sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Clássico nacional: Ford F-600 Bumpside 4X4

Caminhões Ford já tiveram a popularidade maior em diferentes momentos históricos, e a geração da Série F conhecida no exterior como Bumpside teve um ciclo de produção mais longo no Brasil mesmo tendo iniciado tardiamente em relação aos análogos feitos em outros países. Um exemplar interessante é esse F-600, ano de fabricação 1973, ao que tudo indica militarizado pela antiga Engesa e com o famoso Kit Tração Total de conversão para 4X4 desenvolvido para atender a uma demanda do Exército Brasileiro em meio à necessidade de modernizar e nacionalizar uma frota na qual predominavam viaturas de origem americana da II Guerra Mundial. No tocante às motorizações originalmente disponíveis à época, figuravam o V8 Y-Block de 292 polegadas cúbicas ou 4.8L a gasolina e como opção Diesel o Perkins 6-354 de 354 polegadas cúbicas ou 5.8L e 6 cilindros em linha com injeção direta.

Ao menos nos modelos originais de tração simples traseira é mais comum adaptar um motor diferente, e os Mercedes-Benz sendo a opção mais comum em repotenciamentos, mas nas versões 4X4 militarizadas pela gloriosa Engesa uma manutenção bem mais criteriosa quando ainda eram usados pelos militares favorece ao menos em teoria que exemplares remanescentes preservem o motor original quando vão a leilão. No caso desse exemplar específico, que passou muito brevemente e sem tempo suficiente para uma análise mais minuciosa, além do eixo dianteiro com o alojamento do diferencial deixando óbvio tratar-se de uma versão 4X4, também é curioso ter a carroceria do tipo beavertail normalmente usada para carregar maquinário pesado. Certamente a tração nas 4 rodas é uma boa ajuda para fazer alguns serviços pesados em terrenos bravios...

2 comentários:

  1. Como reconheceu tão rapidamente que esse é 4x4?

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    1. As pontas de eixo muito salientes, com o acionamento manual da roda-livre, já me chamaram a atenção antes que a carcaça do diferencial ficasse mais aparente.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html