sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Lamparina para pré-aquecimento de motores "cabeça-quente"/semi-Diesel num antiquário de Porto Alegre

Ao passar na frente de um antiquário daqui de Porto Alegre ontem pelo final da tarde, essa lamparina a querosene que estava na vitrine me chamou a atenção. Embora a loja estivesse já fechada no momento, o que impossibilitou a obtenção de informações mais precisas sobre o objeto, tudo leva a crer que se trate mesmo de uma daquelas que serviam para pré-aquecer os motores de ignição por bulbo quente, que já tiveram seus dias de glória nos segmentos agrícola, náutico e estacionário/industrial até aqui na região de Porto Alegre antes que os motores Diesel se tornassem hegemônicos para uso em serviços pesados. Embora já faça quase 16 anos que eu não vejo um motor de ignição por incandescência em efetiva operação e daquele último ter sido pré-aquecido com uma mecha de papel ou pano embebida em álcool ao invés de uma lamparina a querosene como essa, apesar de ter conhecimento de alguns que foram restaurados e ainda se encontram em condições de funcionamento no Museu do Motor localizado no prédio antigo da Escola de Engenharia da UFRGS, é pouco provável que essa lamparina volte a ser usada para a finalidade original, permanecendo como uma curiosidade histórica.

2 comentários:

  1. Já vi alguns videos no YouTube com tratores antigos que usam esses motores, usam esse tipo de maçarico para aquecer e dar a partida, e o ruído é bem estranho... Uma pergunta: vc já escreveu algum tópico sobre os motores HCCI?

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    1. Vídeos de tratores com esse tipo de motor eu vi alguns também, principalmente dos Lanz Bulldog alemães e do Ursus polonês, embora existam muitos outros como o Le Percheron francês e o IAME Pampa argentino, mas o motor que eu vi funcionar no quintal da casa dum tio da minha avó materna era provavelmente de algum barco desativado. Quanto aos motores HCCI especificamente eu não me lembro de ter escrito nada restrito a eles.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html