sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Mais uma preciosidade do YouTube: motor Cerlist de 3 cilindros em funcionamento

Um motor extremamente raro, que teve uso mais mais difundido em embarcações leves e diversos equipamentos especializados, tendo como única aplicação de destaque em algum veículo uma versão militarizada do Jeep FC, o motor Cerlist de 3 cilindros funcionava no ciclo Diesel 2-tempos com loop-scavenging, sem válvulas de admissão nem de escape. Desenvolvido pelo engenheiro austríaco Hans List, que foi o fundador da empresa de consultoria AVL, teve produção nos Estados Unidos inicialmente pela empresa Cerlist fundada por Peter Cerf em 1956, e vendida à Waukesha em 1963 que manteve em linha os motores Cerlist de 2 e 3 cilindros em linha e 4 e 6 em V até 1973 principalmente para atender a embarcações e maquinário especializado.
O exemplar que aparece no vídeo, montado no chassi de uma caminhonete Jeep M-677 de cabine avançada aparentemente sendo restaurada, aparenta funcionar à perfeição durante o teste. Infelizmente aparece só o lado esquerdo do motor, e o compressor que é essencial para gerar pressão de admissão fica do lado direito sem poder ser observado. Algumas peculiaridades são o compressor ter acionamento por correia, ao contrário dos motores Detroit Diesel que são os mais conhecidos quando se menciona motores Diesel 2-tempos de fabricação americana e usam acionamento por engrenagens para o compressor, e também o fato de ser um tanto pesado mesmo com bloco e cabeçote feitos em liga de alumínio. Era usado em substituição ao motor Super Hurricane de 3.7L com 6 cilindros em linha e válvulas laterais movido a gasolina previsto no projeto original do Jeep FC-170 que havia dado origem ao M-677. Com potência de 85hp e torque máximo de 23,5kgfm em comparação aos 115hp e 26,2kgfm do Super Hurricane, a maior vantagem oferecida pelo motor Cerlist de 3 cilindros era a economia de combustível, fazendo mais de 6,8km/l num Jeep M-677 com peso bruto total pouco acima de 3600kg enquanto o motor a gasolina não passava de 3,4km/l.

2 comentários:

  1. Seria melhor usar engrenagem ou correia para acionar o compressor?

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    Respostas
    1. A princípio, seria da minha preferência o acionamento por engrenagens.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html