Cabem, no entanto, salientar alguns aspectos que podem ser relevantes: a reportagem foi exibida num período em que as normas de emissões eram menos rigorosas, e portanto não havia tanta interferência do uso de combustíveis alternativos sobre sistemas de pós-tratamento de gases de escape ou outros mecanismos para controle de emissões. Porém, ao considerarmos que muitas prefeituras pelo interior do país ainda contam com uma frota de idade relativamente avançada, principalmente no tocante a caminhões e outros veículos utilitários além de maquinário pesado em geral, o óleo vegetal para aplicação direta como combustível ainda é uma opção economicamente viável e com bons resultados no tocante à preservação ambiental não só pela diminuição nas emissões geradas pelos motores Diesel mas também ao prevenir ao menos em parte o descarte inadequado de óleos vegetais velhos.
Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Mais uma do YouTube: uso de óleos vegetais reciclados como combustível em São Bento do Sul-SC
Cabem, no entanto, salientar alguns aspectos que podem ser relevantes: a reportagem foi exibida num período em que as normas de emissões eram menos rigorosas, e portanto não havia tanta interferência do uso de combustíveis alternativos sobre sistemas de pós-tratamento de gases de escape ou outros mecanismos para controle de emissões. Porém, ao considerarmos que muitas prefeituras pelo interior do país ainda contam com uma frota de idade relativamente avançada, principalmente no tocante a caminhões e outros veículos utilitários além de maquinário pesado em geral, o óleo vegetal para aplicação direta como combustível ainda é uma opção economicamente viável e com bons resultados no tocante à preservação ambiental não só pela diminuição nas emissões geradas pelos motores Diesel mas também ao prevenir ao menos em parte o descarte inadequado de óleos vegetais velhos.
4 comentários:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Chega a ser surpreendente que esse projeto tenha acontecido em Santa Catarina. Me pareceria mais óbvio que fosse feito em alguma região conhecida pela produção de soja, algodão ou girassol.
ResponderExcluirMas não devemos ignorar a força da cultura alemã naquela região, que acaba por favorecer um projeto desse tipo. O uso racional dos recursos disponíveis foi essencial para que a Alemanha ressurgisse das cinzas no pós-guerra.
ExcluirÉ bom que faz as crianças ficarem com uma consciência mais crítica e pensarem sobre usar o óleo combustível no carro da família. Uma boa chance para angariar apoiadores para as campanhas de liberação do diesel.
ResponderExcluirBem lembrado.
Excluir