domingo, 29 de julho de 2012

Breves razões para não usar óleo diesel com teor de enxofre superior a 50ppm em veículos Euro-5/Proconve P7

  • Acidificação excessiva dos gases de escapamento, o que é particularmente crítico nos motores equipados com o dispositivo EGR. Os compostos de enxofre formados na combustão, ao recircularem pela câmara de combustão, desencadeiam processos de corrosão, assim danificando componentes internos do motor. Há ainda um risco maior de contaminação do óleo lubrificante;
  • Danos ao revestimento anticorrosivo em tanques feitos de chapa de aço estampada: é comum o uso de uma resina impermeabilizante para proteger o interior do depósito de combustível, evitando a corrosão do mesmo e o eventual entupimento de filtros e linhas de combustível com partículas de metal oxidado. No entanto, altos teores de enxofre e contaminação do óleo diesel com água promovem uma reação que dissolve a referida resina, de modo que a mesma pode também entupir filtros, além de anular a proteção anticorrosiva. Mesmo em veículos que façam uso do sistema SCR, é recomendável evitar óleo diesel com altos teores de enxofre;
  • Por mais bizarro que possa parecer à primeira vista, é melhor usar óleos vegetais ou até mesmo o etanol numa situação emergencial, visto que são isentos de enxofre e funcionam satisfatoriamente em motores do ciclo Diesel.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html