sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

3 motores turbodiesel que poderiam ter caído como uma luva no Toyota Corolla Cross

Em contraste com a estratégia da Toyota em apresentar a hibridização como inerentemente antagônica a motores turbodiesel, a ponto de no Brasil apostar na integração com a tecnologia flex mesmo que hoje o etanol se mantenha competitivo frente à gasolina somente em poucas regiões, modelos como o Corolla Cross já são oferecidos em alguns países somente em configuração híbrida, inclusive alguns mercados de exportação supridos pela filial brasileira da fabricante. De um modo geral, modelos da categoria dos SUVs ainda costumam encontrar uma maior receptividade da parte do público generalista para motores turbodiesel, e no caso do Toyota Corolla Cross mesmo que as versões brasileiras não ofereçam a opção de tração 4X4 que poderia ser usada para assegurar o direito ao uso de motores turbodiesel por meio de uma homologação como "utilitário" ainda há outros tantos países onde essa restrição é inexistente. Vale destacar ao menos 3 motores que poderiam ter caído como uma luva para o modelo, caso a Toyota não estivesse tão focada em antagonizar o Diesel em veículos leves:

1 - Peugeot DV5: tendo em vista que a Toyota já mantém algumas parcerias estratégicas com a atual Stellantis desde a época da PSA Peugeot/Citroën, principalmente no segmento de furgões na Europa, a possibilidade de usar um motor Peugeot pareceria relativamente fácil de implementar. Além do mais que a Toyota já chegou a usar brevemente o motor Peugeot DW8 em algumas versões de uma geração hoje antiga do Corolla;

2 - BMW B37: como a Toyota já chegou a usar motores BMW N47D16 e N47D20 de 1.6L a 2.0L com 4 cilindros em alguns modelos destinados ao mercado europeu, um eventual uso do motor B37 de 1.5L e 3 cilindros estaria longe de soar tão absurdo. Além do precedente histórico, a tributação diferenciada para os motores Diesel na União Européia sendo mais extorsiva com relação aos motores acima de 1.6L favoreceria esse motor em comparação ao B47 de 2.0L e 4 cilindros por exemplo;

3 - Toyota 1ND-TV: produzido entre 2002 e 2020, voltado aos mercados europeu, japonês e indiano, o 1ND-TV certamente poderia ter contado com uma sobrevida. Em que pese incorporar a sofisticação do bloco de alumínio, tem uma configuração relativamente austera como ainda é típico da Toyota na linha Corolla para a maior parte dos mercados. A cilindrada de 1.4L está longe de prejudicar o desempenho.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html