Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Medidas provisórias 838/18 e 847/18: falta de visão estratégica
Não é necessário entrar novamente no mérito do sucateamento de outros modais de transporte como as ferrovias, e a navegação que já foi bastante forte até no Rio Grande do Sul, com impactos no custo da logística e excessiva dependência pelo modal rodoviário. Realmente esse é outro problema sério e talvez até se possa considerar como uma dificuldade a mais para a implementação de uma produção de biodiesel em larga escala, e também precisa ser tratado com a devida seriedade, mas não justifica que se tente varrer para baixo do tapete a questão do preço do óleo diesel convencional para uso em aplicações rodoviárias pesadas e agrícolas para as quais o subsídio seria direcionado. Há ainda de se recordar que mesmo dentro do perímetro urbano até de capitais como Porto Alegre ainda se vende o Diesel S-500 em áreas onde não é incomum a circulação de sport-utilities de luxo que são apontadas como uma desvirtuação da premissa de subsidiar o óleo diesel para atender a aplicações definidas de forma arbitrária como "utilitárias", e o teor de enxofre 50 vezes superior não apenas representa maior risco de danos a motores dotados do sistema EGR mas também é apontado como um dos causadores da chuva ácida.
Com tanta produção de grãos como o milho e a soja no Brasil, além do consumo cada vez maior de alimentos processados abrangendo também carnes e por conseguinte facilitando uma separação das gorduras das carcaças para posterior reaproveitamento em finalidades industriais, soaria lógico que o biodiesel fosse priorizado não só em função dos benefícios econômicos e ambientais mas também por manter mais divisas no país ao invés de comprometê-las mantendo a segurança energética brasileira na mão de outros países. No caso do milho, cujo incremento na produção durante a entressafra da soja tem motivado investimentos no uso como matéria-prima para o etanol, há a possibilidade de usar tanto o óleo quanto o álcool obtidos a partir do mesmo grão para produzir o biodiesel, isso para não mencionar as possibilidades do uso direto de óleos vegetais como combustível em caminhões antigos. Enfim, enquanto oportunidades de fortalecer a economia brasileira e garantir a oferta de combustíveis limpos com preço competitivo diante de óleo diesel convencional de baixa qualidade ainda importado forem desperdiçadas, o Brasil vai permanecer refém de canetadas sem visão estratégica.
Um comentário:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Depois ainda tem quem me recrimine por querer votar no Bolsonaro mesmo eu sendo negro. Mas eu acho que se mostrar isso para ele, é bem provável que veja pelo lado estratégico até por conta da experiência dele como militar.
ResponderExcluir