sexta-feira, 18 de março de 2022

5 veículos que poderiam ter sido bem servidos pelo motor Lombardini LDW 1404

Um motor pouco conhecido no Brasil, o Lombardini LDW 1404 de 1.4L e 4 cilindros chegou a ter uso no segmento automotivo muito restrito mesmo no exterior, embora ainda marque alguma presença em aplicações estacionárias/industriais mundo afora renomeado Kohler KDW 1404. Com um desempenho bastante austero, tendo em vista o projeto antigo com aspiração natural e injeção indireta, pode parecer inservível aos olhos de uma grande parte do público generalista na atualidade, apesar de eventualmente ser apto a proporcionar resultados satisfatórios para usuários de alguns veículos certificados até a norma de emissões Euro-3 ou equivalente. Dentre tantos carros eventualmente improváveis à primeira vista, é o caso de destacar ao menos 5 modelos que ainda podem ser vistos circulando pelo Brasil:

1 - Chevette: embora tenha sido oferecido em alguns países com o motor Isuzu 4FB1 de 1.8L também com 4 cilindros, injeção indireta e aspiração natural, no Brasil essa opção foi indisponível em função da restrição ao uso de motores Diesel de acordo com as capacidades de carga e passageiros ou tração. Sem entrar no mérito dessa questão, um motor Lombardini LDW 1404 daria conta de atender a condições de uso mais modestas;

2 - Ford Ka de 1ª geração: o ciclo de produção desse modelo chegou a estender-se até a vigência da norma Euro-3, mas nunca foi oferecida uma opção Diesel nem na Europa. Tendo em vista que a altura do compartimento do motor poderia a princípio dificultar a instalação do motor Endura-D da própria Ford, outro mais compacto como o Lombardini LDW 1404 poderia cair como uma luva;

3 - Fiat Uno: teria sido um bom quebra-galho, tendo em vista que na fase "frente alta" chegou a ter um motor Diesel de 1.3L oferecido em mercados de exportação, e esse mesmo motor também foi exportado separadamente para uso no modelo europeu. Considerando desde a montagem feita a partir de kits CKD em países como o Uruguai, onde o modelos brasileiro e o europeu foram oferecidos simultaneamente, até uma eventual incidência de impostos mais alta em algumas regiões quando um motor Diesel de 1.7L passou a equipar o Uno, eventualmente o Lombardini LDW 1404 poderia ter atendido bem;

4 - Towner: a microvan coreana, feita pela Asia Motors sob licença da Daihatsu, poderia ter sido bem servida pelo motor Lombardini LDW 1404 tal qual ocorria com a Piaggio Porter italiana até 2006, enquanto ainda vigorava a norma Euro-3. Vale lembrar que a Piaggio Porter seguia rigorosamente o mesmo projeto originário da Daihatsu, situação que teve inicialmente uma motivação de escapar às cotas de importação de veículos japoneses impostas pela União Européia mas acabou sendo bastante oportuna ao incluir uma opção que era bastante valorizada pelo público europeu embora fosse ausente no projeto original;

5 - Fusca: talvez o mais improvável, tendo em vista uma eventual rejeição à adaptação de motores com refrigeração líquida entre os puristas, e também que a própria Volkswagen já produzia motores Diesel próprios. Mas considerando a demanda por Fuscas novos na Europa após o encerramento da produção alemã, que ainda foi suprida pelo modelo mexicano até 2003, vale lembrar do caso do Fusca Itamar que teve a produção no Brasil entre '93 e '96 evidenciando algumas discrepâncias entre normas de emissões brasileiras e européias, que se mantinham mais fáceis de atender com a injeção eletrônica que o Vocho mexicano usou a partir de '92 enquanto o Itamar usava carburação dupla tanto na versão a álcool quanto na movida a gasolina, e por incrível que pareça se tivesse havido uma exportação regular de "gliders" do Itamar para a Europa uma adaptação do motor Lombardini LDW 1404 poderia ter atendido bem.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html