sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Magirus-Deutz S 7500 Jupiter do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Atualmente integrando o acervo do museu do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, esse Magirus-Deutz Jupiter, ano '57, teria sido o primeiro caminhão de bombeiros adquirido no governo Jorge Lacerda, destinado ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O motor é um Deutz F6M617 de 6 cilindros refrigerado a ar, com 13.5L e potência de 175cv a 1800 RPM com torque de 82kgmf a 1050 RPM.
Mas em se tratando de um veículo tão antigo no Brasil e originalmente destinado a uma instituição militar, é até surpreendente que nesse meio-tempo o motor original não tenha sido substituído por algum motor de produção nacional com refrigeração líquida para facilitar a reposição de peças, ainda que sacrifcando a robustez do motor Deutz refrigerado a ar que é incompreendido no Brasil mas ainda muito cultuado em países tão diversos como a Alemanha, a Argentina e até alguns países africanos que ainda recebiam caminhões Iveco com motor Deutz até 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html