terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Gás natural veicular sendo transportado de caminhão: situação que ainda evidencia a necessidade por um combustível com manejo mais simples

Uma cena que eu já vi em Florianópolis mais de uma vez, mas que ainda me chama muito a atenção, é um caminhão transportando gás natural veicular ao invés de um gasoduto. O mais curioso é que a categoria teoricamente mais receptiva a esse combustível, que seria a dos taxistas, em Florianópolis já o rejeita e permanece usando gasolina na maioria das vezes devido à oferta ainda pequena para o tamanho da parte insular da cidade, e assim pode-se deduzir que os maiores interessados no gás natural longe do centro onde 2 postos o oferecem e da Agronômica onde passou a ser oferecido no posto Angeloni poucos anos atrás seriam turistas principalmente vindos da Argentina que passaram a considerar um motor de ignição por faísca o mais medíocre possível como "à prova de burro" à medida que os motores Diesel ficavam cada vez mais sofisticados e complexos. E na falta ao menos um ramal do gasoduto para o Norte da Ilha e outro para o Sul da Ilha, o inusitado uso de um caminhão para transportar gás natural a um posto permite comparações tanto ao gás liquefeito de petróleo ("gás de cozinha" ou GLP) quanto a combustíveis de uso veicular como a gasolina e o óleo diesel convencional, e até ao etanol recordando a possibilidade de apresentar o biogás/biometano como outra opção de biocombustível, em que pesem as diferenças no manejo que ainda podem ser mais favoráveis aos combustíveis líquidos tradicionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html