terça-feira, 5 de dezembro de 2023

5 motores que seriam tentadores para adaptar a um Nissan Patrol Y62

Com uma proposta mais declaradamente de luxo, o Nissan Patrol Y62 chama a atenção pela ausência da opção por ao menos um motor Diesel, contando somente com um motor 4.0 V6 de disponibilidade limitada e só em configurações mais básicas e o 5.6 V8 que é o grande destaque da linha. Naturalmente, por ser ainda um utilitário destacado pela capacidade de incursão off-road, a falta da opção por um motor Diesel constitui um eventual empecilho para uma grande parte do público que o destina efetivamente a um uso para longas viagens. Caberia destacar vários motores que possivelmente serviriam bem ao modelo, dentre os quais ao menos 5 seriam especialmente dignos de nota...

1 - Cummins ISF3.8: apesar de ter só 4 cilindros, e portanto presumivelmente uma menor suavidade comparado a motores de 6 a 8 cilindros em faixa de cilindrada próxima, seria adequado para movimentar com desenvoltura um caminhonetão grande como o Nissan Patrol Y62. A rusticidade de um motor mais voltado a caminhões e ônibus com peso bruto total entre 7 e 10 toneladas pode destoar à primeira vista da proposta mais luxuosa, e os regimes de rotação mais modestos em comparação a um motor V6 ou V8 a gasolina pode desagradar a quem tenha o péssimo hábito de exagerar na velocidade mesmo que caminhonetes e SUVs tenham algumas características mais próximas de um caminhão e portanto sejam mais difíceis de controlar em determinadas condições, mas ficaria conveniente para um uso normal;

2 - Cummins ISF2.8: menor e mais leve que o 3.8 e com regimes de rotação mais altos, é até tratado pela própria Cummins como uma opção aos V8 small-block a gasolina para o mercado de reposição nos Estados Unidos e Canadá. A princípio uma comparação aos V6 ficaria mais apropriada, tomando como referência o que ocorreu no Brasil à medida que motores turbodiesel de alta rotação em faixas de cilindrada entre 2.5L e 3.0L iam tomando o espaço dos V6 a gasolina junto a um público que destinava pick-ups médias a um uso particular/recreativo. O projeto do ISF2.8 ter sido desenvolvido com algum grau de cooperação entre Cummins e Nissan é outro aspecto a destacar;

3 - GM Duramax 6600: ter sido usado em adaptações em gerações anteriores do Nissan Patrol na Europa abre um precedente interessante. Podia até soar overkill diante dos motores de 2.8L e 4.2L com 6 cilindros em linha e injeção indireta que chegaram a ser usados tanto em configuração aspirada quanto turbo em alguns modelos antigos do Nissan Patrol, ou do motor turbodiesel de 3.0L e 4 cilindros com injeção eletrônica common-rail que os substituiu em regiões como a Europa e a Austrália, mas atenderia bem ao Y62 também;

4 - Iveco F1C: com origens que remontam aos motores SOFIM de 2.5L e 2.8L usados em diversas gerações de furgões Fiat, Iveco e Renault, com versões 4X4 em alguns casos, é um motor bem conhecido. Tendo em vista a cooperação entre Renault e Nissan, talvez o precedente histórico da joint-venture SOFIM justificasse esse motor;

5 - Isuzu 4HK1: apesar de ser algo pesado para um motor de apenas 4 cilindros, e pelo que alguns estrangeiros (principalmente africanos) já me disseram o Brasil seria o único país onde a Isuzu é basicamente ignorada e pouco prestigiada, certamente seria capaz de proporcionar desempenho adequado a um Nissan Patrol Y62, e ser absolutamente robusto para enfrentar condições bastante desafiadoras em longos trajetos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html