1 - Subaru Forester (1ª geração): tal qual o Fusca, dispor de um motor com 4 cilindros contrapostos é um fator que dificulta encontrar outros motores tão facilmente adaptáveis, tanto considerando as opções a gasolina ou mais recentemente "flex" quanto Diesel. Como os motores radiais também servem melhor à instalação na posição longitudinal, o Radial Motion de 3 cilindros tem a vantagem de ser mais curto e deixar menos peso morto à frente do eixo dianteiro. A cilindrada entre 2.0L e 2.1L também proporciona uma certa tranquilidade quanto ao desempenho permanecer adequado ao uso geral, tendo em vista que o motor EJ20 originalmente usado no modelo está nessa mesma faixa de cilindrada. O fato da Subaru ter uma origem aeronáutica, resultante da reorganização institucional da Nakajima Aircraft Company no imediato pós-guerra, leva a crer que o uso de um motor radial como alguns feitos pela antiga Nakajima que chegaram a equipar aviões usados pelos kamikazes seria até interessante como curiosidade histórica em contraste com a atual predominância de motores com cilindros contrapostos na aviação geral, que se pode atribuir em parte à vitória dos Aliados na II Guerra mesmo que muitos aviões americanos tivessem também recorrido a motores radiais;
3 - DKW-Vemag Belcar: por mais que já soe como "heresia" simplesmente cogitar a hipótese de trocar o motor 2-tempos original de 3 cilindros em linha por qualquer motor 4-tempos, o Radial Motion contar com a mesma quantidade de cilindros é interessante, e também considerando o antigo mote publicitário "3=6"enfatizando que um motor 2-tempos de 1.0L e 3 cilindros poderia ser equivalente a um motor de 6 cilindros e 2.0L que fosse 4-tempos no tocante ao desempenho. E mesmo com a complexidade inerente a um motor 4-tempos, em função das válvulas e do respectivo sistema de sincronização e também pela lubrificação por recirculação forçada por bomba, o motor Radial Motion tendo os eixos de comando de válvulas sincronizados por engrenagens e a bomba de óleo acionada pelo mesmo método já favorece a confiabilidade, além de ser mais curto e comparativamente leve diante de motores em linha na mesma faixa de cilindrada de 2.0L considerando uma predominância da configuração com 4 cilindros em linha;
4 - Brasília: um modelo imortalizado no imaginário popular, surgido no Brasil como uma proposta de modernizar o Fusca e que viria a alcançar sucesso também no México onde chegou a ser produzida e em países como Nigéria e Filipinas onde versões brasileiras foram montadas a partir de kits CKD. Até podem ser instalados com sucesso alguns motores Diesel, tanto de aspiração natural quanto turbodiesel, mas o pouco espaço no compartimento do motor torna mais desafiador dimensionar corretamente o sistema de refrigeração. Portanto, um motor que já se revelou praticamente plug-n-play no Fusca pode ser uma opção interessante de se considerar;
5 - Fiat 850 Spider: um modelo bastante compacto e leve, inicialmente equipado com motores entre 817cc exclusiva para os Estados Unidos e 843cc para outros mercados, tendo sido oferecido a partir de 1968 com o mesmo motor de 903cc que chegou a ser usado no Fiat 147 montado no Uruguai. Como a Abarth conseguiu acomodar motores entre 1.0L e 2.0L no 850 com outras carrocerias, a hipótese de adaptar um motor Radial Motion soa menos absurda do que o tamanho diminuto desse modelo poderia fazer parecer, e certamente ficaria um foguetinho de bolso muito divertido.
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html