motor aos moldes do glorioso Commer knocker, originalmente produzido para uso veicular entre 1954 e 1958, ao menos 5 podem ser mencionados...

1 - Humvee/Hummer H1: tendo em vista a posição do motor para a distribuição de peso no Humvee original, a princípio a disposição horizontal de um motor como o Commer Knocker poderia atender até melhor que os V8 Detroit Diesel entre 6.2L e 6.5L que o equipavam originalmente. Uma quantidade de peças menor também teria sido algo a considerar na aplicação militar, com menos possíveis pontos de falha e uma manutenção mais simples;

2 - Ram 2500: pode soar como loucura sugerir qualquer motor Diesel diferente de um Cummins série B para esse modelo, mas vale lembrar da verdadeira bagunça que foi a história da Chrysler/Dodge no mercado de caminhões mundo afora, até mesmo na Inglaterra onde o motor Rootes-Lister TS3 surgiu. E a situação fica ainda mais interessante de analisar tendo em conta que a marca Ram emergiu da Dodge, e após a Chrysler ter vendido o Rootes Group para a Peugeot ambas as empresas posteriormente viriam a estar amalgamadas na gigante Stellantis atualmente. Pouco se comenta sobre a propriedade intelectual referente aos projetos de motores antigos do Rootes Group, que a princípio teriam ficado com a Peugeot desde a compra de antigas divisões européias da Chrysler;

3 - Nissan Frontier da geração D22: primeira a chegar a ser fabricada no Brasil, só o fato de ter usado motor MWM Sprint ao invés do YD25 de algumas versões similares estrangeiras já leva a crer que um motor "de fora" estaria longe de ser uma heresia. Também é interessante observar fatores históricos em outras regiões, envolvendo tanto experiências da antiga divisão Nissan Diesel com motores 2-tempos, quanto uma influência inglesa sobre a parte técnica da Datsun como uma antecessora direta do que viria a se tornar a Nissan, bem como de alguns motores usados em outros modelos da Nissan na Espanha que foram desenvolvidos a partir de projetos reaproveitados de quando a Motor Ibérica produzia motores Perkins ingleses sob licença;

4 - Land Rover Discovery de 1ª geração: embora já fosse equipado com motores turbodiesel entre as opções de fábrica, certamente uma parte considerável do público do modelo ainda pudesse apreciar uma configuração mais peculiar e a maior aptidão para fatores de carga mais pesados. E novamente seria o caso de destacar a simplicidade, e o fato da única parte a requerer a remoção do motor para substituição ser os bronzinamentos do virabrequim facilitaria a manutenção e eventuais reparos mesmo durante uma expedição de longa distância;

5 - Mitsubishi Pajero Full da década de '90: só de lembrar que o motor 4M40 tem fama de queimar juntas de cabeçote, a configuração de pistões opostos aplicada ao motor Commer knocker simplesmente eliminar essa vulnerabilidade já é algo a salientar. O crescimento da Mitsubishi em partes da África, Ásia e Oceania exatamente na sombra da Chrysler, também pode ser considerando um interessante precedente histórico, especialmente no caso da Austrália e da Nova Zelândia que já foram mercados bastante receptivos a caminhões Commer e Karrier.

2 comentários:

  1. Eu incluiria a Kombi flatulenta nessa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, aquele motor Gemini Diesel destinado à aviação experimental talvez fosse mais conveniente.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html