quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Volkswagen Jetta/Vento TDI potencialmente afetado pelo escândalo do Dieselgate desovado no Paraguai?

É bastante conhecida a facilidade que se tem para importar veículos usados no Paraguai, embora o mais comum quando se trata de tais operações seja lembrar de veículos japoneses que ainda precisam passar pela conversão do cockpit do lado direito para o esquerdo, também acontecendo a importação de outras regiões como os Estados Unidos, a Europa ou a Coréia do Sul, e a maior leniência do Paraguai quanto a normas de emissões em comparação aos principais mercados automobilísticos mundiais aparentemente viabilizaria até a desova de modelos da Volkswagen afetados pelo escândalo do Dieselgate e que foram recomprados pela empresa nos Estados Unidos. Alguns exemplares ainda foram revendidos nos Estados Unidos após a remoção do software fraudador das normas de emissões, embora seja incerta a legalidade da exportação de outros que mantivessem a configuração original de fábrica mesmo para regiões onde a defasagem das normas de emissões em comparação aos Estados Unidos e à Europa tornasse redundante o "conserto". Durante uma ida recente a Bombinhas, cidade turística no litoral norte de Santa Catarina que é bastante apreciada pelos paraguaios como destino para as férias de verão, ao avistar um Jetta de 6ª geração com o I azul no logotipo TDI logo fomentou um questionamento quanto à situação do modelo.

Embora alegadamente a Volkswagen tivesse conseguido manter o enquadramento às normas ambientais dos Estados Unidos em 2008 sem recorrer ao sistema SCR no Jetta, mediante o uso do LNT (Lean NOx Trap) para controle dos óxidos de nitrogênio (NOx), um procedimento específico antes da partida servia para deflagrar na central eletrônica de controle do motor uma programação específica para permanecer dentro das normas durante testes de homologação de consumo de combustível e emissões junto à EPA e outras agências regulatórias em mercados como a União Européia. Como no uso normal dificilmente o motorista faria tal procedimento, que era até desconhecido do grande público antes de ser deflagrado o escândalo do Dieselgate, as emissões ficavam em desacordo com os valores homologados e excediam a regulamentação vigente, especialmente no tocante aos NOx. Mas no caso específico do Jetta com placa do Paraguai avistado por mim em Bombinhas, além do I azul no emblema que remetia ao mote "Clean Diesel" usado pela Volkswagen ou da designação BlueMotion para versões de apelo "ecológico", o que me levou a crer que se trate de um exemplar afetado pelo Dieselgate foram os faróis de especificação americana, mesmo que tivesse um logotipo com o nome Vento que poderia levar a crer até tratar-se de um exemplar desde 0-km emplacado no Paraguai ao invés de ter sido importado já usado.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html