terça-feira, 7 de julho de 2020

Motor Mazda SL: um tanto subestimado, mas longe de ser desprezível

Com uma disponibilidade no Brasil mais restrita ao caminhão Kia K3500/K3600 que chegou durante a década de '90 em meio à reabertura das importações, o motor Mazda SL de 3.5L com 4 cilindros e injeção direta segue aquela velha escola japonesa e tem uma concepção essencialmente conservadora que se refletia na aspiração natural enquanto concorrentes europeus e americanos já recorriam mais frequentemente ao turbocompressor. Vale destacar que os projetos do motor SL e do caminhão Mazda Titan T3500 foram licenciados para outras empresas além da Kia, entre elas a Swaraj Mazda indiana que posteriormente teve a denominação alterada para SML Isuzu e mesmo tendo passado a produzir caminhões derivados da plataforma dos Isuzu Elf/Série N que vieram ao Brasil como GMC ainda usa o mesmo projeto básico do motor Mazda SL ao invés de motores de origem Isuzu. Mesmo com uma massificação do turbo atingindo até os motores japoneses, de modo que a SML Isuzu conseguiu até produzir versões homologadas nas normas Bharat Stage VI, não deixa de ser interessante observar que mesmo com o comando de válvulas no bloco o motor Mazda SL não deixou de ser competitivo e se sobrepôs aos motores Isuzu da série H como o 4HF1 de 4.3L e comando de válvulas no cabeçote que serviu ao Isuzu NPR vendido no Brasil de '95 a 2001 como GMC 7-110 e foi simplesmente tirado de linha ao invés de receber o turbo que o teria possibilitado progredir das normas de emissões Euro-1 para Euro-2 a exemplo do que foi feito nas Filipinas.

Por mais que tenha um projeto original hoje classificável como "arcaico", assim como as faixas de potência e torque permanecendo bastante conservadoras em que pesem a incorporação do turbo e da injeção eletrônica tipo common-rail nas versões atualizadas feitas sob licença na Índia, é importante salientar que o motor Mazda SL ainda permanece como um projeto interessante e capaz de atender às necessidades de uma parte considerável do público generalista em diferentes regiões. Considerando que a Mazda tinha relações não apenas com a Kia ou com empresas desconhecidas do grande público fora dos países de atuação como a SML Isuzu, mas que também chegou a ser coligada à Ford, até soa um tanto surpreendente não ter sido aproveitada a experiência com o Diesel para promover melhores adequações às características de alguns mercados onde motores japoneses teriam uma acolhida mais favorável por parte do consumidor caso fosse tentada uma estratégia semelhante à brasileira de usar motores turbodiesel relativamente rústicos com 4 cilindros em pick-ups Série F. Não seria absurdo crer que uma versão turbo, e eventualmente com gerenciamento eletrônico para poder ser integrada com facilidade a dispositivos de segurança e conforto que já vem sendo tratados como indispensáveis nas pick-ups full-size americanas dado o uso majoritariamente a lazer em mercados de exportação, pudesse ter caído como uma luva até para a Ford F-150 da 12ª geração das F-Series como opção aos V6 e V8 sedentos por gasolina na América Latina, África e Sudeste Asiático...

2 comentários:

  1. Difícil saber se um motor a diesel sendo menor que um a gasolina ia fazer tanto sucesso com os cowboys de posto de gasolina. Aqui só deu certo porque quando começaram a fazer pick-up a diesel era considerado carro de trabalho.

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    1. No caso das versões mais simples que ainda são mais usadas para trabalho nos países onde são comercializadas regularmente, ainda poderia dar certo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html