terça-feira, 16 de junho de 2020

5 motores que seriam tentadores para adaptar num Fiat Marea

Amado por alguns, temido por outros tantos, e odiado por outros, o Fiat Marea é daqueles carros que não são vistos com indiferença por quase ninguém. Mesmo com algumas qualidades, o modelo sofreu com uma estratégia equivocada da Fiat no tocante à oferta de motores que o prejudicou no mercado e deu margem ao temor quanto à excessiva complexidade de manutenção em algumas versões. Pode-se portanto deduzir que seria um bom receptor para a adaptação de algum motor Diesel caso viesse a ser liberado o uso em veículos leves no Brasil, onde dada a indisponibilidade dos motores originalmente usados em versões turbodiesel no exterior dá margem à especulação em torno da adequação de outros que possam atender satisfatoriamente ao serem instalados num Marea. Dentre as opções de motor que seriam especialmente tentadores para fazer o repotenciamento, ao menos 5 se destacam:

1 - Perkins 404: até mesmo a versão 404D-22 com aspiração natural já está apto a proporcionar um bom desempenho em condições normais de uso. Naturalmente, a ausência do turbo colocaria a versão mais simples dentre as com 4 cilindros da série 400 numa situação desfavorável até mesmo diante do TD75 que foi oferecido no Marea europeu como a opção básica para quem não dispensava o Diesel, mas não chega a constituir um impedimento para quem priorize a economia operacional e a robustez normalmente associada a motores mais rústicos. Para quem prefira um desempenho mais vigoroso, as versões turbo com ou sem intercooler desse motor de 2.2L podem oferecer um desempenho que não deixa a desejar nem em comparação aos TD100, JTD105 e JTD110 na mesma faixa de cilindrada de 1.9L que o TD75 está situado;

2 - Yanmar TNV: mais facilmente encontrado em aplicações estacionárias/industriais e agrícolas, também é disponibilizado em versões marítimas. Os motores Yanmar da série TNV mais adequados para adaptação no Marea são o 4TNV88 de 2.2L que pode ser encontrado em versões de aspiração natural ou turbo e o 4TNV84 de 2.0L sempre com turbo;

3 - Peugeot DW10: um motor bastante conhecido na Europa e na Argentina, mas que ainda encontra algum preconceito junto ao público brasileiro. O gerenciamento eletrônico permite ajustar o motor a diferentes parâmetros de potência e torque, para operar com ou sem recursos como o resfriador de ar (intercooler) e também desabilitar alguns dispositivos de controle de emissões que não se faziam necessários para atender às normas que vigoravam durante o ciclo de fabricação do Marea tanto no Brasil quanto na Itália;

4 - Peugeot DV6: um motor que se tornou mais comum no Brasil recentemente pelo uso em veículos utilitários de carga, é um dos motores mais destacados entre os turbodiesel de 1.6L na Europa, onde a faixa de cilindrada ganhou mais presença de mercado em função da alíquota de impostos menor em comparação a alguns motores de cilindrada mais alta. Também é bem conhecido na Argentina e no Uruguai, onde chegou a ser oferecido até em versões de exportação de alguns carros fabricados no Brasil mesmo;

5 - Fiat Multijet II: já usado no Brasil em versão de 2.0L e derivado da mesma linha de motores modulares Pratola Serra que deu origem aos motores de 1.8L e 4 cilindros, e 2.0L e 2.4L de 5 cilindros a gasolina usados no Marea nacional, bem como de versões turbodiesel de 1.9L e 4 cilindros e 2.4L de 5 cilindros, é o mais próximo de uma solução plug-and-play para a adaptação.

Um comentário:

  1. Ia ficar bom com esse motor do Renegade se pudesse usar junto o câmbio automático de 9 marchas.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html