segunda-feira, 14 de março de 2022

4 motores turbodiesel com 4 cilindros que poderiam ser um bom quebra-galho numa Chevrolet Silverado 1500 da 4ª geração

Notável por retomar a oferta de um motor turbodiesel entre as pick-ups full-size da subcategoria que se conhece nos Estados Unidos por "half-ton", e que também foi providencial para proporcionar uma nova perspectiva de sucesso em alguns mercados de exportação como o Uruguai e o Paraguai, a 4ª geração da Chevrolet Silverado (desconsiderando a época que a geração GMT400 usava essa nomenclatura para um pacote de acabamento da série C/K a exemplo do modelo argentino) se destaca com o motor LM2 de 3.0L e 6 cilindros em linha, considerado parte da linha de motores Duramax. Com uma concepção moderna, que inclui o bloco de alumínio e o comando de válvulas duplo no cabeçote, foge de definições mais austeras dos motores Diesel usados nas full-size nacionais antigas. Naturalmente um motor muito complexo tende a assustar uma parcela mais tradicional dos entusiastas de pick-ups full-size no Brasil e até em outros países da região onde o modelo acaba sendo mais direcionado ao lazer que ao uso laboral, e portanto há quem pudesse esboçar uma preferência por motores de concepção mais tradicional, ainda que uma adaptação só pudesse eventualmente ocorrer quando algum exemplar virasse "resto de rico". Mas nessa hipotética situação, ao menos 4 motores turbodiesel com 4 cilindros viriam a calhar de um jeito ou de outro:

1 - Perkins 1104: para quem ainda tem na memória a antiga tradição da disponibilidade de motores Perkins em versões brasileiras de utilitários Chevrolet, esse poderia atender bem, mesmo oferecendo um desempenho mais comedido. A concepção mais rústica "de trator" também lembra de certa forma a imagem de "improviso" erroneamente associada aos primórdios da massificação de motores Diesel nas pick-ups brasileiras, mas está longe de ser algo problemático, e na prática seria até desejável para quem é do agribusiness e poderia simplificar a logística de peças de reposição e outros insumos que fossem compartilhados com tratores e outros maquinários agrícolas;

2 - MWM Acteon 4.12 TCE: embora a MWM atualmente seja subestimada, é outra referência no segmento de motores Diesel veiculares. A facilidade de manutenção é outra característica que costuma ser ainda enaltecida com relação aos motores MWM desde a época que a antiga série 229 (da qual até é possível considerar a série 12 como uma sucessora espiritual) reinava no mercado brasileiro;

3 - Cummins ISF3.8: um motor que se destaca na categoria pela leveza e pelo "envelope" compacto, que ao menos teoricamente levariam a uma maior facilidade para adaptar. Acarretando num impacto menor sobre o peso do veículo após a instalação, ficaria mais fácil manter uma capacidade de carga mais próxima da original sem eventualmente ter que aumentar o PBT até um patamar que levasse à exigência de CNH categoria C;

4 - Isuzu 4HK1: esse faria bastante sentido no Paraguai. E como os primeiros motores a terem feito uso da nomenclatura Duramax tiveram o desenvolvimento feito em parte pela Isuzu, estaria longe de ser uma "heresia", e na prática o LM2 também guarda alguma semelhança com projetos antigos da Isuzu, a exemplo do diâmetro de 84mm e curso de 90mm dos pistões idênticos aos do motor Isuzu 4FC1 e dos Opel X20DTL e X20DTH que são na prática um 4FC1 modernizado e foram até usados em algumas versões de carros Chevrolet brasileiros para exportação regional.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html