sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Caso para reflexão: Ford Courier de coleta de óleos vegetais usados

Tempos atrás, ao avistar essa Ford Courier com motor Zetec-Rocam 1.6L a gasolina usada para coleta de óleo de cozinha usado e respectivo encaminhamento para reciclagem, não pude deixar de ponderar acerca da incoerência em manter as restrições ao uso de motores Diesel com base em capacidades de carga, passageiros ou tração, principalmente ao lembrarmos que o mesmo modelo esteve disponível em mercados de exportação com motor Endura-D 1.8 de 60cv com aspiração natural e injeção indireta. Diga-se de passagem, um eventual uso direto de óleos vegetais como combustível veicular é favorecido pela injeção indireta, apesar de hoje estar relegada à obsolescência na maior parte dos mercados automobilísticos e permanecer naqueles onde a combinação de normas de emissões menos severas e variações mais críticas na qualidade de combustíveis e outros insumos se fazem presentes. E além da robustez, os sistemas de injeção indireta normalmente são mais baratos e fáceis de manter ou reparar devido às pressões operacionais mais baixas em comparação com a injeção direta. Também é imprescindível salientar que, enquanto a gasolina já está custando mais de R$3,00 por litro e o óleo diesel convencional vem se aproximando perigosamente do preço da gasolina, é incomum que os óleos vegetais saturados sejam comercializados a mais de R$0,10 por litro. Ainda que a disponibilidade de óleo de fritura velho não venha a ser suficiente para suprir uma grande parte da frota circulante do país, a viabilidade técnica do uso desse combustível alternativo não deveria ser tratada com tanto descaso.

Um comentário:

  1. Já andei olhando em alguns sites estrangeiros aqueles kits para transformar o carro para rodar com óleo vegetal. É uma pena que aqui não seja fácil fazer isso.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html