segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Ford F-800 americano da década de '90


Uma linha originalmente lançada nos Estados Unidos durante a década de '80, a 6a geração dos caminhões Ford série F teve o equivalente nacional lançado somente na década de '90, mas o modelo americano chegou a aparecer no Brasil por meio de importações independentes.

Além do capô do motor mais quadrado, outras grandes diferenças se concentravam no motor e opções de câmbio. Enquanto o similar feito no Brasil de '92 a '98 resumia-se a um motor MMW D-229-6 aspirado de 6 cilindros em linha e 5.9L estando sempre equipado com câmbio manual para os modelos F-12000 e F-14000, o modelo original americano feito de '80 a '98 nas versões F-600, F-700 e F-800 foi equipado inicialmente com opção por motores V8 big-block de 6.0L e 7.0L a gasolina e para quem não abria mão do Diesel as opções eram o Detroit Diesel "Fuel Pincher" de 8.2L e ainda o Caterpillar 3208 que com 10.4L podia parecer até um tanto exagerado quando não se lembrava que eram aspirados. Já em '85 os motores Diesel iniciais foram substituídos pelos Ford-New Holland de 6.6L e 7.8L turbodiesel de 6 cilindros em linha feitos no Brasil, onde as únicas aplicações em caminhões foram na linha Ford Cargo. Em '91 o motor de 7.0L se tornava o único motor a gasolina oferecido, enquanto em '92 uma nova substituição das opções Diesel fazia com que os Ford-New Holland brasileiros dessem lugar aos Cummins B5.9 e C8.3 de 6 cilindros em linha sempre com turbocompressor. Naturalmente, em se tratando do mercado americano onde o câmbio automático já havia se consolidado na preferência do público, havia essa opção por lá.

Só de observar um F-Series Medium Duty americano da década de '90, nesse caso um F-800 de '96 já equipado com motor Cummins, já é possível observar alguns aspectos que se mostram relevantes no tocante à evolução dos motores Diesel, mais especificamente o downsizing que chama ainda mais a atenção por se tratar do mercado americano, e ainda a massificação do turbo que mesmo já estando consolidado nos principais mercados devido a melhorias no desempenho e eficiência geral ainda era visto com alguma desconfiança por parte do público brasileiro durante o ciclo de produção desse modelo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html