sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Clássico: Toyota Bandeirante com capota de lona

Um daqueles utilitários que marcaram época, o Toyota Bandeirante ainda tem uma legião de entusiastas por esse Brasil afora, tanto naqueles mais longínquos rincões do interior quanto nas grandes capitais, de certa forma ainda sendo relativamente comum ver exemplares ainda em atividade. E embora ainda seja mais comum avistar um Bandeirante com capota de aço, até porque foi disponível tanto nos modelos de chassi curto quanto longo do jipe, vez por outra aparece algum com capota de lona. A bem da verdade, essa configuração acaba sendo rara em parte pela atribuição de uma imagem mais "séria" a veículos de capota rígida nos primórdios da fabricação de automóveis no Brasil, e mesmo tratando-se de utilitários com uma concepção austera a maior parte de consumidores com perfil generalista ficava condicionada a compactuar com essa preferência.

Se antes era comum que fosse subestimada e vista com desdém por falsos intelectuais urbanóides que parecem acreditar que um pé de alface simplesmente brota em algum balcão do supermercado, agora a capota de lona acaba encontrando apreciadores que fazem um uso mais recreativo, com a possibilidade de ter mais contato com a natureza ao trafegar com a capota abaixada e em alguns casos até o parabrisa rebatido em alguma trilha ou outro atrativo turístico. No caso desse exemplar das fotos, ainda de faróis redondos, chama a atenção o conjunto moderno com projetores que substituiu os sealed-beams originais na frente, além dos faróis auxiliares com um aspecto igualmente mais arrojado. Uma modificação até de muito bom gosto, sem alterar demasiadamente e desnecessariamente a estética que se espera do Toyota Bandeirante até '89 que foi o ano da mudança para os faróis quadrados e também substituição do motor Mercedes-Benz OM-314 pelo OM-364 que acompanhou o modelo até '94 dando lugar ao motor Toyota 14B que seguiria até 2001.

E embora seja mais desafiador conseguir uma boa vedação com capota e portas de lona em comparação às de aço, de modo que uma eventual transposição por trechos alagadiços favorecida pelo snorkel para a captação de ar para a admissão pudesse acarretar na entrada de água a bordo, me chamou a atenção que as portas desse pareciam bem mais ajustadas à carroceria comparando às que eu via em exemplares de uso operacional militar. O guincho na frente, e um recipiente "Jerry can" para armazenar combustível extra montado atrás junto ao estepe, são outros detalhes que me chamaram a atenção nesse Bandeirante, bem como o estado de conservação geral para um veículo com mais de 30 anos e originalmente criado para enfrentar condições de rodagem das mais severas possíveis. Enfim, o Toyota Bandeirante de um modo geral já se destaca, mas esse com capota de lona se sobressai um pouco a mais nos dias de hoje, além do mais no Brasil onde carro conversível nunca foi tão apreciado como seria de se supor...

2 comentários:

  1. Desses eu ainda vejo com capota fechada, nunca mais vi um que fosse conversível, mas tem quem use normalmente na cidade igual carro pequeno

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    1. Algumas versões do Toyota Bandeirante ainda são mais curtas e estreitas que um Etios ou um Yaris, além da distância entre-eixos mais curta.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html